sorge

Este é Richard Sorge. Você nem imagina quem possa ser, mas este homem salvou a nação russa do desastre durante a segunda guerra mundial.

Para contar a historia vou começar com o nascimento de Sorge. Nasceu na região petrolífera do cáucaso, na Rússia dos Tzares, o pai dele era alemão e a mãe russa. Com apenas 3 anos a família volta para a Alemanha. Anos depois, a primeira guerra mundial começa e Sorge luta pelo exército alemão sendo ferido e condecorado com a cruz de ferro.

Interessante né? Então como um cidadão alemão acaba sendo um espião russo depois?

Ah bom, ai que começa a historia. Em 1925 Sorge se muda para Moscou e se filia ao partido comunista e apenas 5 anos depois era enviado para a China como jornalista, na verdade, Sorge foi la para espionar.

Três anos mais tarde Sorge é enviado para o Japão. A Rússia e o Japão já tinham tido desentendimentos anteriores (guerra 1904/1905) e por tanto Stalin queria saber qual era a dos Japoneses, porque por aquela época estavam se preparando para invadir a China e quem sabe os Japoneses podiam estar planejando capturar também as importantes bases navais soviéticas do Pacífico. Sorge devia também juntar informação importante sobre a industria e o poderio militar Japonês. Além do mais existia um pacto Anti-Komintern assinado entre Japão e Alemanha para defender os interesses mútuos contra o comunismo. Stalin queria saber se o Japão tinha intenções de cumprir esse tratado.

Rapidamente Sorge começa a se mexer, vira amigo do general Eugen Ott, que mais tarde seria embaixador alemão no Japão. Sorge conseguiria esse cargo para Ott o ajudando a conseguir informações valiosas sobre o Japão para ele e o ajudou a processar a informação.

Ninguém desconfiava do Sorge, que era um respeitado jornalista do Frankfurter Zeitung. Nem os japoneses! Hedonista, amante de mulheres (ele foi amante da mulher de Ott!) e bebidas, Sorge passava despercebido, afinal, era um herói de guerra alemão! Qualquer parecido com o James Bond é coincidência 😉

Em 1939, com o começo da segunda guerra mundial aconteceria o maior sucesso alcançado por Sorge. Hitler invade Polônia e logo derrota os aliados na Europa. Feito isto se torna contra a URSS. Um mês antes do começo da guerra a URSS e Alemanha tinham assinado um pacto de não agressão, o que levou Stalin a pensar que Hitler não iria atacar-lo.

Sorge então manda completos informes a Moscou, entre outras coisas fala que Hitler não só planeja atacar a URSS como sabe exatamente a data do começo e o nome da operação, chamada de Barbarossa. Stalin desconsidera estas informações e quando Hitler ataca como previsto, provoca o desastre no despreparado exército Russo. Em poucos messes o Alemães tomam quase todas as grandes cidades da Rússia e estão as portas de Moscou. Praticamente Stalin não tem mais soldados para mandar para a batalha, somente no cerco de Kiev tinha perdido quase 1 milhão de soldados entre mortos, feridos e prisioneiros!

Stalin esta já preparado para abandonar Moscou e para pactar com Hitler uma paz que lhe permita manter o que resta da URSS. As únicas tropas Russas ainda intactas estavam no extremo oriente Russo, paradas por lá em previsão de um hipotético ataque japonês. É aqui que Sorge manda mais uma informação de valor estratégico incalculável, Sorge assegura que Japão não vai atacar a URSS. Stalin desta vez, e diante do acontecido, decide considerar o informe e manda movimentar o exército siberiano com urgência para Moscow.

Como resultado disto, o marechal Zukhov consegue deter Hitler e ainda contra-atacar no que seria a primeira vez em dois anos que o exército alemão seria obrigado a se retirar. Sorge mudou o destino da guerra, salvou Moscou e a Rússia e abriu o caminho para a derrota alemã. Nada mal né?

O final de Sorge foi digno da vida dele. O serviço secreto japonês prendeu um jornalista japonês que trabalhava com Sorge, quando o “apertaram” ele o entregou. Os japoneses estavam intrigados, sendo Sorge membro do partido nazista eles pensaram que talvez fosse um agente de outra agencia do governo alemão, o que os alemães negaram. Sorge se negou a confessar que fosse agente Russo também. Os japoneses então ofereceram a Stalin uma troca de prisioneiros, incluindo o Sorge, mas seria recusado. Assim em 1944 Sorge é executado.

O homem que tinha salvado a URSS seria esquecido por longo tempo, até que em 1964 recebeu o título de herói da União Soviética. É claro que Stalin nunca teria feito isto, porque teria deixado em evidência o fato de ter ignorado os avisos da invasão Alemã e teria manchado a imagem do ditador.

Merecia um filme não merecia?

Vi isto por ai no Google e claro, obrigado Wiki!

Conheça o espião russo que salvou a URSS do desastre

stark


We have a Hulk ;-)


Post navigation