Fotos-russos-piramides-egito-6

As pirâmides do Egito causam um fascínio nas pessoas desde que o mundo é mundo. Elas são um recordatório de que para o homem não existe impossível.

Elas são de uma misteriosa beleza alem de serem uma das mais perfeitas construções já realizadas. Elas desafiam o tempo, as nossas mentes e estimulam nossa imaginação. No Instigatorium vamos contar as muitas curiosidades que estas pirâmides tem e que para muitos não passam de coincidências, sera mesmo?

Para começar, a palavra “pirâmide” vem do grego “Pyramidos“, ou “medida de luz”. Interessante! Tenha isto em mente. A grande pirâmide foi construída segundo dados oficiais, há 4500 anos. Algumas outras fontes não duvidam em estimar uma maior idade nelas, por volta de 9000 AC. Mesmo que isto último possa parecer totalmente improvável há quem defenda essa idade baseados num argumento de que os Egípcios mesmo sendo uma civilização que foi uma luminária do mundo antigo, não tinham tanta sofisticação como para construir nessa escala e por tanto teriam sido construídas por uma civilização anterior que fora destruída por cataclismo global, estamos falando do famoso diluvio, mas vamos aos fatos.

Construção

Vamos começar com os números então. Estima-se que foram necessários 30.000 trabalhadores (ou escravos, ou cidadãos escravizados) ao longo de mais de 50 anos para construir a Grande Pirâmide. Foram usados mais de 2.000.000 de blocos de pedra pesando em média duas toneladas e meia cada.

Assim fazendo uma conta por cima, isto quer dizer que tinham que colocar 107 blocos de 2.5 toneladas por dia! Ou 4.5 blocos por hora isto Non-Stop, 24 horas, 7 dias por semana.

Mas se tomamos o que os Egípcios nos dizem de que a grande pirâmide teria sido construída em 20 anos, ai a coisa toma dimensões insanas. Porque se calculamos o mesmo porém trabalhando 10 horas por dia os caras teriam que colocar uma pedra a cada 2 minutos.

Uma pedra cada dois minutos… pensa na logística disso.

Mas, na grande pirâmide há blocos de 70 toneladas também, seria como mover o peso equivalente a 12 caminhões (sem pneus ;-)) juntos!! Pense nisso enquanto vemos outros fatos.

caminhao

Vamos considerar agora que além de que os Egípcios sabiam colocar uma pedra encima da outra mais rápido do que a gente coloca tijolos numa parede de uma casa, está também a precisão do trabalho, que não é um dado menor.

Se vemos a pirâmide do topo para baixo verticalmente, a ponta da pirâmide esta desviada da vertical da base em apenas 6mm.

6mm depois de colocar mais de 2 milhões de blocos de 2.5 toneladas a razão de 1 a cada 2 minutos ate 150 metros de altura, it’s crazy man!

As pedras do mesmo peso foram cortadas todas com um erro menor a 0,025cm e tem ângulos retos em todas as faces com precisão de 0,1 grau, nem meu carro tem essa precisão de alinhamento nas rodas ;-), alem do que uma vez colocadas no local as pedras encaixavam tão perfeitamente que não é possível passar a lâmina de um canivete de 0,04cm entre elas.

Estas pedras foram trazidas das pedreiras perto do Cairo (20 kms), mas a pedra enorme de granito do piso da Câmara do Rei que pesa 80 toneladas e o sarcófago (30 toneladas) tiveram de ser trazidas de Aswan que fica a nada menos que 800 kms do sitio. Pensa como pode ser isso possível usando barquinhos de papiro e sem guindastes pesados?

lr-13000-3

O transporte é outro ponto, se alguém por ai disse que é possível arrastar uma pedra sobre troncos de palmeira, na verdade isto só seria possível com pedras de ate 1.5 toneladas, acima disso a pobre palmeira seria esmagada.

Experimentos feitos pela universidade Obayashi, no Japão demonstraram que 18 homens conseguem empurrar um bloco de 2,5 toneladas com velocidade máxima de 15m/minuto, sem descanso seriam longas 17 horas de viagem. Se arrastadas por tanto tempo haveria nas pedras sinais de desgaste pelo atrito o que obrigaria também a contar no corte uma porcentagem a mais pelo que a pedra perderia em tamanho ate chegar a pirâmide O_o.

