7 Curiosidades sobre a missão Apollo 11

O dia 21 de julho de 1969 o homem pisava a lua e com isso culminava um processo que começou quase 10 anos antes em 1961 no famoso discurso de J.F. Kennedy quando disse: “Eu acredito que esta nação deve comprometer-se em alcançar a meta, antes do final desta década, de pousar um homem na Lua e trazê-lo de volta à Terra em segurança.

Desse ponto em mais todos os esforços foram feitos, a NASA começou a receber rios de dinheiro, cada ano mais que o anterior, ate o ponto mais alto na sua historia que foi no exato ano do lançamento da Apollo 11.

De la para cá o orçamento despencou (veja gráfico no final do post) e hoje é menor ao orçamento que tinha em 1961 para você ter uma ideia. Depois tem gente perguntando porque nunca mais fomos para a Lua… Enfim, aquele dia Neil Amstrong deu seu famoso passo e disse: “é um pequeno passo para o homem, mas um enorme salto para a humanidade”.

Curiosidades

1- A missão deixou para trás uma placa que incluía a mensagem “Aqui homens do planeta terra colocaram o pé por primeira vez na Lua.”

2- Aldrin pediu um momento de silêncio a todos ouvindo a transmissão, e em seguida realizou em silêncio uma cerimônia de comunhão, ingerindo pão e vinho.

3- Amstrong e Aldrin caminharam um total de 2:45 minutos.

4- O foguete que levou os três astronautas à Lua era o Saturn V, desenhado por um alemão, Wernher von Braun, quem também desenhou a V2 para Hitler.

Talvez você queira ler também sobre a V2 a super arma de Hitler

5- O Saturn V foi o maior foguete jamais construído, tinha 111 metros de altura.

6- O computador de bordo da missão Apollo 11 tinha apenas 1 Mhz de velocidade e a tela era parecida a de uma calculadora. Para ter uma ideia, qualquer computador na época da virada do 2000 tinha por volta de 200 vezes essa capacidade de processamento.

7- Além da placa e a bandeira nacional dos Estados Unidos os autronautas deixaram alguns aparelhos científicos, entre eles um refletor de raios laser que é usado ate hoje como prova de que o homem esteve na Lua.

apollo11 Earth Rising Above the Moon Apollo_11 Apollo 11 Neil_Armstrong Apollo 11 eagle Apollo 11 bandeiraNASAgraph

Bônus teoria da conspiração

Para quem chegou ate aqui 😉 dois vídeos que seriam documento de que a NASA foi ate a Lua para comprovar outra coisa, a existência de estruturas artificiais. Obviamente é muito polêmico isto até porque a informação vem do famoso J.J. Benitez, mas eu avisei, é teoria da conspiração, então vejam.

Uma entrevista com Benitez e mais imagens.

Fontes aqui, aqui e aqui.

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...