timthumb

No México descobrem por acaso canais subterrâneos que eram parte de uma rede hidráulica no complexo Maia de Palenque.

Sabemos que os Maias não faziam nada por acaso. Então é muito provável que a rede de canais subterrâneos tenha tido um significado que para eles era profundamente religioso. A água é um símbolo poderoso em qualquer cultura, em qualquer ponto do planeta. De forma geral tem relação com a fecundidade. O bebe chamado a vida, vive 40 semana numa bolsa aquosa. Os Maias viam nisso uma extensão do funcionamento do universo, da criação.

Se fossem europeus, teriam tomado a máxima de Hermes e diriam que como encima é embaixo, como é dentro é fora, e sobre essa base teriam construído todos seus complexos religiosos.

A rede descoberta se encontra perto do túmulo do governador Pakal II, pelo que os arqueólogos mexicanos acreditam que esses canais marcam de forma simbólica o caminho ao infra-mundo.

Conheça as pirâmides de Caral no Peru que são mais antigas que as do Egito!

A descoberta foi por acidente, os arqueólogos estavam fazendo trabalhos de conservação arquitetônica por meio de poços de exploração.

Os canais passam muito perto do Templo das Inscrições de Palenque, um formidável edifício com 8 níveis e um templo na parte superior (ou seja 9 níveis), medindo ao todo pouco mais de 22 metros de altura. Você pode pensar que é pouco, mas é a altura de um prédio de 7 andares, e foi construído por volta do ano 600 depois de Cristo, então é de respeito.

Esse templo é importante porque contem o túmulo de Pakal, cuja losa de pedra de 2 x 3 metros contem uma representação que muitos acreditam ser um astronauta na sua nave.

A descoberta é muito importante porque se acreditava que o túmulo de Pakal fora o centro do qual partiu a construção do templo, agora se sabe que na verdade a rede de canais e a existência de um aquífero subterrâneo foi a real razão pela qual os Maias escolheram esse lugar.

A complexa rede de canais se estende em diferentes níveis e direções, e no seu canal principal ainda flui água. Deve ter levado anos a construção dessa rede, que foi pensada muito antes de iniciar a construção do templo.

Os Maias tiveram muito trabalho para realizar todo esse sistema de canais, e considerando que eles não eram de fazer coisas a toa, todo o complexo deve ter tido uma importância simbólica e religiosa muito maior ainda do que se acreditava até agora.

canais subterrâneos maias pakal palenque

canais subterrâneos maias pakal palenque

canais subterrâneos maias pakal palenque

canais subterrâneos maias pakal palenque

Fonte: Descubren un sistema de canales bajo la zona arqueológica de Palenque | CNNEspañol.com

Descoberto um sistema de canais subterrâneos Maia em Palenque

stark


We have a Hulk ;-)


Post navigation