Linda série de fotos de fortificações com formato de estrela

Veja esta linda série de fotos de fortificações em formato de estrela que a engenharia militar criou com sentido prático porem acidentalmente bonitas.

A arquitetura militar é uma espécie de arte que existe desde que o mundo é mundo. O homem desde sempre teve a necessidade de se defender contra todo tipo de inimigos. Se no começo precisou se defender de animais selvagens e outros perigos similares depois passou a ter a necessidade de se defender de outros humanos também.

fotos de fortificações

Elvas, Portugal

A pesar de que sempre tivemos muito espaço no planeta para viver tranquilamente, temos infelizmente a mania de achar a grama do outro sempre mais verde, dai começamos a construir fortificações. Quanto mais altas e inacessíveis as muralhas, melhor.

Porém assim como as fortificações foram evoluindo de simples muros de madeira a muros de barro e logo de pedra, as armas e técnicas de assalto a fortificações também foram evoluindo. É aqui que entra a ciência da arquitetura de fortificações.

Antigamente assaltar uma cidade murada era tarefa difícil, sem máquinas de assedio a coisa ficava bem difícil. Rendiam-se as cidades cercadas por fome. Em outros casos maquinas de assedio eram construídas para tentar colocar soldados encima do muro. Logo catapultas de trajetória plana, ou seja, aquelas onde o projétil viajava horizontalmente e não em parábola, foram inventadas para derrubar os muros. E logo em seguida vieram os canhões.

fotos de fortificações

Palmanova, Itália. Já sem os muros mas é muito evidente ainda hoje a forma.

Com canhões fora tomada Constantinopla, cujos muros verticais caíram a força dos seus tiros. Constantinopla tinha resistido durante séculos aos invasores de toda Ásia e Europa, porém os turcos a conquistaram com a última palavra em armas de guerra, um grande canhão, que derrubou uma parte da muralha inexpugnável ate então porém que não fora construída para resistir aos canhões.

Tomando nota do acontecido os arquitetos de toda Europa começaram a trabalhar para fazer fortificações capazes de resistir aos canhões. Assim a arquitetura militar evoluiu e os muros dos fortes começaram a ser inclinados para tirar efetividade ao impacto de uma bala de canhão. Logo se chegou ao design em forma de estrela que permitia que cada espaço do perímetro fosse defendido eficientemente criando “killing zones” entre um braço da estrela e outro. Cidades inteiras que ocupavam pontos estratégicos foram fortificadas desta maneira e em alguns casos a cidade hoje cresceu porém os traços das fortificações ainda definem a forma da cidade.

Vejam agora a sensacional galeria de fotos de fortificações que reunimos para vocês e comprovem como o ingênio humano alterou radicalmente a paisagem para criar estas impressionantes fortificações.

fotos de fortificações

Saint-Martin, França

fotos de fortificações

Vilarejo fortificado. Holanda.

fotos de fortificações

Famosa cidade museu de Naarden, Holanda.

fotos de fortificações

Almeida, Portugal.

fotos de fortificações

Fortbourtange, França.

fotos de fortificações

Niscosia, Chipre. Outro exemplo de cidade que cresceu.

fotos de fortificações

Os famosos muros de Constantinopla.

fotos de fortificações

Constantinopla, renomeada pelos turcos como Istambul.

Dica do Renan. Fotos de fortificações com formato de estrela. Gostou? Deixa um comentário!

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...