1

A historia das olimpíadas se perde nas trevas dos séculos. Por tanto na ausência de registro histórico a origem das olimpíadas se explica da forma mais poética, por meio da mitologia.

Lá pelo 2500 antes de Cristo, isto é, mais de 4500 anos atrás, os jogos foram criados por nada mais e nada menos que o heroi da mitologia grega, Hercules. É nesse ponto que começa a historia das olimpíadas. A olimpíada nasceu como uma homenagem de Hercules ao seu pai Zeus, depois de concluir seu quinto trabalho, dos doze que devia realizar, ao vencer ao Rei Augias em batalha por não ter cumprido com o prometido depois que Hercules limpou seus estábulos.

Aqui reza a lenda que Hércules plantou uma oliveira no local e também estabeleceu a distancia das competições de corrida usando como medida a distância que ele podia percorrer correndo e segurando a respiração.

Hercules cumpriu com os doze trabalhos e como recompensa Zeus o chamou e lhe deu o perdão dos pecados e a imortalidade. Foi ai que para homenagear seu pai Hércules lhe dedicou os jogos olímpicos.

Após a criação mitológica, os jogos se disputaram de 4 em 4 anos sem registro histórico algum. Porem em algum ponto da historia se deixaram de realizar e foi somente por volta do ano 800 AC que voltaram. Porém o primeiro registro histórico foi do ano 776 AC.

Primeiros jogos olímpicos da historia

A historia nos conta que os gregos iniciaram o registro da historia das olimpíadas no ano 776 AC, ano em que começaram a deixar registro dos nomes dos campeões olímpicos. Eram 5 dias de competições.

Só podiam competir os homens livres, cidadãos, que não tivessem cometido crimes. Eram excluidos os “barbaros” (estrangeiros), escravos e mulheres.

Os jogos foram durante muito tempo uma peça central da cultura grega. Marcava um período onde não podia haver guerras, a famosa trégua olímpica. De fato, no século IV AC a guerra do Peloponeso entre Esparta e Atenas parou por conta dos jogos olimpicos. Não respeitar a trégua significava uma afronta a Zeus.

As “polis” gregas que estavam quase continuamente em guerra, recebiam um mensageiro que trazia a noticia de quando se realizariam os jogos. Cada cidade estado grega mandava seus atletas que eram pessoas comuns. Conta a historia que o primeiro campeão olímpico da historia foi um cozinheiro chamado Coroebus.

A tradição foi decaindo aos poucos. Os gregos foram invadidos e conquistados, primeiro por Macedonia, depois por Roma. Os romanos queriam transformar os jogos olímpicos em circo ou espetáculo, e parece que foi isto que originou os jogos circenses romanos de gladiadores e corrida de vigas.

Seja como for, para o ano em que as olimpíadas foram finalmente extintas pouco tinha sobrado do verdadeiro espirito delas. O último dos jogos olímpicos antigos foi registrado em 393 DC. Mil anos e quase 300 jogos disputados depois o imperador romano Teodósio I os proibiu porque eram uma forma de culto pagã.

Os jogos olímpicos constituem mais um legado que os gregos deixaram a humanidade, além da democracia e avanços extraordinários em todos os campos do conhecimento. Nada mal para um povo que vivia dividido e em guerra constante entre si.

Curiosidades

– A bandeira olímpica simboliza os cincos continentes unidos. As cores são simbolo de cada cor usada nas bandeiras nacionais na época.

– Hércules estabeleceu a distancia para as provas e a chamou de “estadio”. Esta medida se converteu em padrão.

– A delegação da Grécia é a primeira a desfilar sempre, segue a do pais organizador e logo os outros países em ordem alfabética.

– Na antiga Grécia os jogos eram precedidos de cerimonias religiosas.

historia das olimpíadas
Estadio em olímpia. Grécia

Vi isto aqui e aqui.

Conheça a historia das olimpíadas

stark


We have a Hulk ;-)


Post navigation