ee-t1-osorio

Conheça a impressionante história do tanque de guerra nacional EE-T1 Osório, que um dia bateu os tanques da França, Inglaterra e USA, e que não foi para frente porque o Tio Sam além de não saber perder é invejoso.

A empresa que o desenvolveu era a Engesa (que faliu), e que já fabricava tanques nos anos 70 e 80, e os vendia para toda América latina e tendo vendido tanques até para o Iraque os quais atuaram em situação de guerra real (guerra Iraque-Irã). No começo dos 80 a empresa viu a oportunidade de vender um MBT (Main Battle Tank) para a Arábia Saudita que buscava modernizar seu exército e contava para isso com muito dinheiro. Originalmente compraria os tanques Leopard 2 da Alemanha, mas o governo da Alemanha barrou a venda alegando que não podia vender tanques de ultima geração para países fora da OTAN.

Ai a Engesa viu a chance, desenvolveu então um protótipo para apresentar à Arábia Saudita, e se escolhido, entraria em produção. Os engenheiros da empresa rodaram o mundo buscando as tecnologias que equiparia o futuro MBT e que estivessem dispostos a negociar. O tanque se chamaria Osório em homenagem ao general de cavalaria e patrono da arma de cavalaria do exército.

Osorio EE-T1

Em 1987 o protótipo final para ser testado pela Arábia Saudita estaria pronto para enfrentar os seus concorrentes em testes feitos no mesmo deserto da Arábia.

Os testes seriam feitos por tripulações da Arábia, e constavam de rodagem em rodovia e deserto, consumo, resistência do motor, superação de obstáculos, andar em planos inclinados, substituir lagartas em 40 minutos, testes de tiro com alvo móvel e estático à distancias de até 4 kms e se tudo isto não fosse pouca coisa, tinha que andar de ré e rebocar outro tanque de até 35 toneladas por 15 kms. O Osório fez tudo isto e ainda rebocou o tanque americano (bem mais pesado). No final sobrou o Osório e o Abrams americano.

Os Arábes “All in all” davam como vencedor ao Osório, que além do mais era mais barato, o que gerou um entusiasmo geral aqui no Brasil. No seguinte ano também teria um bom desempenho em outro teste, desta vez para os Emiratos Árabes.

Porém no meio disto tudo o Iraque invadiria o Kuwait e na corrida o fornecedor que tinha os tanques para pronta entrega eram os americanos. No final da história, a Arábia Saudita comprou o M1 Abrams inviabilizando a produção do Osório. Um negócio de bilhões de dólares.

ee-t1-osorio

Deste ponto até a falência da Engesa poucos anos depois, houve um cúmulo de fatores, desde o elevado investimento, a falta de contratos de venda, a falta de dinheiro do governo para comprar os Osórios (depois acabaria gastando milhões e comprando tanques usados), uma suposta intervenção de USA na jogada para destruir a concorrência (o que é normal acontecer entre concorrentes para falar a verdade) e fatores de geopolítica, aonde alguém sempre deve algo a alguém e acaba cobrando favores.

Então foi fechar as portas e chorar, e sonhar o que poderia ter sido uma industria forte. Por ai diz que nos anos 80 o Brasil era o 10o produtor e exportador de armamento, hoje essa industria (a brasileira) ainda existe mais…

Conteúdo original do Instigatorium.

Fontes: Wikipedia, Jalopnik, Exército Brasileiro.

SAMSUNG osorio11 osorio12

 

Saiba como um tanque de guerra nacional bateu em todos os concorrentes. EE-T1 Osório.

stark


We have a Hulk ;-)


Post navigation


  • MAUMAU

    AMERICANOS FELO DA PUTA!!!KKKK

  • Oficial decadente

    Fui oficial do exército brasileiro durante 30 anos! este sem dúvidas foi o melhor tanque já fabricado no mundo! sua capacidade em todos os aspectos era fenomenal! hoje o Brasil batiza narcóticos, falsifica a gasolina e exporta gays para o mundo!

    • herley

      uma pena ver uma empresa boa, grande, brasileira tendo que fechar as portas quando tudo da errado. contudo, sempre vao tentar derrubar você. e vao conseguir… você é capaz de se levantar quantas vezes?

    • Fabiano Muniz

      Pena que a ditadura militar foi tão corrupta que quase entregou de presente o Brasil pros gringos.Hoje o PSDB tenta fazer o mesmo.

      • Isma

        Ao contrário do PT que deixou o pais uma maravilha, né amigão?

      • FERNANDO

        PENSE ANTES DE FALAR DO QUE NÃO SABES, ESTUDE,TOME CONHECIMENTOS E FAÇA COMENTÁRIOS INTELIGENTES, NÃO QUERO CRIAR POLEMICAS, SERÁ QUE FIZESTES AO MENOS O ENSINO MÉDIO

      • celso

        Va estudar OOOOOOO. Não conhece nada da historia do Brasil.

  • Julio Ricardo

    Muito interessante. Fiquei impressionado com a reportagem do blog. Se pudéssemos tê-lo fabricado à época teríamos um importante polo industrial. Hoje, talvez, necessite mudanças para aperfeiçoar o projeto, mas com certeza há muito de tecnologia no tanque Osório original. Coisas da geopolítica…

  • sergio de abreu viana

    Infelismente da vontade de chorar o pais carente como o brasil em tecnologia de ponta perder um projeto tecnológico desses isso é típico da mente dos políticos brasileiros, e ainda querem uma cadeira permanente no conselho de segurança podem esquecer ou o brasil se desenvolve em tecnologia ou ficaremos como estamos o pais do futuro.
    Se eu fosse o presidente da república mandaria, mandaria que o tanque fosse reabilitado e construído para o exército brasileiro, o importante não é só construir o tanque é a agregação de tecnologia que isso vai nos dar para a indústria brasileira, capacitação de nossos engenheiros, empregos em geral e empregos de qualidade para finalizar só tenho que lamentar mas já estou acostumado com o brasil onde quase nada dá certo.

