15 curiosidades dos 100 anos da Copa América

Este ano se cumprem 100 anos da Copa América, cuja primeira edição se jogou em 1916. É o torneio de seleções mais antigo do planeta. O Instigatorium vai mostrar algumas curiosidades que aconteceram ao longo de tanta historia.

Antes de começar é bom saber que na época em que o juiz apitava de paletó e se chamava “referee”, a Copa América não se chamava assim, era chamada de Campeonato Sul Americano de Seleções. A primeira edição se jogou na Argentina e teve somente 4 seleções convidadas.

Vejamos então mais curiosidades destes 100 anos da Copa América.

1. Quando nesta sexta feira (3/6) começar a rolar a bola será o inicio de uma Copa América especial para celebrar os 100 anos da competição. Em 1916 a copa se celebrou apenas com 4 seleções que jogaram no regime de todos contra todos, ou seja, por pontos. O Uruguai chegou ao último jogo com a Argentina com 1 ponto de vantagem. O jogo terminou empatado e o Uruguai foi o primeiro campeão da copa. Neste mesmo evento se formou a Confederação Sul Americana de Futebol.

2. De lá para cá já foram jogadas 45 edições do torneio. No começo era para ser jogado anualmente, mas logo se comprovou muito difícil de cumprir. Durante um tempo foi anual, mas já teve um período de 6 anos sem copa, en 1929 e 1936.

3. Em 3 edições a copa não teve uma sede fixa, se jogou ida e volta parecido a como se joga hoje a eliminatória. Foi nos anos 1975, 1979 e 1983.

4. Uruguai é a seleção que mais ganhou a Copa América, num total de 15. Segue a Argentina com 14 e o Brasil com 8.

5. As maiores goleadas históricas ocorreram em 1942 quando a Argentina fez 12 a 0 no Equador. Em 1975, também a Argentina goleou a Venezuela por 11 a 0. O Brasil também foi protagonista desta historia, em 1949 goleou a Bolivia 10 a 1.

6. A Argentina é a segunda seleção com mais copas ganhas porém está em dívida desde 1993, isso mesmo, 23 anos sem Copa América. Na última edição no Chile chegou até a final e perdeu para o dono de casa.

7. A seleção que recebeu mais gols na história da Copa América é o Equador. Em 27 participações recebeu 301 gols.

8. Os maiores artilheiros históricos da competição são um Argentino e um Brasileiro, Norberto Nuñez e Zizinho com 17 gols.

9. Brasil, Colombia e Uruguai ganharam a copa jogando em casa. A Colombia ganhou apenas uma, o Brasil 5 e o Uruguai 7 copas em casa.

10. O jogo mais longo já disputado na Copa América aconteceu em 1919 no Brasil. No jogo final o Brasil enfrentou o Uruguai. Depois do empate nos 90 iniciais se jogaram mais dois tempos de 15. Como o empate persistiu se jogaram mais dois tempos de 15. No total os jogadores estiveram em campo 150 minutos! Exato, não existiam os pênaltis ainda!

11. Ser juiz de futebol nunca foi legal. Durante a primeira Copa América havia falta de juízes e a final do torneio teve que ser apitada pelo treinador da seleção chilena.

12. Equador e Venezuela são as únicas seleções que nunca ganharam a Copa América. Chile, que nunca tinha ganhado uma, foi campeão da última edição. Colombia e Bolivia ganharam uma vez. Paraguai e Peru duas.

13. A Copa América é o único torneio continental do planeta onde não existe eliminatória prévia. É jogada pelas 10 seleções sul americanas mais duas seleções convidadas.

14. Falando em seleções convidadas, a Espanha foi convidada para a edição de 2001, mas os espanhóis acabaram falando “gracias, pero no gracias” e não vieram alegando que não queriam interromper as férias dos seus jogadores. Já jogaram como convidados as seleções de Honduras, Estados Unidos, México, Costa Rica e Japão.

15. Uma curiosidade bem curiosa mesmo. Tanto Pelé como Maradona nunca ganharam a Copa América. Essa você não sabia! Nesta edição vai participar o Messi que em 3 participações nunca pode ganhar o torneio com a Argentina.

Bonus: O último jogo da copa de 1916 teve que ser suspenso por um incêndio que se desatou no estadio G.E.B.A. de Buenos Aires (que ainda existe) que era de madeira. O incêndio começou de uma confusão entre os torcedores. Ehh amigo, esse negocio de violência já existia naquela época.

Bonus 2: O Uruguai foi a primeira seleção a ter negros jogando. Durante a primeira copa alguém não identificado do Chile denunciou que o Uruguai tinha “profissionais africanos” na sua seleção. Na época o futebol era amateur e por tanto ter profissionais era contra as regras. Tudo ficou solucionado quando o presidente da Associação de Futebol do Chile se apresentou para aclarar a situação. Uruguai tinha ganhado do Chile 4 a 0 com dois gols do Isabelino Gradín, quem mais tarde seria sensação jogando pela seleção uruguaia nas olimpíadas de 1924 e 1928 conquistadas pela celeste.

Curiosidade para finalizar: O Brasil viajou a Buenos Aires para disputar a primeira Copa América por trem. Demorou 6 dias e no trecho final pegou navio. Eram outros tempos.

Fonte: 15 datos curiosos de la Copa América | CNNEspañol.com e também nesta outra fonte aqui.

primeira copa america 1916

Incêndio do estadio e jogo final adiado para o dia seguinte.

primeira copa america 1916

Foto do primeiro jogo de uma Copa América na historia, Uruguai e Chile.

primeira copa america 1916

Seleção campeã, Uruguai. Isabelino Gradin de pé a esquerda da foto.

primeira copa america 1916

Foto do jogo entre Brasil e Argentina. Uma curiosidade, o Brasil jogou com uma camisa verde e amarela em franjas verticais.

primeira copa america 1916

Arthur Friedenreich foi a primeira lenda do futebol brasileiro, jogou a copa de 1916. Apelidado “El Tigre” ou “Fried” se diz que chegou a mais de 1000 gols na carreira. Acabou comandando uma unidade militar durante a revolução constitucionalista de 1932 e terminou a carreira como futebolista em 1933.

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...