Mesmo assim daria para arrastar blocos de 70 toneladas? Talvez, mas 5000 blocos desse tamanho?

Talvez você queira ler também sobre a Estatua de Ramsés de 1000 Toneladas!

Uma outra teoria segundo a Wikipedia diz que “os blocos de construção foram fabricados no local através de uma espécie de concreto de calcário”. Isso explica o que algumas fontes dizem que foram achados objetos dentro das pedras, ate cabelo humano. Sem poder confirmar esta informação, pelo menos isso explicaria a rapidez com que foi construída a pirâmide e reduziria a logística geral. Muita menos gente seria necessária para a construção também. Parece que o concreto fora usado para a construção das pirâmides da Bósnia também.

Outro problema não menor é que para construir aquilo o terreno devia ser deixado perfeitamente plano. A base da pirâmide é perfeitamente plana, com desnível de apenas 0,075cm/100m, em edifícios modernos de alta tecnologia chegam a ter 15-20cm/100m de desnível.

Oficialmente as pirâmides foram construídas usando rampas enormes, polias, ferramentas de cobre, troncos de palmeira, etc. Com toda esta tecnologia de ponta dos Egípcios é incrível o que eles teriam conseguido, mesmo hoje em dia construir uma copia da pirâmide seria impossível com essa precisão. Sim senhor, impossível. A teoria oficial sobre a construção é uma teoria, e todo dia sai uma nova versão. O ruim é que se ensina nas escolas como se fosse uma verdade.

jeroglificos-de-egipto-7726

Sabemos que os Egípcios deixavam tudo perfeitamente explicado e registrado por escrito. Contavam tudo de suas vidas, até como tomavam banho, porém é extremamente misterioso porque em lugar nenhum deixaram sequer um esqueminha pichado em alguma pedra de como tudo aquilo foi construído, absolutamente nada.

Finalidade

Chegou a hora de uma boa polêmica. Os historiadores dizem que as pirâmides eram túmulos ignorando o fato de nenhuma múmia ter sido encontrada em nenhuma das três pirâmides. Mas não temam, existe explicação, foram saqueadas há milhares de anos. Ok, dai os saqueadores que eram bem organizados e bem educados entraram na pirâmide, tiraram a tampa de pedra de várias toneladas do sarcófago, tiraram o faraó de lá e colocaram a tampa de novo?!? Não somente isso, se a gente considera que a entrada para a pirâmide de Keops teve que ser dinamitada para poder ser achada ai nos podemos concluir que os caras não somente roubaram se não que tiraram as pedras de varias toneladas da porta e ao terminar o trampo fecharam de novo e deixando tudo exatamente como estava!

Roubar naquela época era outra coisa! Entram na pirâmide, vai saber por qual lugar porque não há entradas nas pirâmides, levantaram a louça do túmulo, tiraram tudo, fecharam e foram embora… Não faz sentido. Vou te dizer, as vezes as teorias oficiais conseguem ser piores que as alternativas.

Outro detalhe, se eu sou um faraó, um deus vivo, e vou construir uma pirâmide como túmulo, a maior do mundo diga-se de passagem, porém não escrevi nem deixei claro em lugar nenhum que era para mim tudo aquilo, porque? Posso estar pensando com uma lógica moderna, mas desde que o mundo é mundo quem construiu túmulo jamais o fez de forma anônima porque há a preocupação em todas as culturas do mundo de ser lembrado.

ovnis-en-jeroglificos5

Outra informação importante é que as pirâmides tem dutos que segundo a versão oficial são de ventilação. Só que num túmulo fechado hermeticamente você precisa de ventilação para que? O fato comprovado de que tais dutos se alinham perfeitamente com estrelas e constelações com profundo valor simbólico na mitologia Egípcia é como tudo, mais uma “coincidência” de certo.

