170308111858-01-denmark-world-war-two-plane-exlarge-169

A Europa é um museu a céu aberto. Há tanta historia enterrada que encontrar objetos históricos é bastante fácil. Basta fazer como este menino de 14 anos, sair por ai com um detector de metais, e quem sabe, você ache um caça da segunda guerra mundial!

Um adolescente na Dinamarca encontrou um caça da segunda guerra mundial enquanto fazia um trabalho de pesquisa para a classe de historia. Não somente isso, os restos do piloto ainda estavam no avião.

A historia

Tudo começou porque Daniel Kristiansen de 14 anos precisava fazer um trabalho de historia para a escola. Queria fazer algo diferente. Lembrou-se das historias que o seu avô contava sobre um caça alemão que teria caído bem ali, nos fundos da chácara dele.

Mas havia um problema, segundo a historia que o avô contava, pouco depois do caça cair, soldados alemães tinham cercado a área não deixando ninguém chegar perto. É por isto que ele acreditava que os soldados tinham levado o que restou, junto com o corpo do piloto.

Daniel então pegou um detector de metais e saiu para procurar o local da queda junto com seu pai, o que ele achou lá fui muito além do esperado. Daniel achou os restos do caça e não somente isso, também achou os restos do piloto, suas roupas e alguns objetos pessoais.

Veja também aviões perdidos da segunda guerra mundial

Tiveram que pedir uma escavadeira para poder retirar tudo o que acharam. Tiveram que ir até os 7 ou 8 metros de profundidade para retirar todos os restos do caça. Interessante, isso poderia explicar porque os soldados não levaram o corpo do piloto na época. O caça deve ter caído com muita velocidade enterrando-se no chão, fazendo impossível retirar-lo de lá.

Final da historia

Daniel e o seu pai decidiram ligar para as autoridades que imediatamente chamaram um time para descobrir se existem explosivos no local ou munição sem explodir, o que pode ser um risco.

O encarregado do Museu Histórico do Norte de Jutland, Torben Sarauw, disse que graças a que o piloto conserva seus papeis, uma carteira e outros documentos, talvez possa ser possível identificá-lo. É provável que existam os registros dele até hoje. Os alemães eram burocratas bastante eficientes e guardavam registro de absolutamente tudo, inclusive até com o caos do final da guerra, cada baixa, cada material perdido estava registrado.

Outro dado que pode ajudar é que perto do local da queda existia uma base da Luftwaffe para treinamento de pilotos na cidade de Aalborg, inclusive entre os objetos encontrados se encontram uns “vales” de refeição para a cafeteria da base. Se encontrados os registros da base, é provável que exista registro da perda do avião e do piloto.

Conheça os 10 melhores caças da segunda guerra mundial!

Um bom exemplo de como esses documentos existem até hoje pode ser visto neste outro caso de um caça encontrado na Rússia (clique aqui) onde os investigadores acharam os registros do “debrief” da missão explicando exatamente o que aconteceu ao piloto perdido.

De que modelo de caça se trata?

Inicialmente o link da CNN fazia referência a um “jato” descoberto na Dinamarca, porém em nenhum dos textos que li tem referência ao tipo do caça encontrado. Numa parte da matéria da CNN se especula que possa ser um Messerschmitt e só.

Mas, se observamos a foto a seguir (logo embaixo), Daniel aparece do lado de uma peça grande do caça, essa peça é um motor a pistão e não a jato. Se comparado com a foto que segue, que é do caça achado na Rússia, vemos que é o mesmo tipo de motor, um Daimler-Benz, usado pelos Messerschmitt 109, o caça mais famoso e mais comum na Luftwaffe. Pelo ano da queda do avião, 1944, é provável (especulo), que tenha sido da série G.

Seja como for, vou ficar de olho nas noticias, quando sair a confirmação das informações eu volto aqui para contar.

caça da segunda guerra mundial

002840029-db-engine-me-109-uffz-wollmann-recovered-from-russia

caça da segunda guerra mundial

caça da segunda guerra mundial
Mistério, quem são Eva e Edith?

caça da segunda guerra mundial

me109
Messershmitt 109

Fonte: Boy finds WWII jet with pilot’s remains in cockpit – CNN.com

Um adolescente encontra um caça da segunda guerra mundial e o piloto ainda estava no cockpit

stark


We have a Hulk ;-)


Post navigation


  • Ótimo artigo, este site está nos meus favoritos mesmo tando tão pouca frequência nas publicações

    • Stark

      Olá tudo bem Bolsonaro 😉 uma honra! hehe

      Muito obrigado pelo comentário. Infelizmente o que você fala é verdade, a frequência de postagem tem diminuído bastante em função de compromissos que tenho tido. Também não é do estilo do blog postar copiando e colando e com baixa qualidade… enfim, muito obrigado pelo comentário, dá muito animo e energia para continuar.

      Grande abraço!