Mas um capítulo na história da copa do mundo. Desta vez vou falar sobre as copas do 34 e 38. Toda segunda feira aqui no Instiga vai ter um novo capítulo da história da copa do mundo, então se você gosta do assunto fica ligado 😉 Segunda passada foi a vez da copa do mundo de Uruguai 1930, se você não viu pode ver clicando aqui.

As duas copas foram bem estranhas cada uma na sua particularidade, só pela foto do post você já deve estar entendendo. Para ter uma ideia, fazer uma copa do mundo na Itália naquela época era como fazer uma hoje na Coreia do Norte (exagero, mas era isso quase). Mussolini era e é ate hoje, a caricatura do líder tirano ditatorial. Basta para isto ver as fotos dos seus grandes shows discursos no Google. Ganhou a Itália lógico, quem ousaria sequer pensar o contrario.

Já na França a coisa foi diferente, mas não por nada foi chamada de “a menos mundial das copas“, 90% dos participantes eram europeus. Esta copa seria a mais tensa já disputada, com quase todos os países da Europa a beira da guerra mundial a coisa estava “on fire“. A Alemanha tinha acabado de “anexar” (termo bonito para conquistar mesmo) a Áustria e havia um “climão” na França e na Inglaterra por causa disto. Imagina como foi essa copa.

Itália 1934

Na Europa havia dois países que queriam organizar a copa, a Suécia e a Itália. O primeiro país estava muito mal economicamente e queria usar a copa para obter bons lucros, a segunda queria se promover politicamente. A Suécia se retiraria e a Itália ganha a organização da copa. O regime fascista encabeçado pelo “Il Duce” (ditador italiano) não pouparia esforços para que o evento fosse um grande show do seu grande líder e da sua seleção.

Participantes: Itália, Checoslováquia, Alemanha, Áustria, Espanha, Hungria, Suíça, Suécia, Argentina, França, Holanda, Romênia, Egito, Brasil, Bélgica e Estados Unidos.

Campeão: Itália

Final: Itália 2-1 Checoslováquia

Artilheiro: Nejedly 5 goles (Checoslováquia).

Pódio: Itália, Checoslováquia, Alemanha, Áustria.

Historia:

A Copa do Mundo de 1934 foi a primeira na qual os países tiveram que se classificar na disputa das Eliminatórias para poder participar. Dessa vez, a maioria esmagadora das nações era do continente Europeu.

Cheia de polêmicas esta copa, principalmente pela escolha dos árbitros que favoreceram na cara dura aos italianos, gols anulados, expulsões, reuniões antes dos jogos com Mussolini e por ai vai.

O Uruguai não participou em boicote protesto pela não participação dos times europeus na copa de 1930, só foram 4 times. Foi o único campeão que não defendeu sua coroa.

Nesta copa também teve o primeiro jogo desempate da história das copas, como não havia pênaltis se jogava prorrogação e se continuava o empate se realizava mais um jogo.

Foi uma copa altamente politizada, o Mussolini a usaria para se promover internacionalmente, assim como o Hitler faria o mesmo nos jogos olímpicos de 1936.

O sucesso da primeira copa do mundo fez com que houvesse uma chuva de inscrições para a segunda copa. Foi disputada por primeira vez uma eliminatória.

Curiosidades

-Em 1934, ocorreu um fato único na história das Copas. Mesmo recebendo o Mundial, a seleção italiana foi obrigada a disputar as eliminatórias.

-O Uruguai, então campeão mundial, recusou o convite para participar dessa Copa como forma de desafio à Europa por ter praticamente ignorado a edição anterior, de 1930. O Uruguai foi o único campeão que não defendeu o título.

-Capitão campeão, Combi foi o primeiro goleiro a capitanear uma seleção campeã mundial de futebol.

-“Vitória ou morte”, Frase contida em um bilhete direcionado aos jogadores italianos antes da final da Copa do Mundo, em jogo contra a Checoslováquia, e assinada pelo ditador Benito Mussolini.

-Luis Monti e Atilio Demaria, campeões do mundo pela Itália, disputaram a Copa de 1930 pela vice-campeã Argentina.

-Mais uma vez dividida, agora entre profissionais e amadores, a seleção brasileira não conseguiu passar à segunda fase, sendo derrotada pelos espanhóis por 3 a 1 logo na estreia. Ao lado do Brasil, Argentina, Estados Unidos e Egito perderam no duelo inicial, deixando a disputa do título exclusivamente para os países europeus.

França 1938

A coisa tava complicadíssima na Europa. A Espanha que era favorita nem foi, a guerra civil estava arrasando o país. Mas o conflito na Espanha não era só espanhol, muitos países apoiavam um e outro bando de acordo aos seus interesses políticos. Itália, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e ate a URSS estavam envolvidos. Imagina que copa foi essa!

O Brasil por primeira vez se organiza para ir a uma copa do mundo deixando para atras as picuinhas de paulista e carioca. Aparece nesta copa a primeira grande estrela do futebol brasileiro, Leônidas Da Silva.

Participantes: Itália, Hungria, Checoslováquia, França, Brasil, Suíça, Cuba, Romênia, Alemanha, Polônia, Noruega, Bélgica, Holanda e Antilhas Holandesas.

Campeão: Itália

Final: Itália 4-2 Hungria

Artilheiro: Leônidas, 7 gols (Brasil).

Pódio: Itália, Hungria, Brasil, Suécia.

Historia: A França organiza a copa graças as gestões de Jules Rimet, presidente da FIFA na época e francês obviamente. Os países americanos boicotaram porque não estavam de acordo em que duas copas seguidas fossem disputadas na Europa.

Só duas seleções americanas participaram, Brasil e Cuba. Esta copa foi quase um campeonato europeu. Itália seria novamente campeã numa final fantástica contra a Hungria.

Curiosidades

-Pozzo o técnico italiano, até hoje, é o único técnico campeão mundial em duas oportunidades como treinador. Felipão poderia ser agora no 2014 o segundo.

-Para a eliminatória sul-americana havia 2 times e 1 vaga. Argentina e Brasil deviam se enfrentar mas “los hermanos” desistiram e deram a vaga para o Brasil por WO.

-Nesta copa participou Cuba, não somente isso, chegou nas quartas também. Foi a primeira grande Zebra das copas.

-O atacante polonês Ernest Wilimowski fez quatro gols na partida de estréia, mas sua seleção perdeu do Brasil por 5 x 6 e foi eliminada. Nenhum jogador tem uma média de gols por jogo tão alta em Copas.

-Foi o mundial das camisas alternativas, o Brasil teve que jogar com a camisa azul por primeira vez na história, ate o momento sempre tinha usado a branca. A Itália usou uma camisa preta (cor fascista) contra a França.

-Leônidas fez um gol descalço contra a Polônia, devido a chuva a chuteira tinha descolado, ele tirou. Enquanto estavam arrumando a chuteira ele fez um gol aproveitando um rebote.

-Depois da vitoria italiana sobre o Brasil um jornal fascista escrevia: “Saudamos o triunfo da inteligência branca italiana sobre a força bruta dos negros“. Sem comentários…

-Foi a primeira copa transmitida mundialmente por rádio.

WorldCup1934poster_thumb[3]mussolini-militaryWorldCup1938posterhqdefaultLEONIDA_COLETIVA

Fontes aqui e aqui.

Post original Instigatorium.

História da copa do mundo: Doblete Italiano em 34 e 38

stark


We have a Hulk ;-)


Post navigation