792px-Cheops-Pyramide

Alinhamento e questão astrológica

É pouco conhecido o fato de que a grande pirâmide tem oito caras. Esta informação eleva ainda mais o fator de complexidade da construção. Não se sabe porque foi feita assim…

8caras 8caras2

Sempre falando da grande pirâmide, ela esta perfeitamente alinhada com os quatro pontos cardeais.

alinhada

As três pirâmides de Gizeh são uma representação da constelação de Orion, esta é uma característica compartilhada por vários complexos de pirâmides ao redor do mundo! Todos tem a mesma quantidade de pirâmides dispostas imitando as três estrelas principais de Orion (esta constelação significava algo muito importante antigamente, falo disto neste outro post).

piramides-de-egipto-desde-el-cielo piramides_orion

Por exemplo, a estrela mais alta da constelação esta ligeiramente desviada do eixo que formam as duas estrelas anteriores na sequencia. Em Gizeh a última pirâmide olhada de sul à norte esta desviada exatamente os mesmos graus que a estrela mencionada. Coincidência né?

chinaorion

O tamanho das pirâmides esta de acordo com a magnitude das estrelas que representam no cinturão de Orion! Por certo, a foto de cima é das pirâmides da China. Por outro lado as supostas pirâmides descobertas na Itália parecem ter a mesma orientação e disposição.

Orion-piramides-4

Por último o alinhamento com Orion, e agora segura seus miolos dentro da caixa craniana, tem uma margem de erro de 0,001% se compararmos com a posição destas estrelas em 10.500 AC! Muito polêmica essa informação mas é de explodir cabeças! Ai está um elemento que pode confirmar o que alguns afirmam de que a pirâmide foi construída la pelo 9500 AC.

Matemática

Por exemplo, o perímetro da base da grande pirâmide é o mesmo que a circunferência formada tomando como raio a altura da pirâmide. Ou seja, dividindo o perímetro da base pelo dobro da altura temos Pi!

Esta medida é tão fantástica que determina o que se chama de quadratura do circulo. É tão sensacional que não pode ser afirmado que foi acaso ou coincidência.

matematica

Também o quadrado da altura coincide com a área de cada uma das caras da pirâmide.

Ainda o Erich Von Daniken arriscou a dizer que se a altura (quando da construção) é 148,208m, multiplicada por 10 na potência 9 (i. é, por 1.000.000.000), daria 148.208.000.000 que é igual a distância média da Terra ao Sol. Se isto não foi acaso estamos ante uma civilização que já sabia calcular esta distância que nos só conseguimos calcular no século XX.

Lembra do que quer dizer pirâmide? Medida de luz né? Agora tudo faz sentido…

E isso é só o começo. A Grande Pirâmide pode ser a mais velha estrutura na face do planeta.

Curiosidade

Por outro lado, a pirâmide está colocada num lugar muito especial na face da Terra – ela está no centro exato da superfície terrestre do planeta, dividindo a massa de terra em quadrantes aproximadamente iguais. O meridiano terrestre a 31º a leste de Greenwich e o paralelo a 30º ao norte do equador são as linhas que passam pela maior parte da superfície terrestre do globo. No lugar onde essas linhas se cruzam está a Grande Pirâmide, seus eixos norte-sul e leste-oeste alinhados com essas coordenadas. Em outras palavras, a Grande Pirâmide está no centro da superfície terrestre. Ela é, por assim dizer, o umbigo do mundo.

Não interessa quanto tempo passe, nem o quanto a humanidade construa monumentos, as pirâmides do Egito serão por sempre as construções mais imponentes que já existiram.

“O homem teme o tempo, mas o tempo teme as pirâmides.”

Pyramide_KheopsFontes aqui e aqui.

 

Fatos, mistérios e mitos das pirâmides do Egito

stark


We have a Hulk ;-)


Post navigation


  • soulsore

    vivo pirando nas pirâmides hehe , e n dexo de acreditar q ainda saberemos muitas questões sobre elas! nice post e n dexe de comentar sobre as constelações conforme sobre sua curiosidade. “esta constelação significava algo muito importante antigamente, talvez fale disso em outro post”.

    fique na paz. 😉

    • stark

      Obrigado pelo comentário, e sim com certeza escreverei um post sobre Orion, fica de olho no blog 😉

      • LUIZ PRIMO

        Belo post simples e de fácil compreensão. Acredito sim em outros seres que construíram as piramides, ou ajudaram a construir. Não é possível naquela época da construção, as pessoas terem capacidades de saberem sobre: astrologia, física, trigonometria, resistência de materiais, logística,matemática, enfim são tantas ciências que a meu ver não haveria a possibilidade de construção. E porque não escreveram sobre a construção se escreviam sobre tudo. Porque o segredo?? A gente vai ficando mais e mais curioso ao tentar refletir, ficamos mais cheios de duvidas, as medidas são milimétricas, como poderiam???.

