minden1

O SS Minden tinha a missão de entregar quase 4 toneladas de ouro na Alemanha em 1939, mas foi interceptado pela marinha real britânica e por isto afundado. Quase 80 anos mais tarde o navio é encontrado.

Em setembro de 1939 a Alemanha nazista invadia a Polônia e com isto gerava uma cadeia de acontecimentos que levariam a segunda guerra mundial. Messes antes Hitler já preparava-se fazendo certos movimentos. Um destes movimentos foi repatriar todas as reservas de dinheiro espalhadas pelo mundo.

O SS Minden tinha a missão de levar ouro alemão que estava na América do Sul de volta para a Alemanha. Não se sabe a razão, mas a lógica indica que o navio deveria ter chegado na Alemanha antes do começo da guerra, mas não foi assim.

Com a Inglaterra e a Alemanha em estado de guerra Hitler podia-se esperar que a marinha britânica interceptasse ou afundasse qualquer navio alemão tentando voltar para a Alemanha. Por isto o ditador tinha dado a ordem ao capitão do SS Minden de afundar o navio caso houvesse risco de que este caísse nas mãos dos britânicos.

Quando o SS Minden atravessava o mar perto da costa islandesa foi avistado por dois cruzadores ligeiros da marinha britânica. Muito mais lento o Minden não tinha como escapar. O capitão então executa a ordem dada por Hitler e afunda o navio com a sua preciosa carga.

Maior tesouro de naufrágio do mundo é encontrado na Colômbia

Os marinheiros do Minden foram resgatados pelo cruzador HMS Dunedin e levados para a famosa base naval de Scapa Flow.

Hoje o navio descansa a 120 milhas da costa da Islândia. Uma empresa britânica encontrou-o e reclamou a carga de quase 500 milhões de reais, mas a Islândia objetou a presença do navio da empresa em águas territoriais do país. Por isto uma batalha judicial está nestes momentos decidindo a quem pertence ou como será dividido o outro nazista do SS Minden.

ss minden

ss minden

ss minden

Fonte: Navio nazista carregado com ouro brasileiro é encontrado em litoral da Islândia | Mundo | G1

Navio SS Minden que carregava ouro nazista foi encontrado na Islândia

stark


We have a Hulk ;-)


Post navigation