DSC_02091

Hoje nas redes sociais apareceu uma noticia bombástica, as águas do mar estavam recuando muito e isso seria sinal de um Tsunami na costa do Brasil. Pois é, ainda que muitos gostariam de acreditar em algo assim na verdade a noticia é bem falsa.

Por um lado uma versão da noticia falava que a Nasa e o Uruguai (??) tinham lançado alerta de tsunami após observarem um recuo da maré muito fora do normal. O recuo da água é verdade, o resto não.

Boatos

Li nas redes sociais hoje mesmo noticias terríveis. A água do mar tinha recuado como nunca antes na historia. No porto de Paranagua os navios ficaram encalhados e ameaçavam a operação do porto.

Ai o mensageiro do apocalipse do facebook escrevia o seguinte:

O Porto de Paranagua acabou de parar de operar. Meu amigo trabalha lá e parou tudo ! Tem um monte de professores de oceanografia tentando entender o que está havendo !
Moçada, está ocorrendo um fenômeno muito estranho com os oceanos. O mar baixou muito mais que o normal e não retornou mais ao seu nível normal. Em Paranagua o mar desce quase 3 metros e já prejudica o trânsito de navios.

Vários cientistas estão estudando o fenômeno e já constataram que houve um aumento subto da temperatura do pacífico num determinado ponto em 4 graus antes do abaixamento das águas. Os pesquisadores imaginam que houve um terremoto nas profundezas do Pacífico que abriu uma fenda expondo o magma e sugou boa parte da água dos oceanos… isto aí aconteceu esta semana ! Logo mais vão começar a divulgar isto ! Muito sério… se for isto vai mudar a geografia do planeta. A ilha do Mel tá com quase 3km de faixa de areia… surreal !

Aquela do “meu amigo trabalha lá” é algo bem normal nas noticias falsas. Como se isso fosse suficiente argumento para passar o resto da mentira, mas vamos lá. A pesar de ter “um monte de professores de oceanografia tentando entender o que está havendo !” ha sem embargo “vários cientistas” que estão estudando o fenômeno e constaram um aumento na temperatura das águas do pacífico ?????? etc etc etc Me diz o que que tem a ver o Pacífico com a baixa maré no outro lado do continente Americano? Nada claro mas da um ar muito mais apocalíptico.

Ah sim, também “Os pesquisadores imaginam que houve um terremoto nas profundezas do Pacífico que abriu uma fenda expondo o magma e sugou boa parte da água dos oceanos…“. Rapaz, sugou tanta água o buraco no Pacífico que no Atlântico baixou a maré! Galera, não se preocupem mais com o aquecimento global. Se as calotas derreterem a água vai voltar e vamos ter praia de novo :-)

O que realmente está acontecendo

A notícia no Uruguai preocupou muita gente, mas logo a mídia divulgou o acontecido. O fenômeno é natural e acontece de forma regular.

A noticia: Bajante del agua no es peligrosa y se explica por tres razones.

CIENTISTAS do Uruguai (com nome e sobrenome e não somente genéricos que ninguém sabe, só clicar na matéria) divulgaram que há três razões para a água baixar dessa maneira.

Uma é a ação dos ventos do norte que empurram as águas para fora da costa. Eu sou Uruguaio e para mim isso era um fenômeno normal, claro que a água não recuava tantos metros, mas acontecia de forma regular.

A segunda razão é que tanto o Sol como a Lua tem influência nas marés por pura ciência claro. Quando os dois astros ficam em certa posição no céu empurram a água para o mesmo lado.

Um terceiro já é de efeito local e só acontece no Uruguai que é quando os rios Uruguai e Paraná derramam menos caudal de águas no Rio da Prata.

Já no G1 o povo estava explicando a mesma coisa:

O fenômeno, conhecido como recuo do mar, atingiu o litoral sul de São Paulo até o Rio Grande do Sul na última semana. Na chamada maré seca, o vento forte e constante, com rajadas de até 80 km/h, empurrou a água da beira da praia em direção ao alto mar.

Os tsunamis são formados por terremotos. Já o recuo do mar é originado dos ventos. Os processos de formação do tsunami e do recuo do mar são distintos”, explica a meteorologista Michele Fernandes, da Climatempo. Segundo ela, não há, portanto, como haver um tsunami originado do recuo do mar.

Recuo do mar

O recuo do mar ocorre quando há ventos de componente norte paralelos à costa do Brasil, soprando persistentemente e com forte intensidade. Essa corrente faz com que a água do mar seja “empilhada” para fora da costa, resultando no recuo das águas no litoral. Quando esses ventos diminuem, a maré volta ao normal (entenda o recuo do mar em SC).

Tsunami

Já os tsunamis são uma série de ondas em alto mar originadas por algum abalo, que normalmente é sísmico, ou seja, provocado por um terremoto. Ao chegarem à costa, as ondas aumentam de tamanho causando destruição em regiões costeiras.

Conclusão

Não vai ser desta vez que vai ter Tsunami gente. Fica para a próxima. Infelizmente o fim do mundo no Brasil foi novamente adiado.

Dica do Instigatorium. Sempre desconfiem de noticias que falam em “cientistas” de não sei aonde ou “pesquisadores” ou mesmo “meu amigo viu lá”, 99% das vezes a noticia que contém essas palavras é falsa.

itajai2

Fonte: Nasa e Uruguai fizeram alerta de tsunami após recuo do mar no Sul do Brasil? Não é verdade! | É ou não é? | G1

Noticia de Tsunami na costa do Brasil é falsa. Saiba mais.

stark


We have a Hulk ;-)


Post navigation