A histórica batalha de Zama recriada com mais de 26 mil bonecos Playmobil

Eu era daqueles que achava que brincar com um Playmobil era muito melhor que video game. Mas isso foi em outra época… numa época em que não existia o Play 4. Um colecionador francês usou 26 mil bonecos Playmobil para recriar a histórica batalha de Zama e isso é muito legal não somente pelas peças de Playmobil mas também pela historia mesma.

Jean-Michel Leuillier parece saído dessa gloriosa época em que a gente de fato sentava no chão para brincar com bonequinhos que logo serviam de armadilhas para os pês dos nosso pais 😉 Ele é o maior colecionador de Playmobil do mundo e por este motivo queria bater outro recorde, o de maior diorama feito com bonecos da Playmobil.

Jean-Michel escolheu como tema para o diorama a histórica batalha de Zama do ano 202 AC. O homem além de fissurado em Playmobil deve ser fã de historia com certeza. Ocupando 250 metros quadrados do ginásio de Heyrieux, o diorama reproduz a batalha onde cartagineses e romanos decidiram o destino da civilização ocidental e influenciou a historia até hoje.

Curiosidade histórica, batalha de Zama

O diorama em se já é algo impressionante, mas a escolha do motivo a representar também é. A batalha de Zama foi um daqueles eventos históricos que mudam a historia para sempre. O mundo não teria se desenvolvido da mesma maneira, talvez a Europa como a conhecemos não tivesse existido se Roma não tivesse ganho aquela batalha contra o famoso general Cartaginês Anibal Barca.

Anibal é tido até hoje como um dos maiores gênios militares da historia. Invadiu a Itália a teve Roma em xeque por 15 anos. Um feito que ninguém igualaria e se passariam séculos até que a peninsula itálica fosse novamente pisada por um exercito estrangeiro.

Na batalha de Zama, Cipião o Africano foi o general romano que esteve a altura do gênio de Anibal. Os romanos tinham sofrido derrota após derrota por 15 anos. Cipião decidiu invadir a África, local aonde estava a capital, Cartago. Na batalha decisiva Anibal alinhou seus elefantes de guerra, porém os romanos tendo se acostumado com estas feras aguardaram a hora em que os elefantes carregaram contra a suas linhas para começar uma gritaria insuportável e usando trombetas de guerra conseguiram assustar algumas das vestas causando danos a própria cavalaria de Anibal.

Meia batalha foi ganha nesse ponto. Quando a cavalaria de Cipião voltou para a batalha depois de perseguir a cavalaria de Anibal, este soube que tudo estava acabado e se retirou.

Nessa eterna luta entre ocidente e oriente, o ocidente firmou novamente as bases da futura civilização europeia. Desde o rei Leônidas e seus 300, ou desde a batalha de Maratona não se via uma vitoria militar com tanto peso histórico.

Boa escolha a do Jean-Michel, 26 mil peças de Playmobil bem usadas, porque além de bater um recorde contam um pedaço importante da historia do mundo.

Playmobil

Legiões romanas e elefantes cartagineses

Playmobil

Os elefantes remanescentes foram eliminados com lanças pelos romanos

Playmobil

Detalhe das disciplinadas legiões romanas

Playmobil

Fonte: G1 – Colecionador recria batalha com mais de 26 mil bonecos Playmobil – notícias em Planeta Bizarro

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...