Arqueólogos descobrem magníficos mosaicos da era grega numa antiga localidade chamada Zeugma. Esta cidade fica na Turquia perto da fronteira com a Síria. No final do post colocamos todas as fotos destas incríveis obras de arte.

Zeugma era uma cidade grega que foi fundada ao redor do ano 300 antes de Cristo por Seleuco I Nicator. Seleuco era um dos generais de Alexandre Magno, que ao morrer jovem, deixou um vasto império que ia desde o rio Danúbio na Europa, ate a Índia e desde o Cáucaso até o Egito. Tão vasto império era tão rico quanto difícil de governar por uma única pessoa e é por isto que cada general de Alexandre ficou com uma parte dele, Seleuco ficou com a Turquia e a Síria.

Nos seus melhores anos a cidade chegou a ter uma população de cerca de 80.000 habitantes, o que para a época era uma muita coisa, acredite. A sua estratégica situação (veja o mapa), contribuiu para o sucesso comercial da cidade e é exatamente este fator que explica a quantidade e qualidade dos mosaicos encontrados.

Hoje em dia Zeugma esta sob as águas de um lago artificial, quase 80% da cidade esta coberta pelo lago. Todos estes magníficos mosaicos encontrados pertencem ao século 2 antes de Cristo. Cada mosaico foi construído com vidros em cores diferentes e estão em ótimas condições de conservação.

A escavação começou em 2007 na verdade, mas somente hoje os mosaicos estão sendo desenterrados. Só este ano foram descobertos três novos mosaicos. Na imagem destacada do post podemos ver uma parte de um mosaico que mostra 9 mulheres, sendo elas as famosas 9 musas da mitologia grega. A que está em destaque é Tetis, a musa dos oceanos.

kazialanigenel2Zeugma Mapzeugmazeugma10

Fonte: Arqueólogos desentierran tres antiguos mosaicos griegos en excavación en Zeugma, Turquía | Upsocl

Arqueólogos encontram magníficos mosaicos da era grega

stark


We have a Hulk ;-)


Post navigation