atlantis_docked_to_mir_-_gpn-2000-001315

Em março 1986 era lançada a tripulação que por primeira vez na história ocuparia uma estação espacial. Os russos chamaram aquela estação de Mir, literalmente, “Terra e paz”. Um nome curioso para algo construído na época da União Soviética durante a guerra fria.

O que não sabiam os russos naquela época era que estavam inaugurando uma longa carreira que finalizaria 15 anos depois e que as lições aprendidas possibilitaram a criação da atual Estação Espacial Internacional.

Depois de 82 mil voltas ao planeta, 25 missões russas, 30 internacionais, 103 visitantes, 14 mil experimentos científicos realizados e 66 passeios espaciais, a Mir finalizaria seu serviço com a reentrada na atmosfera terrestre no ano 2001.

Primeira estação habitada permanentemente, foi por muito tempo o maior objeto em órbita construído pelo homem. Conheça agora 10 curiosidades sobre a estação espacial Mir.

Curiosidades

1. Para a construção da estação espacial Mir foi necessário que 280 empresas da União Soviética trabalharam em conjunto. Porém na época o projeto acabou demorando porque todos os recursos do programa espacial soviético estavam destinados ao projeto do ônibus espacial Buran. Para poder destravar esses recursos foi preciso a intervenção de algúns políticos influentes do partido comunista. Isto aconteceu em 1984.

2. A Mir foi a primeira estação internacional, apesar de ser da URSS até 1991 e depois da Rússia. O primeiro astronauta não soviético a pisar a Mir foi o sírio Mohamed Faris. Ao longo dos anos foi visitada por tripulações dos USA, Japão, Grã Bretanha, França, entre outros países.

3. Foram 23.000 experimentos realizados no total. Um deles foi a experiência que testou a produção de novos metais em condições de microgravidade.

4. Em 15 anos de uso a estação recolheu um impressionante recorde de “caminhadas espaciais”, foram 78 com duração total de 359 horas.

5. O recorde de permanência de tripulações na Mir, considerando a troca de tripulações foi de 3642 dias num período que vai desde setembro de 1989 até agosto de 1999.

A missão Apollo-Soyuz de 1975 quase cause um problema diplomático

6. A montagem em órbita da estação espacial começou em 1986. Em março já receberia a primeira visita de astronautas. Ao longo de 10 anos foram sendo adicionados módulos residenciais, laboratórios e um porto para acoplar o ônibus espacial americano. A Mir foi pioneira no desenho modular que hoje utiliza a EEI.

7. Com a Mir foi possível por primeira vez estudar o comportamento humano em longas permanências no espaço, tanto na psique quanto no físico.

8. Um dos mais importantes experimentos realizados na Mir foi a medição e detecção das mudanças nos campos radioativos no espaço. Isto permitiu predecir os momentos de maior radiação para as missões futuras.

9. A previsão de vida útil da estação na época da construção era de 5 anos, porém foi usada durante 15 anos! Isso fala do sucesso e da importância do projeto, não somente para a Rússia, mas para o mundo todo.

10. A Mir aparece no filme “Armageddon” de 1998, durante uma parada dos ônibus espaciais para abastecer. Eles encontram lá um muito caricaturesco astronauta russo chamado Lev Andropov (bem do estilo Hollywood) que ficava falando frases de efeito como “This is not gas station, touch nothing”. Depois quando uma falha no sistema de bombeio faz a Mir explodir no espaço ele lançaria mais uma frase de efeito: “That’s why I told you “touch nothing”. But you’re bunch of cowboys!”

Bônus conspiratório 😉

Existe a teoría de que a Mir, que afundou no océano Pacífico em março de 2001, fora destruída porque numa das caminhadas espaciais os astronautas contaminaram a estação com uma misteriosa bactéria espacial.

mir

mir

mir

mir

mir

mir
O ônibus espacial tem 37 metros. Da para ter uma ideia do tamanho da Mir.
eei
Esta é a EEI. Se comparada com a Mir é muito mais organizada no design.
lev-andropov
Lev Andropov, herói da Rússia ;-)

Fonte: 30 años de la estación espacial Mir

10 curiosidades sobre a estação espacial Mir

stark


We have a Hulk ;-)


Post navigation