        • Ezequiel

          Bom dia!

          Pessoal,

          A resposta esta sempre na biblia, foram os gigantes, filhos dos homens com anjos, mas Deus destruiu esta raça.

  • Frank

    Um dos melhores posts sobre piramides que eu já vi. Parabéns!

    • stark

      Muito obrigado!

  • No History Channel tem uma série que fala sobre as piramides e os mistérios envolvidos nelas é muito interessante a forma como eles focam o assunto

  • William Haddad

    cara….ô do blog leva o FACE BOOK TIROU O LIKE….mas não o meu like para vc…parabéns pela matéria eu li com atenção. e fiquei fascinado…abração do tio will dos blogs

    • William Haddad

      errata …..FACEBOOK
      e desconsidera na msg (leva o)

      é assim o começo da frase…….cara…ô do blog. o FACEBOOK tirou o like…mas não o meu like para vc e tua matéria…………..

      • stark

        Obrigado William!

        O pluggin do face deu problema para vc?

  • alessandra

    parabéns pelo belo post.também me sinto fascinada pelos mistérios dessas pirâmides.

    • stark

      Obrigado pelo comentário. As pirâmides e as civilizações antigas e seus feitos sempre foram um tema que me chamou a atenção, por isso aqui no blog tem bastante post sobre isso e vai ter mais…

  • Arlindo Back´s

    Excelente post!

    • stark

      Obrigado!

  • nilso

    Parabéns pelo post, muito bem escrito e resumido.

    • stark

      Obrigado Nilso!

  • Rafael

    Sem palavras, ficou muito gostoso de ler… Continua escrevendo matérias legais que a gente continua voltando pra ver!

    • stark

      Muito obrigado Rafael, o feedback é muito importante e me alegra saber que te agradou. A ideia é sempre estar escrevendo da forma mais simples e agradável possível principalmente nestes posts que são bem maiores!

      Valeu pelo comentário.

  • Pingback: Estatua de Ramsés II, um colosso de 1000 toneladas! | InstigatoriumInstigatorium()

  • Julia

    Fascinante a matéria! O jeito com que você aborda o assunto é ótimo, muito bom de ler e compreender. Virei leitora assídua.

    • stark

      Muito obrigado Julia, que bom que você gostou da matéria. Seja bem vinda!

  • João

    excelente post. vc faz jus ao seu nome. imagine se com nossa atual tecnologia não somos capazes de replicar a pirâmide, como é que os caras fizeram? poderia se dizer que teria sido tecnologia antigravitacional, e isso não é tão absurdo assim. cito posts sobre o motor “Hendershot”, que dizem funcionar baseado no magnetismo terrestre. absurdo? será?
    sucesso!

    • stark

      Obrigado João!

      Enquanto fazia a pesquisa para este post vi que algumas fontes falam sobre essa possibilidade de algum tipo de dispositivo antigravitacional. Mas é muito difícil de comprovar mesmo havendo estudos nesse sentido feitos inclusive nas mesmas pirâmides. Em fim, decidi que era melhor plantar a dúvida e que cada um avaliasse os dados que por se só são esmagadores.

      Por outro lado algo tão avançado assim tem para mim duas explicações, ou é tecnologia de fora do planeta ou de uma civilização anterior que sofreu alguma catástrofe global. Me inclino pela segunda opção e ainda vai sair um post sobre esse tema.

    • Fernando

      O misterio das Piramides é um facto de k nao podemos se orgulhar tanto com novos avanços tecnologicos, os nossos ancestrais eram mais tecnologicamente evoluidos k nos.

  • Ariane

    Stark, fantastico tudo sobre a Giza, mtos anos venho lendo, e relendo sobre esse povo extra inteligente, somos um pequeno grão de areia perto da grande sabedoria e inteligencia dos egipsios, venho a uma semana lendo post, vendo videos do youtube sobre tudo isso e cada vez que cavoco acha mto mais perguntas para respostas incertas e mto mais sem respostas. Tenho um grande sonho de ir as piramedes, me ver embaixo do grande monumento e mais cheio de de vida como Giza, oq me intriga e a todos tbm é como e da onde tanta mais tanta sabedoria, como pensavam de que maneira eles planejaram tudo isso milimetricamente calculo, pois tudo hj é construido com plantas e mais…. creio eu que esse povo é dos deuses, que eles viam mto alem de areia, sol, deserto… esses sim tem sabedoria, inteligencia, que coloca qualquer um de nós boquiabertos….

