Fotos que misturam passado e presente são impressionantes

Aqui no Instigatorium já postamos algo parecido uma vez, fotos que misturam passado e presente dão uma nova perspectiva de lugares e historias.

Desta vez é uma iniciativa do museu Anne Frank de Amsterdã. São fotos da época da segunda guerra mundial, de lugares familiares e da própria Anne Frank. As fotos atuais são tiradas do Street View.

Quando eu cheguei aos meus 11 anos recebi como presente um livro, era o diário de Anne Frank. Para quem não conhece, durante a segunda guerra mundial os nazistas perseguiram e exterminaram os judeus em toda a Europa, Anne Frank era judia obviamente. A historia dela transcendeu porque durante os anos que esteve escondida num apartamento em Amsterdã, ela levava um diário aonde conta detalhadamente todo o drama que era vivido por duas famílias encerradas num mesmo lugar por anos, sem poder sair, passando fome e com o medo constante de serem descobertos. Nesse pequeno universo se sucedem todo tipo de dramas, e para uma mente de 11 anos aquilo era impressionante.

Anne Frank e a sua família seriam descobertos quase no fim da guerra, com os aliados bem perto da Holanda ate. Seriam levados a campos de concentração. Anne morreria de Tifo num deles. O pai da menina descobriria o diário ao voltar para o apartamento no fim da guerra. É um pedaço da historia que não pode ser esquecido, e a leitura desse diário deveria ser obrigatória.

Nesta série de fotos se revive de alguma maneira todo aquele drama. Vejam ate que ponto os lugares permanecem os mesmos, se ate as mesmas colunas ou linhas pintadas no chão estão la presentes ainda, o que da mais realismo as fotos.

annefranksamsterdam4annefranksamsterdam5annefranksamsterdam8annefranksamsterdam9

Vi isto no Gizmodo.

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...