Historia da Copa do mundo: 2010, a primeira copa da África e da Espanha

Primeira vez na historia da copa do mundo que a FIFA leva a copa para a África. Esta copa como todas as anteriores teve sua parcela de polêmica, desde as obras atrasadas ate o elevado custo dos estádios que logo depois da copa não teriam mais uso. Com esta copa se inicia um ciclo de rotação entre os continentes, cada continente organiza uma.

Foi a copa das vuvuzelas, Paul o polvo adivinho e da Espanha. Também foi a copa do esquecimento para a Itália (campeã) e a França (vice), ambas eliminadas na fase de grupos. Ahh sim, e foi a copa da Shakira!

Nesta copa a Holanda consegue ser por terceira vez vice e a Espanha, que foi muito superior a Holanda durante a final acabou ficando com a copa por primeira vez.

Participantes: Africa do Sul, México, Uruguai, França, Argentina, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Eslovênia, Alemanha, Austrália, Sérbia, Ghana, Holanda, Dinamarca, Japão, Camarões, Itália, Paraguai, Nova Zelanda, Eslováquia, Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Portugal, Espanha, Suiça, Honduras e Chile.

Campeão: Espanha

Final: Espanha 1-0 Holanda

Pódio: Espanha, Holanda, Alemanha, Uruguai.

Artilheiro: Diego Forlán (Uru), Thomas Mûller (Ale), Wesley Sneijder (Hol) e David Villa (Esp) 5 gols.

Historia:

Na primeira fase logo no grupo A teve surpresa, Uruguai que não era candidato ganhou a série, ficando pelo caminho a vice campeã França e o dono da casa África do Sul, derrotando-o 3 a 0 no que a imprensa chamou de bafanazo. México chega em segundo por diferença de gols.

No grupo B, Argentina passa sem problemas ganhando todos os jogos, Coreia do Sul em segundo.

No grupo C muito equilíbrio, Estados Unidos ganha a série com apenas 5 pontos, Inglaterra em segundo também com 5 pontos.

No grupo D Alemanha ganha a série e Ghana em segundo por diferença de gols com a Austrália que fica em terceiro.

No grupo E, Holanda ganha invicta a série e o Japão em segundo.

No grupo F outra surpresa, o Paraguai ganha a série com 5 pontos e a eslováquia em segundo. A Itália campeã do mundo fica apenas com 2 pontos na pior campanha de um campeão do mundo na historia da copa.

No grupo G o Brasil passa a série em primeiro e o Portugal em segundo.

Por último no grupo H por diferença de gols a Espanha ganha a série sengo Chile em segundo.

Segunda fase

Uruguai derrota a Coreia do Sul, Ghana passa com problemas e na prorrogação contra Estados Unidos. Holanda e Espanha ganham seus jogos sem novidade. O Paraguai por primeira vez classifica para as quartas de final derrotando nos pênaltis o Japão. Argentina, Brasil e Alemanha goleiam. Apenas no jogo da Alemanha um erro arbitral grave prejudicou fortemente aos Ingleses.

Quartas de final

De forma inédita e curiosa 4 das 8 seleções nesta fase eram sul-americanas, havia ainda a possibilidade de que se os 4 ganhassem pudessem disputar as semifinais e finais transformando a copa da África da na copa América. Porém uma Argentina que não tinha enfrentado time com potencia ofensiva real toma 4 a 0 da excelente Alemanha, o Brasil perde a cabeça num jogo sujo e catimbado da Holanda e com a famosa expulsão do Felipe Mello termina de desestabilizar um time que não se encontrava em campo, Holanda classifica.

Paraguai merece aqui um comentário especial, já que jogou de igual a igual contra a Espanha que depois seria campeã e a fez passar perigo o jogo todo. Apenas com um gol num bate rebate na área é que a Espanha consegue vencer aos bravos paraguaios, uma pena, eu torcia por eles nesse jogo.

