Faróis nucleares soviéticos abandonados no Ártico

Você sabia que existem faróis nucleares soviéticos abandonados por toda a região do ártico? Não? Então me siga nesta viagem aos lugares mais remotos do mundo.

A Russia é um país enorme, vai desde a Europa até o Pacífico. É tão enorme que tem quase metade de todos os fusos horários do planeta.

Veja fotos impressionantes do famoso farol de Kereon na França

Mas a Russia tem outro problema, é um país muito ao norte e com poucas opções de saída ao mar. Para ser exato tem somente quatro formas de sair ao mar e três delas ficam fechadas durante o inverno por causa do gelo.

faróis nucleares

A primeira opção é o mar negro, mas a saída do mar negro é controlada por outras nações e estamos falando de história, a então URSS tinha restrições onde quer que fosse.

A segunda é a saída pelo mar Báltico que tem o mesmo problema da anterior. Logo as únicas vias livres realmente são as que passam pelo mar Ártico. Do porto de Murmansk até Vladivostok navegando a menor rota possível cortesia da redondeza da terra (sorry terra planistas).

faróis nucleares

Sendo essa uma estratégica rota marítima, ao mesmo tempo é bem perigosa. Além de ser bem isolada do mundo, a rota passava na proximidade de ilhas com perigosos rochedos submersos.

Assim sendo a URSS precisou sinalizar com faróis. Como algumas regiões estão distantes 1000 quilômetros de qualquer lugar habitado era impossível construir faróis normais com uma pessoa morando lá para manutenção. A solução foi muito russa, construir um série de faróis nucleares.

faróis nucleares
A impressionante rota do ártico

Evidentemente os faróis nucleares não precisam de muita manutenção e podem ficar em modo autônomo por muito tempo.

No seu tempo estes faróis nucleares eram únicos no mundo e algo bem avançado. Hoje porém, desde a queda de URSS permanecem abandonados.

faróis nucleares

Mais do que abandonados, foram quase totalmente saqueados, inclusive seus valiosos reatores nucleares. De fato foram os saqueadores que ao roubar todos os materiais valiosos acabaram destruindo os faróis nucleares.

faróis nucleares
Registros de manutenção.

Esta rota do ártico é tão importante que desde a queda da URSS vem sendo usada por muitos países. Os modernos navios de transporte passam hoje ao lado destes gigantes dormidos testemunhos da engenhosidade humana.

Fonte aqui.

faróis nucleares
Quebra gelo nuclear como só a mãe Russia sabe fazer 🙂
faróis nucleares

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...