Historia da Copa do mundo: Na espanha 82 brilham Paolo Rossi e o magnífico Brasil

Sempre falo que a seleção brasileira de Telê Santana que jogou na Espanha foi uma das melhores de todos os tempos e não é a melhor porque não ganhou a copa para falar a verdade. Não que a Itália não merecesse ganhar, mas o Brasil de longe teve o melhor jogo.

A Espanha se preparou para receber a copa do mundo que seria a primeira na historia a receber 24 seleções. Várias estreantes, entre elas a seleção de Camarões que nesta copa começou a fazer-se um lugar na historia.

Participantes: Itália, Alemanha Federal, Polônia, França, Brasil, Inglaterra, União Soviética, Áustria, Irlanda del Norte, Bélgica, Argentina, Espanha, Argélia, Hungria, Escócia, Iugoslávia, Camarões, Honduras, Checoslováquia, Peru, Kuwait, Chile, Nova Zelanda e El Salvador.

Campeão: Itália

Final: Itália 3-1 Alemanha Federal

Pódio: Itália, Alemanha Federal, Polônia, França.

Artilheiro: Paolo Rossi, 6 gols (Itália).

Historia: Na etapa de grupos se destacou o fato da Argentina decepcionar, lembramos que eram os campeões do mundo, apenas passaram a serie em segundo lugar.

No grupo da Alemanha ocorreu a maior zebra do mundial, a Argélia derrota a Alemanha logo no primeiro jogo. Depois no ultimo jogo do grupo ocorreria o famoso jogo da vergonha, Áustria e Alemanha empatam tocando a bola de um lado a outro favorecendo a eliminação da Argélia e a classificação deles. O público protestou o jogo todo.

No grupo 3 nada de mais, Inglaterra sem jogar bonito ganha o grupo e a França em segundo.

No grupo da Espanha a dona de casa não saiu de um empate com Honduras e classificou segunda atras da Irlanda do Norte!

O Brasil teve dificuldades contra a URSS porém ganha, logo goleia a Escócia e a Nova Zelanda.

A Itália empata os três jogos dela, só classifica em segundo por diferença de gols, era tão ruim o ambiente na concentração que o técnico proibiu os jogadores de dar entrevista ou ler jornais. Acabariam sendo campeões!

A segunda fase seria uma coisa bizarra já que nas duas copas anteriores não se jogou por mata-mata, eram dois grupos de 4 seleções. Na Espanha se formaram 4 grupos com 3 seleções. O ganhador de cada grupo avançava a semifinais. Nesta fase o negocio estava no grupo do Brasil, que enfrentou primeiro a Argentina e a derrotou epicamente por 3 a 1 com Maradona e tudo e a mandou para casa, alias, o “Pibe” seria expulso por uma entrada criminosa no Batista. O último jogo do grupo foi contra a Itália que agora esta andando melhor que na fase de grupos, seria o jogo mais dramático da copa.

Para entender melhor este jogo vejamos alguns fatos, Brasil tinha 100% de aproveitamento, era a única seleção assim, a Itália só tinha ganhado um jogo em 4 que disputou, o Brasil ainda tinha a favor o empate como critério de desempate, havia total confiança na vitoria. Porém aos 5 minutos Paolo Rossi faz gol de cabeça ante a incrédula defesa do Brasil. Pouco depois Zico se libra de dois italianos e passa para Sócrates que solta uma bomba para empatar. A Itália marca muito a saída de bola do Brasil e força um erro da defesa, Paolo Rossi aproveita e marca 2 a 1 encerrando o primeiro tempo. No segundo o Brasil faz um jogo fantástico e Falcão empata o jogo e com esse resultado se classificava. Mas a ópera não acaba ate que a gorda canta e no seguinte lance do jogo num escanteio que não foi, um rebote é aproveitado saindo um chute que é desviado pelo grande ator da tarde, Paolo Rossi e é gol, nesse trágico lance a Itália manda o Brasil para casa, triste final para uma seleção que jogava futebol como arte.

Nas semifinais haveria ainda um jogo épico entre Alemanha e a França. A França ganhava 3 a 1 e em 7 minutos Alemanha vira o jogo. No jogo Itália e Polônia novamente Rossi coloca a Itália na final com 2 gols.

Na final se esperava o jogo lutado porém no segundo tempo a Itália passeia a Alemanha e abre logo 3 a 0. Alemanha desconta e só. Itália seria campeão derrotando a campeã do mundo Argentina, a favorita ao título Brasil e a Alemanha na final, nada mal para quem quase não passou a série!

Curiosidades

– Primeira copa do mundo com 24 seleções, antes eram 16.

– No jogo do grupo 3 entre a França e o Kuwait um sheik do Kuwait entra em campo para reclamar de um gol da França, o juiz anulou o gol!

– Junior samba a beira do campo ao fazer o terceiro gol do Brasil contra a Argentina, todo um simbolo.

– O Nor-Irlandês Norman Whiteside se tornou o jogador mais jovem da historia da copa do mundo com 17 anos e 14 dias.

– A seleção do Kuwait era treinada por Parreira e o ajudante dele era o príncipe que conseguiu anular o gol da França, curiosamente ele seria tragicamente assassinado anos mais tarde por ordem de Saddam Hussein.

– O sistema de desempate por pênaltis foi instaurado em 1978 porém seria usado por primeira vez na partida das semifinais entre Alemanha e França.

– A final da copa foi a primeira na historia da copa do mundo apitada por um juiz não Europeu. Arnaldo César Coelho fez historia apitando aquela final. Pode isso? 😉

– Dino Zoff goleiro da Itália se tornou o jogador mais velho a ganhar a copa do mundo, tinha 40 anos.

– Foi a primeira copa em que todos os continentes foram representados com seleções. Isso só aconteceria de novo em 2006.

Veja agora um vídeo do melhor futebol que eu já vi jogar, o futebol arte.

1982 World Cup Final. Madrid, Spain. 11th July, 1982. Italy 3 v West Germany 1. Italy's Paolo Rossi celebrates after scoring the opening goal in the World Cup Final.

Paolo Rossi o carrasco do Brasil

brasil-82

Que time!

maradona_vs_zico1982

Zico vs Maradona

1148569680_extras_albumes_0 Italia_1982

Fontes aqui e aqui.

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...