7 dos mais sangrentos atentados terroristas de Pablo Escobar

Este ano se cumprem os 25 anos da morte do famoso traficante Pablo Escobar. A esta altura do campeonato e graças a serie Narcos, creio que todos já tem uma ideia deste distinto personagem que mora na parte obscura da historia da Colômbia. Mas você sabia que ele cometeu centenas de atos de terrorismo com bomba? Pois é, conheça 7 dos mais sangrentos atentados terroristas de Pablo Escobar.

Pablo Escobar criou um império multimilionária traficando drogas. No caminho, entrou em guerra com quase tudo mundo, dentre eles, outros traficantes, a policia, a população, políticos e ate declarou guerra aberta ao próprio estado colombiano. Milhares de pessoas morreram durante esta etapa sangrenta.

atentados terroristas de Pablo Escobar

Vamos então aos 7 dos mais sangrentos atentados terroristas de Pablo Escobar

1- “El patrón”, como era conhecido, tem no seu longo historial nada menos que 623 atentados terroristas. O alvo preferido destes atentados era a própria policia da Colômbia. Centenas de policias foram mortos em atentados de Pablo Escobar. “El patrón” pagava ate 4500 dólares por cada oficial morto.

atentados terroristas de Pablo Escobar

2- Durante o período que vai de 1988 a 1993 e somente em 15 atentados terroristas, Pablo Escobar e o seu bando acabaram com a vida de 105 pessoas. A imprensa local assegura que o numero de atentados entre essas datas foi de mais de 200, causando a morte de ao redor de 5500 pessoas.

3- Em 1984 o ministro de justiça, Rodrigo Lara Bonilla, foi assassinado por sicários enviados por Pablo Escobar. Lara Bonilla havia iniciado uma dura campanha contra o narco trafico. Este assassinato é considerado o inicio da longa guerra que terminaria em 1993 com a morte do “patrón”.

4- No mesmo ano de 1984 Escobar foi expulso do Congresso nacional onde tinha ganhado uma vaga. Escobar nunca perdoou que os politicas o esnobaram. Por isto iniciou uma guerra contra o estado da Colômbia. Entre os vários atentados figura um contra o Departamento Administrativo de Segurança (DAS) em Bogotá no ano 1989, que resulto na morte de 70 pessoas e uns 700 feridos.

atentados terroristas de Pablo Escobar

5- Dentre a longa serie de atos terroristas, o Cartel de Medelim também realizava sequestros. A finalidade era conseguir recursos para financiar a guerra contra o estado e ainda causar mais terror. O mais famoso destes sequestros foi o do filho do ex-presidente Misael Pastrana (1970-1974), Andrés Pastrana. Na época, candidato a prefeitura de Bogotá.

6- Na lista de assassinados por Pablo Escobar estão Enrique Low Mutra (ministro de justiça), Guillermo Cano Isaza (diretor de jornal), Diana Turbuay (jornalista) e Luis Carlos Galán Sarmiento (candidato presidencial).

7- Mas o pior de todos os atentados realizados por Pablo Escobar foi o voo 203 de Avianca em 1989. Uma bomba colocada no avião incendiou os vapores num dos tanques de combustível vazio causando uma explosão que partiu o avião em dois. As 110 pessoas a bordo morreram e ainda mais 3 quando os destroços atingiram o chão. Pablo Escobar, no auge do seu poder declararia que o alvo era o candidato a presidência César Gaviria Trujillo que não se encontrava no avião.

atentados terroristas de Pablo Escobar

Estas foram 7 dos mais sangrentos atentados terroristas de Pablo Escobar. Deixa um comentário!

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...