    • stark

      Obrigado Ariane pelo comentário. Desde cedo eu também sempre me senti fascinado pelo Egito. É incrível o que esse povo conseguiu.

  • Pingback: Os egípcios usaram hidráulica para transportar as pedras da pirâmide, ou não! | InstigatoriumInstigatorium()

  • Thiago

    Muito bom o post, apesar de eu achar que as pirâmides não foram construídas por seres humanos..

    Na parte em que você menciona que as toras de palmeiras seriam esmagadas com o peso dos blocos, uma coisa me intrigou muito..

    Como eles conseguiam levantar os blocos para colocar a primeira tora de madeira embaixo??
    Como essas toras rolavam na areia?? E como a areia não cedeu com todo o peso das pirâmides??

    Pra mim foi uma outra forma de vida muito mais avançada (Extraterrestres), vejam a parte do alinhamento e da posição com os pontos cardeais!

    Tem um site, blog, eu não sei o que, mas estava lendo sobre um cara que é engenheiro e arquiteto, e ele prova neste site que seria impossível construir uma pirâmide nos tempos de hoje com toda a tecnologia que temos! Se eu encontrar esse texto eu publico o link aqui!

    Obrigado e parabéns novamente pelo post!

    • stark

      Valeu Thiago pelo teu comentário, aguardo o link!

      Sobre a parte de colocar a madeira embaixo das pedras, bom, no youtube tem um vídeo que mostra um método bem interessante para colocar pedras encima de madeira. Poderia ser possível. Mas no Egito não tinha madeira forte o suficiente para isso. Sobre a segunda pergunta, sobre a areia não rolava, mais se você usasse outras madeiras como trilhos, asi sim, mas voltamos ao assunto inicial, com palmeiras não da para fazer.

      Em relação a terceira pergunta, as pirâmides estão sobre uma camada rochosa, mas isto eu li por ai e não tenho agora confirmação, é uma informação solta que eu tenho preciso confirmar de uma fonte confiável.

      Anyway, se fosse possível a teoria do concreto ser comprovada, ai sim tem uma forma mais real e acreditável de construção de uma estrutura desse tamanho no tempo que dizem que foi construída e sem precisar de meios de transporte loucos ou rampas gigantescas. Mas, não somente por enquanto não tem como se comprovar isso ainda assim ficaria difícil comprovar como fizeram para ter tanta precisão numa construção desse tamanho!

      Obrigado pelo comentário Thiago e que bom que você gostou do post!

  • c4br

    Que povo inteligente eh esse que usa uma tecnologia hiper avavada para realizar rituais inquestionavelmente primitivos?

  • Amanda Roxie Hart

    Voltei do Egito esta semana e por mais que tenha pesquisado sobre as civilizações antigas, me surpreendi muito, e continuo me surpreendendo. Estar diante destes monstros de pedra é tão fascinante que penso que, a intenção principal da obra era de fazer quem se aproximasse sentir-se minúsculo!

  • Pingback: Pirâmides na Bósnia, verdade mesmo? - InstigatoriumInstigatorium()

  • Pingback: As misteriosas pedras esféricas da Costa Rica - InstigatoriumInstigatorium()

  • Boa noite, exatamente 00h00m…. rs. Coincidência??? rs. Parabéns… Melhor matéria sobre o tema que já li

  • NANCI

    super interessante, é para se pensar e refletir.

  • Rodrigo

    Baita post!

