US_Air_Force_U-2_(2139646280)

Ao longo da guerra fria houve alguns momentos em que as forças dos Estados Unidos e a União Soviética se enfrentaram. Hoje vou revisar 9 casos de aviões da OTAN derrubados pela União Soviética.

Durante a guerra fria e principalmente antes do arribo dos satélites de espionagem, fotos de bases inimigas deviam ser tiradas sobrevoando-as. Isto era muito arriscado e muitas vezes terminava na perda do avião e tripulação. Como no famoso caso do U2 derrubado voando sobre a União Soviética que virou filme, houve outros incidentes menos famosos.

Novembro de 1951

Caças Mig-15 derrubam um P2V Neptune em voo de reconhecimento (ou espionagem) sobre o mar do Japão a 18 milhas náuticas da base naval de Vladivostok. Todos os 10 tripulantes morrem.

Fuente: Wikipedia Commons.

Março de 1953

Dois caças Mig-15 derrubam um Avro Lincoln B2 que voava sobre o corredor de Berlin (passagem aérea entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental) em missão de treinamento. O avião pertencia a um esquadrão que realizava missões de reconhecimento com tecnologia de radar. Morrem os 7 tripulantes.

Fuente: Wikipedia Commons.

Julho de 1953

Uma superfortaleza RB-50G foi derrubada perto de Vladivostok por dois Mig-17. Houve um sobrevivente que foi resgatado por um navio da marinha americana.

Fuente: Wikipedia Commons.

Setembro de 1958

Quatro aviões Mig-17 interceptam e derrubam um C-130 Hercules que teria entrado em espaço aéreo soviético entre a fronteira da Turquia e o sul da então União Soviética na Armênia. Todos os 17 tripulantes morrem.

Fuente: Wikipedia Commons.

Maio de 1960

Esta é a vez da famosa missão do U2 da CIA derrubado sobre Sverdlovsk e pilotado por Francis Gary Powers que vira prisioneiro soviético. Na época estes pilotos se diz que tinham ordem de destruir o aparelho e se suicidar. Ao não cumprir essa ordem cria-se um incidente internacional que termina com um intercâmbio de prisioneiros em Berlim na famosa ponte dos espiões.

Julho de 1960

Um RB-47H foi derrubado no mar de Barents a 130 milhas ao norte da península de Kola por um Mig-19 pilotado pelo tenente Vasili Poliakov. Um membro da tripulação morre, três ficam desaparecidos e dois sobreviveram.

Fuente: Wikipedia Commons.

Janeiro de 1964

Um T-39 Sabreliner com base em Weisbaden na então Alemanha Ocidental foi derrubado por um Mig-19 sobre a Turingia em território da Alemanha Oriental. Morrem os três tripulantes.

Fuente: Wikipedia Commons.

Março de 1964

Um RB-66 Destroyer em missão de reconhecimento foi interceptado por um Mig-21 voando sobre a Alemanha Oriental. O avião foi derrubado e os três tripulantes se salvaram. Mais tarde as autoridades dos Estados Unidos reconheceram como erro de um aparelho de navegação o fato do avião ter invadido o espaço aéreo da Alemanha Oriental. A tripulação foi repatriada.

Fuente: Wikipedia Commons.

Outubro de 1970

Um RU-8 Seminole que tinha decolado da Turquia perdeu-se quando sobrevoava a Armênia (então território da União Soviética). Este aparelho aparece como derrubado pela URSS num informe da comissão conjunta EEUU-Rúsia de prisioneiros de guerra e desaparecidos em ação.

Fuente: Wikipedia Commons.

Fonte: 9 ocasiones en las que aviones de la OTAN fueron derribados por la URSS | Noticias de Rusia | RBTH

9 casos de aviões da OTAN derrubados pela União Soviética

stark


We have a Hulk ;-)


Post navigation