2677hp2

A copa do mundo volta para a América e o México é o encarregado da organização desta vez.

Nesta copa as táticas defensivas seriam usadas por quase todas as seleções. A Itália reforça o uso do seu ‘Catenaccio’ (cadeado), mesmo assim esta seleção é uma das que mostra melhor jogo.

A TV a cores faz sua entrada triunfal nas transmissões, mesmo que durante a copa da Inglaterra já teve alguma filmagem em cores, nesta copa seria largamente usada a nova tecnologia.

O Brasil é o primeiro Tri-campeão da copa Jules Rimet e por tanto a ganha de forma definitiva. Para a copa do mundo do 74 estreia a nova copa que é usada ate hoje. Mas não somente o Brasil é “Tri”, o Pelé também é e se converte no único jogador a conquistar a copa três vezes, fato que provavelmente não se repita nunca mais na historia da copa do mundo.

Participantes: Brasil, Itália, Alemanha Federal, Uruguai, União Soviética, México, Peru, Inglaterra, Suécia, Bélgica, Romênia, Israel, Bulgária, Marrocos, Checoslováquia e El Salvador

Campeão: Brasil

Final: Brasil 4-1 Itália

Artilheiro: Muller, 10 Gols (Alemanha)

Pódio: Brasil, Itália, Alemanha, Uruguai

Historia:

Durante a primeira fase o melhor futebol foi jogado no grupo C e no D, o grupo do Brasil e da Alemanha. O Brasil teve um jogão contra a Inglaterra a última campeã do mundo, neste jogo teve um famoso lance do Pelé que cabeceou para baixo uma bola que o famoso goleiro Inglês, Gordon Banks, conseguiu espalmar por cima do travessão.

Mesmo assim do grupo B, magro em gols, apenas 6 em 6 jogos, saíram dois dos futuros semifinalistas, Itália e Uruguai.

Na segunda fase o mais destacado foi o jogo entre Alemanha e Inglaterra, revanche da final do copa anterior, Alemanha ganharia de virada por 3 a 2. Nos outros jogos o Brasil passa sem problemas pelo Peru, a Itália elimina o dono da casa e Uruguai elimina a URSS com um gol polêmico na prorrogação.

Nas semifinais chegaram quatro seleções campeãs do mundo, sendo que três delas, Itália, Brasil e Uruguai eram bi-campeãs o que quase garantia que a copa ficasse definitivamente com alguma destas seleções, só se a Alemanha ganhasse que a copa ainda ficaria em disputa, porém todos eram campeões do mundo.

O jogo entre o Brasil e o Uruguai foi dos mais duros da historia da copa, Brasil ganha de virada por 3 a 1 porém não sem passar aperto no primeiro tempo, o Brasil empata justo antes do intervalo o que muda totalmente o jogo para a segunda parte. Neste jogo acontece o famoso lance do gol mais bonito que não foi do Pelé, numa bola lançada na direção dele, Pelé encara o goleiro do Uruguai porém sem tocar na bola ele dribla o goleiro passando a bola pela direita e ele pela esquerda, Pelé retoma a bola e chuta… a bola passa a milímetros do gol e vai para fora.

A outra semifinal é considerada um dos melhores jogos da historia da copa, Itália vence a Alemanha na prorrogação numa série de viradas de jogo de ambos lados. O gol da vitoria foi conseguido pela Itália quando ainda a TV estava mostrando a repetição do gol da Alemanha! O famoso Franz Beckenbauer joga parte da prorrogação com a clavícula quebrada.

A final seria entre dois bi-campeões do mundo, um dos dois ia levar definitivamente a copa para casa, o Brasil campeão em 58 e 62, a Itália em 34 e 38. O jogo novamente se apresenta difícil na primeira parte, porém um Pelé inspirado leva o Brasil ao campeonato. Neste jogo o último gol do Brasil convertido por Carlos Alberto seria considerado o melhor gol da historia da copa pela BBC de Londres, uma série de toques do Brasil leva a bola ate Pelé que sem ver rola a bola para a direita sabendo que Carlos Alberto estava subindo por ai e este com um potente tiro de direito faz um golaço. Dos onze jogadores do Brasil dez tocam na bola antes do gol!

A melhor seleção de futebol de todos os tempos foi a merecida campeã do mundo.

Curiosidades

– Nesta copa se usa por primeira vez o sistema de cartões amarelo e vermelho. Nenhum cartão vermelho foi mostrado durante a copa.

– O Brasil venceu todas as partidas incluindo as das eliminatórias.

– O jogo das semifinais entre Alemanha e Itália teve o maior número de gols convertidos durante a prorrogação da historia da copa, 5 gols.

– Substituir um jogador não era permitido, nesta copa é introduzida a substituição de jogadores durante a partida.

– Zagalo, na época técnico do Brasil seria o primeiro a ser campeão do mundo como técnico e como jogador.

– Jairzinho fez gols em cada um dos 6 jogos do Brasil na copa algo que ate hoje não se repetiu.

– Foi a primeira copa em que a bola oficial foi da Adidas.

Brasil – Uruguai semifinal de 1970 no final do vídeo o gol que não foi do Pelé, uma genialidade.

Gol de Carlos Alberto contra a Itália na final

1970-brasil-4-x-1-italia Juanito México1970 soc_a_brazil1970_576
Fontes aqui, aqui e aqui.

 

Historia da Copa do mundo: México 70, a copa é do Brasil para sempre!

stark


We have a Hulk ;-)


Post navigation