Cidades fantasma na China

Enormes complexos de apartamentos, cidades completas e ninguém morando lá. São as cidades fantasma na China.

A China constrói, e constrói a passo forçado. Sabemos muito bem que cidades como Shangai e Beijing mudam constantemente, aonde tinha um prédio antigo em poucos meses aparecem arranha-céus. A China hoje consome boa parte do aço do mundo, e todo esse aço em parte vai para a construção.

Há pouco tempo apareceram noticias alarmantes para uns e nem tanto para outros, aonde se mostra a realidade imobiliária na China. Aparentemente há 64 milhões de  imóveis que estão vazios naquele pais. Isso é insano!

Para alguns analistas isso reflete que a economia não esta tão boa por la e para sustentar o crescimento o governo estaria construindo sem parar mesmo sem necessidade. Isto qualquer um admite que seria uma tática suicidada, porém já aconteceu em USA e Europa em 2008, então é possível.

Para outros na verdade seria uma aposta e um plano ousado do governo Chinês para estar preparado para o advento das pessoas que nos próximos anos estariam se mudando do campo para a cidade. Isto explica em parte porque bairros e cidades inteiras estão, não somente com casas prontas, se não que também com toda a estrutura necessária, escolas, hotéis, hospitais, centros comerciais e ate os escritórios governamentais!

Hoje por volta de 700 milhões de pessoas moram nas cidades na China e estimasse que ate o 2020 serão 1 bilhão de pessoas. Ai a coisa faz sentido, porque se em 7 anos 300 milhões de pessoas vão passar a morar nessas cidades, então é necessário estar preparado. Se é assim então os caras são uns visionários. Mas existem um porém é claro. Os imóveis estão sujeitos a especulação e muitos custam muito acima do que um Chinês pode pagar. Outras cidades foram construídas em lugares que ninguém quer ir morar, mesmo com toda a estrutura completa. Para este último problema o governo tenta dar meios de transporte, construir metrô e etc, para poder atrair as pessoas. É assim que muitas começam a apresentar moradores aos poucos, em alguns lugares chega a estar ocupado em até 30%.

Se a opinião dos capitalistas é verdadeira e a China estaria passando a perna em todos nos maquiando sua realidade econômica, então meus amigos, corram para as colinas porque quando esse gigante cair o mundo vai tremer! Se por outro lado não é tudo aquilo, então se preparem porque estamos vendo um nível de crescimento e de planejamento numa escala nunca vista pela humanidade. Seja como for vamos ter que esperar para ver.

Veja agora as fotos, parecem tiradas daquele documentário “O mundo sem ninguém“, são fotos bem eloquentes!

cidadefantasma

cidadefantasma1

cidadefantasma5

Vi algo disto la no Gizmodo e na Veja.

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...