Historia da Copa do mundo: França 98, os locais ganham a taça por primeira vez

A última copa do século XX se joga na França, é o terceiro pais a ser sede por duas vezes, antes foram México e Itália.

Por primeira vez na historia da copa do mundo, 32 seleções entram na disputa mas a França consegue o triunfo.

Participantes: França, Brasil, Escócia, Noruega, Marrocos, Itália, Áustria, Chile, Camarões, Dinamarca, Africa do sul, Arabia Saudita, Espanha, Paraguai, Bulgária, Nigéria, Holanda, México, Bélgica, Coreia do Sul, Alemanha, Iugoslávia, USA, Irã, Romênia, Inglaterra, Colômbia, Tunísia, Argentina, Croácia, Japão e Jamaica.

Campeão: França

Final: França 3-0 Brasil

Pódio: França, Brasil, Itália, Croácia, Holanda.

Artilheiro: Suker (Croácia) 6 gols.

Historia:

Na fase de grupos e no grupo A o Brasil passa a série porém perde um jogo contra a Noruega que classifica em segundo.

No grupo B a Itália fica primeira somente no último jogo do grupo apos empatar com o Chile que por combinação de resultados ficou em segundo.

No grupo C a França classifica em primeiro e a Dinamarca em segundo. Tanto a Africa do Sul quanto a Arabia Saudita se despedem com campanhas ruins.

No grupo D a Espanha fracassou e também a Bulgária que tão boa campanha tinha feito em USA 94. Classificaram a Nigéria e o Paraguay.

No grupo E classificaram a Holanda e o México. No grupo F classificaram a Alemanha e a Iugoslávia.

No grupo G a Inglaterra classifica em segundo revelando dois novos jogadores o Beckham e Michael Owen. A Romênia fica em primeiro e a Colômbia novamente decepciona e fica de fora das oitavas.

No grupo H a Argentina ganha todas as suas partidas e a Croácia liderada por Suker classifica em segundo. Nem o Japão e muito menos a Jamaica conseguiram classificar.

Oitavas e Quartas de Final

Na segunda fase Argentina elimina a Inglaterra nos pênaltis num jogo onde o Beckham é expulso apos constantes provocações do Simeone. O Brasil goleia o Chile, a Croácia bateu a Romênia e os locais só conseguiram vencer o Paraguai no segundo tempo da prorrogação mediante gol de ouro. A Dinamarca goleia a Nigéria e por último a Itália, Alemanha e Holanda conseguem classificar depois de jogos difíceis.

Na terceira fase o Brasil derrota a Dinamarca, a França elimina a Itália nos pênaltis. Argentina é derrotada com um gol nos finalmente do segundo tempo contra a Holanda. A Croácia surpreende e elimina a Alemanha com goleada.

Semifinais

Holanda e Brasil empatam, nos pênaltis Taffarel novamente vira herói, o Brasil classifica. A França sofre porém consegue eliminar a Croácia por 2 a 1. Depois a Croácia venceria a Holanda conseguindo o terceiro lugar.

Final

A final entre a França e o Brasil foi bem polêmica e ate hoje não se sabe ao certo o que aconteceu. Uma seleção brasileira totalmente apática é derrotada com goleada pela França que consegue a sua primeira copa do mundo liderada pelo fabuloso Zidane. A atuação da seleção brasileira foi bem discutida e criticada, Ronaldo a principal estrela do Brasil teria tido uma convulsão antes do jogo e mesmo assim fora escalado para jogar, alguns atribuem a isto o mal desempenho dele e do resto do time que teria sido afetado por essa situação. Seja como for a seleção se mostrou sem motivação em campo e pouco concentrada, não que isto tire méritos da França mas o Brasil não entrou em campo aquele dia.

Curiosidades

– Primeira copa com 32 seleções.

– O técnico da Argentina, Passarela, não admitia jogadores com cabelo longo, Batistuta o principal goleador da seleção teve que cortar o cabelo para poder jogar a copa.

– Rigobert Song de Camarões se torna o primeiro jogador a ser expulso em duas copas do mundo.

– A França teve o melhor ataque e a melhor defesa. Um recorde histórico.

– Batistuta da Argentina é o primeiro jogador a marcar dois Hattricks, um em 94 e outro em 98.

– Lothar Matthaus da Alemanha estabelece um recorde, participou da sua quinta copa do mundo jogando três finais.

– Robert Prosinecki da Croácia foi o primeiro jogador a marcar um gol numa copa do mundo por duas seleções diferentes. Em Itália 90 tinha jogado e marcado pela Iugoslávia.

Os 10 melhores gols da copa
Os 10 gols mais bonitos da Copa do Mundo de 1998

1806753_w2

Davor Suker, o artilheiro da copa

franca98 1998 World Cup Finals. Marseille, France. Semi-Final. 7th July, 1998. Brazil 1 v Holland 1.  (Brazil won 4-2 on penalties). Brazil's Ronaldo races away as Holland's Wim Jonk (6) and Ronald De Boer try to intercept.

Fontes:

Mundial Francia 1998Copa do Mundo FIFA de 1998 – Wikipédia, a enciclopédia livre

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...