rosalia-lombardo-46

No ano 1920, na ilha de Sicília na Itália, a pequena Rosalia Lombardo fechava seus pequenos olhos e não os voltaria a abrir. A pneumonia levou a pequena menina de apenas 2 anos de idade. Seu pai ficou tão arrasado que contactou um homem chamado Alfredo Salafia, famoso experto taxidermista, para pedir-lhe que preservasse o corpo de Rosalia.

Eu pessoalmente tenho filhos e posso compreender o tamanho da dor do pai da menina, o senhor Mario Lombardo. Rosalia era uma menina absolutamente linda. Salafia aceitou o trabalho e realizou em Rosalia seu melhor procedimento até o momento. O procedimento foi tão bem feito que o resultado é uma menina que parece repousar pacificamente como se o tempo simplesmente tivesse parado de passar, uma verdadeira “bela adormecida”.

Rosalia foi das últimas a serem admitidas nas catacumbas Capuchinas de Palermo na Itália onde está até e hoje e pode ser visitada. O fato de ser uma das mais bem conservadas múmias do planeta é só parte do interesse que desperta nos visitantes, há quem jure que Rosalia abre e fecha seus olhos!

Inclusive há uma série de fotos que aparentemente mostram a pequena Rosalia abrindo seus olhos uns milímetros e logo os fechando.

A teoria

Ninguém tem uma explicação definitiva, mas se pensa que mudanças de temperatura nas catacumbas possam causar algum tipo de processo de dilatação e contração nos globos oculares, que alias, estão intactos! Seus pequenos olhos azuis chegam inclusive a brilhar em alguns momentos, dependendo do ângulo de incidência da luz.

O curador das catacumbas capuchinas, Dario Piombino-Mascali, tem uma teoria diferente. Ele pensa que é apenas uma ilusão de ótica causada pelo ângulo da luz que entra por uma janela próxima. Dependendo da hora do dia a luz muda seu ângulo causando a impressão de que Rosalia abre e fecha os olhos várias vezes por dia.

Ele argumenta ainda que descobriu estas mudanças quando por acidente Rosalia foi mudada de lugar em 2009. Foi nesse momento que descobriu que a menina não tem os olhos completamente fechados.

A fórmula

Um mistério que ainda não tinha sido resolvido em relação a Rosalia era a fórmula usada por Salafia para conseguir tão excelentes resultados que se mantém intactos por quase um século. Piombino-Mascali teve que seguir o rasto dos parentes de Salafia até achar os documentos e anotações originais!

Normalmente o processo inclui a remoção de todos os órgãos internos, no caso Rosalia tem todos os seus órgãos. Em lugar disto, Salafia fez pequenas incisões injetando uma fórmula que incluía formol, zinco, sais, álcool e ácido salicílico. Cada elemento por separado tinha um efeito esperado que no geral criava um equilíbrio. O elemento chave era o zinco que teve o efeito de petrificação.

A “bela adormecida” é uma das mais de 8 mil múmias que ainda descansam nas catacumbas capuchinas de Sicília, e de longe, a melhor conservada.

Bónus

Existe uma lenda urbana no México, a lenda da Pascualita. A Pascualita é uma manequim de uma loja de noivas em Chihuahua no México. Diz a história que Pascualita era a filha dos donos de uma loja de vestidos de noiva. Prestes a se casar Pascualita é mordida por uma aranha viúva negra e morre. A história diz que foi tão dolorosa para a família a morte dela que os pais decidiram preservar o corpo da filha. Em algum momento concordaram que seria uma boa ideia expor a Pacualita com vestido de noiva na loja que eles tinham. Quando o público viu-a por primeira vez não conseguiam acreditar no quão real era a manequim e logo começaram a circular histórias. Alguém achou que era muito parecida com a filha falecida dos donos da loja além de que, para ser só um manequim, era muito realista.

Dai para frente se formou toda uma lenda que é mantida e alimentada até hoje pelos donos atuais da loja que chegam a cobrir a manequim quando estão trocando as suas roupas como se quisessem esconder a “virtude” da moça. Seja como for, se você rodar a internet lendo histórias da Pascualita ninguém chega a uma explicação totalmente satisfatória. Quem sabe um dia se possa fazer uma análise dela para saber ao certo. Por enquanto ficamos só com a lenda da bela noiva cadaver 😉

RosaliaRosaliaRosaliaRosaliaRosaliaRosaliaRosaliaRosaliaRosalia

pascualita

pascualita

pascualita

pascualita

Fonte: Rosalia Lombardo: The Mummy That Blinks | Amusing Planet

Rosalia Lombardo, a múmia que parece piscar os olhos!

stark


We have a Hulk ;-)


Post navigation