As esculturas hiper-realistas de Ron Mueck

Num mundo onde o sentido da estética e o bom senso se perderam há muito tempo, as esculturas hiper-realistas de Mueck vão em direção oposta ao que propõe a arte moderna, movimento cujas obras são frequentemente jogadas fora confundidas com lixo. É verdade, se não acredita veja o que aconteceu com uma destas obras de arte moderno num museu em Bolzano na Itália.

Nesta guerra entre faxineiros e a arte moderna, só desta vez, a faxineira ganhou. Mas o fato de que a arte moderna não vá parar no lixo mais seguido é uma pena, já que a industria da reciclagem se veria grandemente beneficiada com estes materiais.

Enquanto os personagens do mainstream da “arte moderna” consideram as criações da Yoko Ono o último grito da moda (desculpem!), no lado oposto destas tendências, Ron Mueck permanece mais ou menos ignorado.

Os intelectuais justificam a maluquice da arte moderna dizendo que com o advento da fotografia os artistas tiveram que encontrar outras formas de expressão. Mas Mueck discorda criando obras de um realismo tão grande que é chamado de hiper-realismo.

Conheças as pinturas incrivelmente realistas do russo Shishkin

O mais interessante é que Mueck nunca constrói suas esculturas de tamanho natural. Ele chega a brincar com a escala causando um verdadeiro nó mental em que as vê. Por um lado nossa mente as reconhece como algo (quase) real e se confunde com a escala. O contraste de conceito gera essa estonteante experiência que só arte de verdade provoca.

A chamada “arte moderna” é feita para uns poucos pseudo-intelectuais que veem sentido no que realmente não tem sentido algum, já Mueck quando trouxe suas esculturas ao Mam no Rio de Janeiro em 2014, levou 230 mil pessoas ao museu, no Brasil. Isso é um feito e tanto.

Para finalizar, compara as fotos abaixo das obras de Mueck, com a expressão de “arte moderna” da Yoko Ono, a diferença é gritante (desculpa de novo!).

mueck

mueck

mueck

mueck

mueck

Esta escultura foi feita exclusivamente para a exposição no Rio de Janeiro

mueck

Vi isto aqui.

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...