  • OI STARK TUDO BEM?ESPERO QUE SIM…
    SEMPRE PENSEI TAMBÉM NA POSSIBILIDADE DE ONDE FORAM CONTRUIDAS AS PIRÂMIDES TER SIDO UMA PEDREIRA MUITO ALTA,NA QUAL ELA FOI CONSTRUIDA DE CIMA PARA BAIXO LAPIDANDO AS PEDRAS,SENDO ASSIM ELAS JÁ FICARIAM EM SEU LUGAR EXATO SEM FAZER FORÇA.
    OUTRA POSSIBILIDADE SERIAM ETS COM UMA TECNOLOGIA NA QUAL SE CONSEGUIRIA CORTA-LAS COM PRECISÃO E OUTRA ANTI GRAVIDADE NA QUAL PODERIAM ENVOLVER AS PEDRAS TIPO UMA BOLHA ANTI GRAVIDADE E MEXE-LAS SEM QUE ELAS TIVESSEM ALGUM PESO E AO ENCAIXAR NO LUGAR ONDE QUERIAM DESLIGAVAM ESSA BOLHA A PEDRA ACENTAVA E FAZIAM ASSIM POR DIANTE.
    O QUE VOCÊ ACHA?PODERIA SER POSSÍVEL?
    UM GRANDE ABRAÇO

    MAURÍCIO

  • Pingback: [Aniversario Instigatorium] Os 10 melhores posts de 2014 - InstigatoriumInstigatorium()

  • Abel Fernandes

    Obrigado por este post super fodástico! De vez em quando eu to sempre relendo esse post, é de arrepiar essas infomações.

    • stark

      Olá Abel,

      Muito obrigado!

  • Flyer

    Muito bom o post! Então, muitos mistérios não é mesmo…
    No passado foram alienígenas com sua avançada tecnologia que construiram as pirâmides, e uma das finalidades é servir, digamos, em uma linguagem simples, como ponto de referência para pousarem suas naves, ou melhor, quando pousavam. É fácil de ver que os humanos não conseguiriam erguer um monumento desses sem uma tecnologia muito avançada.
    Abraço.

  • Pingback: No Egito o túmulo do Amenhoteb tem um buraco misterioso e ninguém sabe o que tem no fundo - InstigatoriumInstigatorium()

  • Leandro Ribeiro

    Caraca, caramba, surreal! É de sacodir os miolos, kkk. Parabéns pelo post. Lendo hj e lerei novamente dezenas e dezenas de vezes. Pra quem é cético, isso foi uma flecha no peito! A partir de hj sempre antenado no seu site. Vlw, abraço!!

    • Stark

      Muito obrigado Leandro!

  • Leandro Ribeiro

    Só para complementar… O melhor post sobre o tema que já ví. Muita informação, argumentação e números que não tem pra onde ficar discutindo. Parabéns mesmo!

  • Diogo Dal Bianco

    Lendo todo esse Artigo pense o seguinte: e sede destruir as pirâmides? digo, ela esta no centro da superfície da terra…o umbigo do mundo..alinha a sei la o que das constelações..e tudo mto bla bla bla incrível de coincidências..

    Logo penso..se destruir essas pirâmides uma treta maligna vai rolar..ctz…kkkkkk
    Parabéns pela matéria!

    • Stark

      hahaha Diogo! Eu imagino que possa gerar uma distorção na força de tal magnitude, que o mestre ioda lá da galaxia dele vai sentir! hehehehe

      Bem vindo!

  • Pingback: O simbolismo do natal, Orion e as pirâmides - Instigatorium()

  • Lucio

    construção indubitavelmente alienígena. Ainda no que se refere ao termo pyramidos equivalente a medida de luz, foi feita uma descoberta ainda mais surpreendente . A latitude da pirâmide de Gizé é de 29º 58’ 45,02” N. Ao ser expressa em um sistema decimal, equivale a 29,9791722º N, ou seja, uma magnitude que, transformada em dez milésimos de grau, resulta em 299.791,722. Isso significa uma aproximação de 99,99% à velocidade da luz, que é de 299.792,458 km/h. Meus amigos que precisão é essa? Como usar uma medida destas na sua construção? Somente uma civilização avançada poderia ter este conhecimento. Para minha humilde opinião as pirâmides nada mais são que uma mensagem para nós da existência de alienígenas. Uma mensagem que só interpretaremos melhor quando estivermos bem mais avançados. Tudo proposital. Quando todas as ” coincidências matemáticas ” forem descobertas não haverá mais dúvidas. Eles deixaram um enigma para que pudéssemos decifrá-lo. A nossa capacidade de resolver o problema acompanha nossa evolução.