A “Progress” vai cair hoje a noite mas não onde você queria

Depois de muita noticia sensacionalista e de princípios de histeria na imprensa finalmente a nave russa Progress vai cair provavelmente no mar. Com o passar dos dias o possível local da queda foi mudando na medida que eram recolhidos dados novos.

Hoje segundo o site apollo11.com os expertos determinaram onde vai cair a Progress. Em comunicado no seu site aguardado impacientemente aqui no Brasil, os expertos disseram que a nave não vai cair em Brasilia e sim em algum lugar perdido ao longo da costa oeste dos Estados Unidos. A reentrada na atmosfera ocorrera quando a Progress estiver orbitando por cima da costa leste da África, sobrevoando praticamente toda a Asia e (o que sobrar dela) indo se espatifar entre o Alasca e a Califórnia. Tudo isto vai acontecer por volta das 22 horas de hoje.

O site russo Russia Beyond the Headlines saiu a desmentir as informações que apareceram na imprensa falando que pedaços de entre 700 quilos e 3 toneladas cairiam, porém está previsto que a nave Progress se desintegre na reentrada e somente alguns pedaços pequenos atinjam a superfície da terra. Se quiser saber mais sobre isto pode ler o excelente post do Cardoso no Meiobit onde ele explica qual é a possibilidade de um pedaço da nave cair no telhado da tua casa, ou seja, quase nulas.

As naves Progress são o orgulho da industria aerospacial russa, em quase 4 décadas de serviço apenas registra um acidente. Esta nave é totalmente automática e é usada para levar suprimentos para a ISS.

Progress

Previsão anterior…

forec_40619u_7mai_update_1_20150507-114227

Previsão atual

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...