O Mig-31 é um avião de caça que foi desenvolvido durante a época soviética e que pelas suas características não tem rival no mundo hoje e se calcula que ate 2030 não surja neste planeta um caça que o supere. O Mig-31 é por tanto um caça que se adiantou a seu tempo e é hoje o mais rápido do mundo.

Imagina um avião que pode voar tão alto (28 mil metros ou 28 quilômetros) como para lançar um míssil e derrubar um satélite, ou acertar mísseis de crucero que voam escondidos pelo relevo do terreno, de dia ou de noite, não importando as condições meteorológicas voando a Mach 2.8 ou quase 3 vezes a velocidade do som. Esse avião é o Mig-31.

O Mig-31 foi em parte um derivado do Mig-25 (este foi o caça mais rápido da historia passando de Mach 3) e foi concebido na necessidade de defender as fronteiras russas no ártico e de detectar e caçar alvos voando a baixa altitude como mísseis de crucero de bombardeiros. Também o Mig-31 é a reposta a ameaça americana que desenhava e construía aviões espiões que voavam muito alto e muito rápido como para serem interceptados.

Nos anos 80 o Mig-31 era o único caça capaz de interceptar (e fez isso varias vezes) ao famoso SR-71 Blackbird americano. Para isso o Mig-31 era capaz de subir ate os 25 mil metros se necessário (ele tem o recorde de altura e tempo, 4 minutos para chegar aos 34k realizado por um protótipo).

Primeiro o Mig-31 é uma especie de radar voador, um grupo destes caças podem controlar um amplo espaço aéreo e guiar outros caças ate seus objetivos. São estes sistemas eletrônicos que lhe permitem atacar um satélite em órbita baixa (é claro) ou mísseis de crucero voando a poucos metros do chão.

Os sistemas de radares do Mig-31 lhe permitem seguir vários alvos, disparar mísseis de longa e curta distancia nesses alvos ou passar essa informação para outros caças ou sistemas de defesa em terra.

Um detalhe importante é que o Mig-31 é o único caça hoje em dia plenamente supersônico. Os caças atuais de 5ta geração não conseguem sustentar velocidades supersônicas por mais de 15 minutos devido a problemas estruturais, já o Mig-31 pode voar em forma supersônica indefinidamente, ou pelo menos enquanto durem seus tanques de combustível 😉

Outro detalhe, o Mig-31 pode voar de forma supersônica tanto no voo horizontal quanto no voo de ascensão, neste ultimo ponto nenhum outro caça no mundo é equivalente.

Chegou a haver 500 unidades deste caça, hoje em dia somente 100 estão operacionais. A fabrica Mig mantem ate hoje operacional a linha de montagem deste avião.

mig31 mig31-3 mig-31-3 Mig-31-4
Fontes aqui, aqui e aqui.

Mig-31 o caça mais rápido do mundo

stark


We have a Hulk ;-)


Post navigation