Historia da Copa do mundo: Por primeira vez deu Brasil!

Mais um capítulo da Historia da Copa do mundo. Em fim chegou a vez do Brasil! Finalmente o Brasil consegue a tão cobiçada copa do mundo e o faz em grande estilo, com um time fantástico e a aparição com apenas 17 anos de idade do melhor jogador da historia do futebol, Pelé.

A Suécia seria o pais anfitrião. Desde 1946 este pais pretendia a organização da copa. Como uma curiosidade, a Suécia foi, igual que a Suiça, um dos poucos paises da Europa que não foi atingido pela guerra.

Participantes: Brasil, Suécia, França, Alemanha Federal, Iugoslávia, Gales, União Soviética, Irlanda do Norte, Checoslováquia, Hungria, Inglaterra, Paraguai, Argentina, Escócia, Áustria e México.

Campeão: Brasil

Final: Brasil 5-2 Suécia

Pódio: Brasil, Suécia, França, Alemanha

Artilheiro: Fontaine, 13 gols (França).
Historia: O Brasil não teve uma boa fase inicial. A pesar de ter ganhado da Áustria por 3 a 0, o seguinte jogo contra a Inglaterra seria um 0 a 0, que alias, teve a honra (ou não tanto) de ser o primeiro 0 a 0 da historia das copas. Para o seguinte jogo contra a URSS o técnico Feola decide colocar a Pelé e Garrincha, alguns dizem que tomou esta decisão pressionado pelos jogadores experientes do time que lideraram uma especie de rebelião. Lenda ou não isto deu muito certo, o Brasil deu um baile na URSS que apenas levou um 2 a 0 que não reflete o que foi o jogo, a imprensa internacional falaria e muito do grande Garrincha.

Didi diria mais tarde sobre o episodio da “rebelião”, “”Convencemos” o técnico a escalar a Pelé e Garrincha” 😉 .

Contra o Gales o jogo foi difícil, mas uma genialidade de Pelé dentro da área deu o 1 a 0 para ganhar. O resto do jogo foi a maior demonstração de futebol que tinha se visto ate o momento.

Nas semifinais foi a vez da França, que tinha um bom time e ao artilheiro da competição. Num segundo tempo brilhante Pelé faz um Hat Trick e decreta goleada de 5 a 2.

Na final foi um passeio contra a Suécia, 5 a 2 também. O publico acabaria aplaudindo de pê o magnífico espetáculo de futebol que dera o time brasileiro.

Curiosidades

– Brasil se converte na primeira seleção a ganhar uma copa fora do seu continente. Voltaria a fazer o mesmo em 2002.

– Única vez que todas as seleções da Grã Bretanha participaram do evento. Irlanda do Norte, Gales, Escócia e Inglaterra.

– Just Fontaine da França seria o maior artilheiro do torneio e da historia das copas do mundo ate hoje. Uma curiosidade? Ele usava a camisa 13, mesmo número de gols que ele conquistou. O vice artilheiro foi Pelé com 6 gols.

– Como a final foi contra a Suécia que usa camisa amarela e era o anfitrião, o Brasil teve que usar camisa de alternativa azul que fora comprada as presas para poder jogar a final.

– Bellini, capitão da seleção brasileira, eleva o troféu da copa para o alto a pedido dos fotógrafos que estavam no local. Este gesto seria repetido para sempre por todos os capitães das seleções campeãs do mundo.

– Pelé sendo uma criança em 1950, viu seu pai chorar a derrota do Brasil aquele ano, ele então prometeu para o pai que iria ganhar uma copa do mundo para ele. Pelé cumpriu a promessa.

Se quiser ver o jogo final completo… de nada 😉

copa58_bellini suecia-1958-choro-pele
Fontes aqui e aqui.

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...