No último jogo Uruguai e Ghana se enfrentam no que foi chamado o mais dramático jogo da copa do mundo. O jogo foi equilibrado porém com os africanos batendo muito, Lugano sai machucado, o lateral Fucile é desmaiado numa jogada perigosa e o Lodeiro termina o jogo com um dedo do pê quebrado. O tempo normal termina empatado e na prorroga começa o drama, no último minuto do segundo tempo da prorrogação o árbitro marca uma falta inexistente no lateral do ataque. Ghana cobra, a bola é cabeceada e Uruguai tira na linha, o goleiro sai mal e fica vencido no chão, no bate rebate a bola sobra para Ghana que logra impulsar para o gol, quando vai entrando Suarez num ato reflexo e como se fosse goleiro mete a mão e defende, pênalti e expulsão. Mensah cobra o pênalti e erra, com isso acaba o jogo, incrível. Nos pênaltis Uruguai leva a melhor e com o último pênalti cobrado com cavadinha pelo loco Abreu Uruguai volta a estar nas semifinais.

Semifinais

Espanha derrota a Alemanha 1 a 0 num jogo que o mundo esperava que Alemanha ganhasse. No outro jogo uma Holanda jogando novamente de forma suja e com alguma ajuda arbitral com gol impedido incluso ganha 3 a 2 a um Uruguai que termina colocando o rival contra as cordas, Holanda aguenta e classifica.

No jogo pelo terceiro lugar Alemanha ganha bem 3 a 2 sobre Uruguai.

Final

Outro jogo bastante pegado, sujo, travado, principalmente pelo lado da Holanda. Espanha que tinha tentado jogar futebol acaba vencendo de forma justa uma Holanda que não merecia o campeonato nessa condições. Muito comemorada, a copa do mundo chega como uma confirmação de uma década cheia de triunfos do futebol espanhol.

Curiosidades

– Primeira vez na historia da copa do mundo em que o campeão (Itália) e o vice (França) são eliminados na primeira fase e últimos nos seus grupos.

– Primeira vez que o pais organizador não passa a primeira fase.

– A seleção da Coreia do Norte recebeu uma humilhação pública ao voltar para casa.

– A Jabulani, a bola da copa foi duramente criticada pelas mudanças de trajetória que realizava em voo. O terror dos goleiros.

– Foi a copa do 1 a 0. Espanha em 6 jogos ganhos, 5 foram por essa diferença.

– No jogo Ghana e Alemanha, dois irmãos jogaram por seleções diferentes.

– A paraguaia Larissa Riquelme atraiu no começo mais atenção do que a sua seleção.

– Uruguai foi a única seleção que silenciou as vuvuzelas, primeiro ao derrotar 3 a 0 a África do Sul, e depois ao eliminar a Ghana nas quartas de final.

caricatura_copa_2010_02

Bafanazo…

Felipe-Melo-pisou-no holandês-Arjen-Robben

Falta sem necessidade e expulsão, Felipe Melo cai no jogo e na provocação da suja República Holandesa da Argentina 😉

Acabei de falar...

Acabei de falar…

Que me desculpem mas foi um inferno...

Que me desculpem mas foi um inferno…

Jabulani_Angola

A bola da discórdia tinha vida própria

polvo profeta_copa do mundo 2010

O polvo profeta

Uruguay+v+Ghana+2010+FIFA+World+Cup+Quarter+Hrf-hThHW1Ml

Momento do desmaio do Fucile, os africanos bateram e muito. Surpreendentemente o cara levantou e continuou jogando.

images Mandela World Cup

Espanha
Spain – World Cup 2010 Champions HD

A Jabulani
2010 World Cup’s Most Shocking Moments #28: The Jabulani

Bafanazo
Brilliant Forlan blasts Bafana

Fontes:Mundial Sudfrica 2010
Copa do Mundo FIFA de 2010 – Wikipédia, a enciclopédia livre

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...