  • Pingback: Saiba como um tanque de guerra nacional bateu em todos os concorrentes. EE-T1 Osório. | Viciados Online()

  • william haddad

    e eles não estão certos? errado somos nós…que devemos no impor no cenário mundial….pois até de nanicos e anões somos chamados….no panorama político mundial….POSTURA BRASIL POSTURA….

  • dc

    O Brasil será uma grande potencia tecnológica daqui a 20 ou 30 anos. Antes tarde do que nunca. Pra quem duvida, foi assim com a Índia que após investir em educação superior o obteve.

  • general aposentado

    Ate os tanques do hitler teriam batido nos tanques!
    Ate os meus!

  • sergio pereira

    Ja vi de tudo no Brasil
    Ja nmorei nos EUA e odiei
    Mais de tanto estudar politica, a unica coisa que eu penso agora e que minha geladeira estaja bem cheia de tudo que eu gosto
    Infelizmente sou obrigado a pensar assim ja que quando eu informava alguns acontecimentos para a populacao ela me crucificava
    Penso so na minha barriga e que se foda o brasil!!

    • SeuJaime da Bolsa

      Adorei a resposta! estou na fase de comprar as coisas para botar na geladeira…

  • hugo

    Safado foram os que destruiram a industria nacional com corrupçao, deve ter rolado muito dolares .

  • Luk

    petição https://secure.avaaz.org/po/petition/Presidenta_da_Republica_Dilma_Rousseff_Nos_pedimos_a_volta_da_producao_do_Tanque_Osorio/?pv=12 se ainda houver chances do blindado voltar a ser produzido o melhor jeito de voltar atrás é por aqui! mostrando oque o Brasil quer aos nossos representantes

  • Pingback: Os 10 melhores posts de 2014 no Instigatorium - InstigatoriumInstigatorium()

  • Estudante Interessada

    Este link é sobre Tanque de Guerra.
    Estamos discutindo sobre a história do nosso país..
    #VAMOSPENSARNAHISTORIANACIONAL
    DAÍ PEnsamos em discutir sobre partidos politicos!
    obrigada!

  • Esqueceram de dizer que o presidente Collor não foi assinar o contrato com o Rei da Arábia o que deu margem para os americanos empurrarem um tanque beberrão chamado abrams, e de que o nosso país nem tem mais os projetos originais e acabamos comprando tanques usados que perderam para o Osório…

  • Dado Costa

    General o Sr. estava na ativa nessa época ? e com todo respeito que tenho a um General pq as Forças Armadas aceitaram caladas uma agressão a uma empresa totalmente nacional.

  • Matheus Carvalho

    Que pena que ele não foi construído, mas ainda não entendo o motivo do Exército Brasileiro não ter construído o Osorio depois da falência da Engesa, eles possuem um protótipo, poderiam fazer engenharia reversa e adaptar o tanque pra ser usado hoje, mas preferiram comprar tanques alemães.

  • navarro

    Temos coisas na vida que optamos por amar, uma delas é o Brasil, a vida é feita de escolhas se não resistirmos pelo nosso torrão, aqueles a quem amamos se tornarão escravos. Permaneço inabalável no amor a pátria e a serviço do povo. Um dia aqueles que lutaram pelos ideiais de liberdade não desistiram de mim. Brasil acima de tudo!!!abaixo apenas de Deus.

  • Wagner Martins

    os americanos sempre foram os piores, o próprio m1a1, só eles dizem que é o “melhor” do mundo, porém um rpg-9 o abriu no meio como se fosse nada, bastou só 1. isso não é estranho? não, até mesmo o T-72 aguentou melhor o mesmo modelo de rpg, ficando apenas imobilizado, porém suportou e não arregaçou no meio igual ao blindado americano.

    como diabos querem nomear como “melhor” blindado, uma bosta que nem blindada é? para quem sabe, isso é irritante, mas para quem não sabe, já explico que o m1 só tem blindagem na frente, e a blindagem frontal dele já é inferior ao do T-72, e olha que o T-72 é terrível heim.

    challenger 2, aguentou mais de 70 disparos de rpg, de um modelo de rpg muito mais poderoso, e voltou para base andando, não preciso falar mais nada.

    os T-80 e 90, além de terem um poder de fogo mais penetrante de o canhão do m1, ele também consegue subir colinas de 50 graus, andar em baixo da água, atirar no ar, acelerar como uma moto esportiva como também ultrapassar obstáculos onde NENHUM outro blindado no mundo conseguiu, e o T80 tem uma certa facilidade em tais locais.

    o leopard 2, tem um sistema mais preciso (não falhou em nenhuma demonstração), tem uma blindagem superior a grande maioria e um alcance brutal.

    enquanto o m1a1 encalhou em uma RAMPA de 40 graus, a torre externa as vezes o cano pula fora durante o calor da batalha, e os soldados precisam colar ela de volta e torcer que dê certo (isso tem até filmagem), ele errou o alvo em algumas apresentações e entupiram os ouvidos do povo com justificativas, eles não conseguem atingir altas velocidades como dizem chegar, a aceleração dele é a pior entre os MBT desde os anos 70 até hoje, e a blindagem dele para quem sabe e entende é a mais fraca entre as nações grandes.

    e como infernos vão dizer que essa PORCARIA do m1a1 vai ser o “”””melhor”””” do mundo? desculpa a irritação mas… definitivamente, vão tomar no cu!