Piloto Michail Gavrilov , documentos e avião achado nos pantanos russos 2 guerra mundial 5

Esta é uma daquelas historias que é lenda. Como toda lenda é difícil confirmar se realmente aconteceu. Mas, o causo é tão bom que vou reproduzir aqui. Saiba a historia do piloto russo que rouba um avião alemão para evitar ser capturado e enviado a um campo de prisioneiros nazista, que como sabemos, não exatamente uma colonia de férias.

A historia do aviador T. Kuznetsov aparece em alguns livros sobre a segunda guerra mundial sempre como uma nota de rodapé.

Ao contrário da historia do Saburo Sakai que é bem documentada (aquele que pousou o seu caça com duas balas na cabeça), a do Kuznetsov (não confundir com o almirante) é apenas isso, uma lenda.

Como roubar um caça alemão

A historia começa em 1942 quando o nosso protagonista fazia uma missão de reconhecimento a bordo de um IL-2, avião lendário da força aérea russa. Quando voltava dessa missão sobrevoando Tver foi atacado por alguns caças Me-109 alemães. Mesmo com as manobras bruscas o seu IL-2 não era páreo para os caças alemães que conseguem danificar seu avião obrigando-o a fazer um pouco forçado.

Kuznetsov sobrevive ao pouso e como era comum na época, correu para longe do seu avião com medo dos alemães metralharem ele no solo. No fronte oriental não havia regras. Sabendo disto, correu para um bosque que se encontrava a alguns metros do local de pouso.

Confirmando seus medos, alguns minutos depois um Me-109 se aproxima sobrevoando mas para a sua surpresa, o piloto alemão pousa tranquilamente. Não era raro na época que se um piloto derrubasse outro, tentasse pousar para pegar algum souvenir ou prova do abate, principalmente se isso fosse seguro, bem atrás das próprias linhas.

Saburo Sakai volta para base em voo de 8 horas com duas balas na cabeça

O que aconteceu a seguir aparece contado no livro “RCAF War Prize Flights, German and Japanese Warbirds Survivors” de Harold Skaarup. Não que seja exatamente a verdade, mas aparece nesse livro.

O piloto alemão deve ter se sentido seguro ao fazer o que fez, um pouso assim em local desconhecido podia ser perigoso e ainda podia acarretar a perda do próprio avião por avaria ao pousar. A perspectiva de capturar alguma medalha, a arma do piloto ou outro objeto de algum valor fez ele se arriscar.

O alemão estaciona seu avião e desce para checar o IL-2 abatido porém seu piloto não estava mais na cabine. Escondido nas árvores, Kuznetsov assistia tudo. Foi neste momento que com a adrenalina ainda correndo forte pelas suas veias, começou uma corrida louca até o avião do alemão, que provavelmente estava em funcionamento.

Colocando-se aos mandos do caça alemão Kuznetsov teve apenas que acelerar e sair voando. O piloto alemão ficou tão perplexo que apenas ficou parado assistindo a cena bizarra. Provavelmente já estaria pensando na desculpa que daria para explicar porque chegou de volta a pé…

Missão: volta para casa

Uma coisa é escapar, outra coisa é pousar num aeródromo russo com um avião alemão! Sem falar no perigoso percurso por território amigo num avião inimigo. Depois de escapar do cativeiro e da morte certa, agora corria o risco de morrer pelas mãos dos seus compatriotas.

Por algum motivo ele conseguiu e pelo feito heroico foi condecorado. Dois anos mais tarde não teria tanta sorte, cegado por um ferimento de um tiro de canhão antiaéreo teria conseguido pousar seu novo IL-2, mas depois disso, não se soube mais nada da vida do nosso herói.

Fonte: O piloto russo que roubou o avião de um alemão que acabara de abatê-lo

Il2-çs

Me109-F4-JG53-(B1+-)-(B2+-)-and-(B8+-)-248f

Piloto Michail Gavrilov , documentos e avião achado nos pantanos russos 2 guerra mundial 5

Piloto russo rouba avião alemão e evita ser capturado

stark


We have a Hulk ;-)


Post navigation