Historia da Copa do mundo: Coreia-Japão 2002, quinta estrela no peito para o Brasil

Primeira copa do mundo organizada por dois países e primeira vez na historia da copa do mundo que um mundial é jogado na Ásia.

Uma copa cheia de surpresas, grandes seleções nem passaram a primeira fase como a atual campeã, a França. Primeira vez que numa final da copa se enfrentam Brasil e Alemanha, obtendo o Brasil a vitoria com dois gols do fenômeno e conseguindo o penta campeonato, algo inédito e para a época quase inalcançável.

Participantes: Brasil, Alemanha, Dinamarca, Senegal, Uruguai, França, Espanha, Paraguai, África do Sul, Eslovênia, Turquia, Costa Rica, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Portugal, Polônia, Irlanda, Camarões, Arabia Saudita, Suécia, Inglaterra, Argentina, Nigéria, México, Itália, Croácia, Equador, Japão, Bélgica, Russia, Tunísia.

Campeão: Brasil

Final: Brasil 2-0 Alemanha

Pódio: Brasil, Alemanha, Turquia, Coreia do Sul.

Artilheiro: Ronaldo (Brasil) 8 gols.

Historia:

Na fase de grupos houve várias surpresas, logo no grupo A a campeã do mundo a França, nem passa da série fazendo uma campanha vergonhosa, a pior de uma seleção campeã na historia da copa, conseguindo apenas um ponto e indo embora da copa sem ter feito um gol sequer. Nesse grupo a surpresa foi o Senegal que ganha a série e só foi eliminado nas quartas.

Portugal, Itália e a Argentina também fazem campanhas bem ruins e não passam para a segunda fase, menos a Itália que fora eliminada pela Coreia nas oitavas.

Entre as surpresas também estão a Turquia que chegou ate ao terceiro lugar na copa, vencido em semifinais pelo Brasil com um trabalhoso 1 a 0. A Coreia do Sul também chegou as semifinais com algum empurrãozinho dos árbitros, derrotada por 3 a 2 pela Turquia fica com o quarto lugar.

Alemanha e o Brasil chegaram sem crédito nesta copa, a Alemanha fez uma boa campanha graças ao seu goleiro que só tomou 3 gols em 7 jogos, 2 deles na final, passou a série e chegou ate a final ganhando de 1 a 0 nos rivais.

Já o Brasil venceu a série invicto, avançou sobre a Bélgia e a Inglaterra, chegando na final ao vencer a Turquia num jogo bem difícil. Ronaldo era uma dúvida muito grande antes da copa, 2 anos afastado, passou por cirurgias no joelho e não se sabia se estava bem fisicamente. Na copa não somente fez 8 gols se não que teve atuações brilhantes. Foram dele os 2 gols na final contra a Alemanha.

As atuações fantásticas de Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho levaram ao Brasil à um inédito penta campeonato, transformando o Brasil já não num grande, mas num colosso do futebol mundial.

Curiosidades

– Três seleções classificaram diretamente à copa, algo inédito, França, Coreia do Sul e Japão.

– Foi a última vez que o campeão do mundo classificou diretamente para a copa.

– O Brasil jogou uma terceira final consecutiva e iguala o recorde da Alemanha.

– O Brasil venceu todos os jogos (7), quebrando um recorde de vitorias numa copa do mundo. Foi a quarta seleção a ter 100% de aproveitamento em copas.

– Itália teve 5 gols anulados, um recorde.

– Desde 1974 um jogador não fazia tantos gols numa copa. Ronaldo fez 8.

– Por primeira vez um time da Ásia chegou as semifinais.

– A pesar de o Brasil e a Alemanha serem recordistas mundiais em chegar à final da copa (7 vezes cada) nunca tinham se enfrentado.

– Cafu, o capitão da seleção brasileira, foi o primeiro jogador a disputar 3 finais seguidas.

Ronaldo e o seu famoso gol de bico contra a Turquia.
Copa do Mundo 2002 – Brasil 1 x 0 Turquia – Semifinais Gols e Melhores momentos (HQ)

2002grupos01

França em “ação” contra o Senegal, foi a grande decepção.

images

mm-Photo-ArchivedTournament-Summaries-51-92-40-519240_FULL-LND

ronaldo-vibra-enquanto-o-goleiro-alemao-oliver-kahn-se-levanta-apos-primeiro-gol-brasileiro-na-final-da-copa-de-2002-1257883010416_615x300

Fontes:Mundial Corea-Japn 2002
Copa do Mundo FIFA de 2002 – Wikipédia, a enciclopédia livre

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...