Ensaio fotográfico mostra tribos em extinção

Vi isto no Literatortura e achei tão bom que não me resisti a compartilhar também aqui. São fotos de um ensaio fotográfico chamado de “Antes que eles desapareçam” e que retrata tribos em extinção de lugares remotos do planeta que estão ameaçados ou que estão em processo de desaparecer. O trabalho é do britânico Jimmy Nelson e você pode ver mais dele neste link.

As fotografias são eloquentes, podemos estar vendo um mundo que em alguns anos não mais vai existir. Há um paradoxo na vida moderna que levamos, as pessoas e os países se esforçam em se globalizar porém enfrentando-se ao desafio de não perder a própria identidade. Estas minorias estão condenadas porque levam um estilo de vida que não se ajusta ao mundo que os rodeia, mesmo no isolamento em que vivem. Tribos na Sibéria hoje recebem educação e o governo Russo faz questão de dar transporte de helicóptero para as crianças. Isto é, uma vez educadas no molde da nossa “civilização” estes futuros adultos irão deixando aos poucos o modo de vida tradicional.

É algo inevitável, estamos olhando para um mundo que vai desaparecer e isso não me deixa tranquilo la no fundo por alguma razão…

tribos2 tribos3 tribos4 tribos5 tribos6 tribos12 tribos15 tribos16 tribos17 tribos18 tribos20

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...