Foguetes V2, a arma que poderia ter mudado a guerra

Durante a segunda guerra mundial houveram avanços tecnológicos sem precedentes em todas as áreas de estudo. Um deles, a tecnologia de foguetes V2.

Durante a guerra, Alemanha desenvolveria uma arma fabulosa, os foguetes V2, ou arma de vingança 2 (Vergeltungswaffe 2). Saída de uma história de ciência ficção, a V2 aterrorizaria as cidades britânicas. Ate o final da guerra cerca de 3000 delas seriam lançadas.

O grande medo que esta arma causava era que não havia aviso algum do ataque, caia silenciosamente sem ser detectada. A população tinha se acostumado aos bombardeios, os quais eram antecipados pelo radar. Ate a V1 era detectável. Já os foguetes V2 não podiam ser antecipados e o fato de ser incapaz de parar uma arma dessas era espantoso!

Hoje nos vemos um vídeo destes e não nos impressiona muito, mas vamos pensar por um minuto, os caras estavam fazendo isto em 1944/45! Quando aqui o carro ainda era coisa rara la eles estavam lançando os primeiros mísseis balísticos da história que chegavam a mais de 5000 kms/h!

Estamos falando da tecnologia que mais tarde permitiria as viagens espaciais! Alias, a primeira foto da terra desde o espaço foi tirada desde um dos foguetes V2 e lançada nos Estados Unidos.

Existia o temor entre os aliados, de que os Nazistas armassem as V2 com material radiativo ante a impossibilidade de criar bombas atômicas, ou mesmo com material químico. Isto por sorte não aconteceria.

foguetes V2

Mas os cientistas alemães ao mesmo tempo que estavam revolucionando a tecnologia, pensavam também em viagens espaciais e já experimentavam com foguetes de vários estágios. Isto é tecnologia anos na frente de qualquer coisa de avançada que os aliados pudessem ter. Ate o surgimento da bomba atômica pelos menos.

Talvez você queira ler sobre 10 super armas nazistas

A guerra terminaria e a corrida por capturar os planos, engenheiros e cientistas alemães começou. Particularmente a operação paperclip se destacou, levando este pessoal e material capturado para estudo nos Estados Unidos, entre eles o criador dos foguetes V2, o Wernher von Braun, dando origem a corrida espacial e ao desenvolvimento de armas avançadas. O Von Braun seria o pai do programa espacial americano, desenvolvendo o foguete Saturn V que levou a Apollo 11 para o espaço.

foguetes V2

Este é conteúdo original Instigatorium.

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...