Como foi construído o farol de Kereon na França (Fotos)

Saiba um pouco mais sobre como foi construído o farol de Kereon e ainda ver fotos de como isso era feito lá no começo do século XX. 

Muitos conhecem o farol de Kereon que ficou famoso por uma série de fotos tomadas nos anos 80 durante uma grande tempestade onde o fotografo captou o exato momento em que ondas gigantes rompiam contra a sua estrutura. Se você não sabe do que estou falando clica aqui para ver as fotos.

Veja fotos de como era a vida no farol de Kereon em plena tempestade

O farol de Kereon faz parte de uma serie de faróis existentes na Bretanha (que fica na França, longa historia essa) e que foram construídos para guiar o tráfego marítimo numa das mais usadas rotas marinhas. A área é bem perigosa, além dos rochedos há constantes tempestades que agitam muito o mar.

farol de kereon

Essa região foi um verdadeiro cemitério de navios por centenas de anos. A construção de um farol adicional na área era importante, porém dificuldades como o mar agitado e o dinheiro necessário para a obra atrasaram o empreendimento.

A França fez a do Brasil e deixou rolar até que aconteceu o esperado, uma grande tragédia. No ano 1896 um navio chamado SS Drummond Castle afundou deixando 250 mortos. Ai tiveram que correr atrás colocando os planos para construir o farol de Kereon em tempo recorde.

farol de kereon

A construção começou em 1907 com os fundos doados em parte por um particular descendente de Charles-Marie Le Dall de Kéréon, guilhotinado durante a revolução francesa aos 19 anos de idade. Graças a isto o farol de Kereon ganhou status de monumento.

A construção durou quase 10 anos. O principal fator da demora foram as dificuldades encontradas para construir sobre a rocha La Jument, onde as condições do mar nem sempre eram as ideais. O farol foi finalmente inaugurado em 1916.

farol de kereon

Na época a lanterna do farol era uma chama alimentada por combustível e a manutenção era feita por dois funcionários que moravam no farol. Funcionou desta maneira ate 1972 quando foi transformado a sistema elétrico. Hoje funciona em forma autônoma num sistema misto eólico e de células solares que alimentam baterias.

farol de kereon

O seu rico interior feito em madeiras finas e que fora mantido ate 2004 quando ainda era ocupado, permanece intacto graças a que o sistema de aquecimento e desumidificação está em funcionamento.

O farol de Kereon foi tombado monumento histórico no dia 31 de dezembro de 2015.

farol de kereon


stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...