Historia da Copa do mundo: Inglaterra 66, a copa da polêmica

Finalmente os “inventores” do futebol teriam a chance de organizar e ganhar uma copa do mundo, copa esta que teve bastante discórdia por conta da polêmica causada pelas arbitragens que favoreceram claramente ao local.

Todo estava preparado para que a Inglaterra fosse campeã, e foi por primeira e única vez na história da copa do mundo.

Nesta copa o Brasil não foi bem e o Pelé foi caçado dentro de campo, alvo constante de jogo sujo. Por outro lado nesta copa houve uma grata surpresa que foi o Portugal e a sua estrela Eusébio que a pesar de estarem estreando em copas do mundo chegaram ao pódio.

Participantes: Inglaterra, Alemanha Federal, Portugal, União Soviética, Argentina, Hungria, Uruguai, Coreia do Norte, Itália, Espanha, Brasil, México, França, Chile, Bulgária e Suíça.

Campeão: Inglaterra

Final: Inglaterra 4-2 Alemanha

Artilheiro: Eusébio, 9 Gols (Portugal)

Pódio: Inglaterra, Alemanha, Portugal, União Soviética

Historia:

As campanhas das principais seleções foram interessantes. A Inglaterra ganhou o grupo dela jogando de forma bastante tática e de forma defensiva. Outros times também seguiram esta forma de jogo.

Inglaterra, Uruguai, Argentina, Alemanha seriam os classificados do grupo 1 e 2, na seguinte fase se enfrentariam Inglaterra e Argentina com um juiz alemão apitando e Alemanha e Uruguai com um juiz britânico apitando 😉

Coisas assim se repetiram durante toda a copa. No grupo 3 o Brasil não passaria a série, perderia os dois jogos contra Hungria e Portugal, ambos arbitrados por juízes britânicos que deixaram rolar o jogo violento que acabaria machucando o Pelé.

Durante as quartas de final a Coreia do Norte ia ganhando 3 a 0 sobre o Portugal. Eusébio numa atuação brilhante fez 4 gols e ajudou a virar o jogo, 5 a 3 ganhou Portugal.

A final seria um grande jogo porém como aconteceu ao longo da copa, polêmico também. Um gol decisivo e discutido ate hoje deu a esperança a Inglaterra no minuto 98 já na prorrogação.

Hurst faria 3 gols na final no que seria o primeiro e único Hat-Trick numa final de copa do mundo.

Curiosidades

-Desde Itália em 1934 que um anfitrião não ganhava também a copa.

-Antes do inicio da copa a taça Jules Rimet foi roubada. Um cachorro chamado Pickles a achou enrolada em jornal entre uns arbustos.

-Hurst marca três gols na final. Único Hat-Trick numa final de copa do mundo.

-Esta foi a primeira copa em que aparece um “mascote”. O leão Willie foi o simbolo desta copa.

-Eusébio, que era jogador do Benfica era nascido em Moçambique antiga colonia portuguesa na África.

-A zebra da copa foi a Coreia do Norte que eliminou a Itália e quase elimina a sensação da copa o Portugal nas quartas.

-No jogo das quartas entre Inglaterra e Argentina o melhor jogador Argentino, Rattin, foi expulso por protestar. Na verdade ele decidiu reclamar da dureza do jogo inglês e pediu um interprete, o Juiz alemão não entendeu e o expulsou. O juiz depois explicaria que o expulsou por indisciplina e pelo “olhar em seu rosto”.

original South Africa Soccer WCup Portugal NKorea willie

Fontes aqui, aqui e aqui.

 

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...