Impressoras 3D já estão imprimindo ossos, olhos e pele!

As impressoras 3D são uma verdadeira revolução, ainda que seu uso não está estendido e são muitos caras, não se duvida que são o futuro. Imagina um tempo em que todos podem ter uma impressora destas em casa e podem por exemplo, imprimir um copo, um prato ou o que seja. Pensa numa máquina destas com programas já carregados com itens básicos para imprimir e com possibilidades de adicionar mais programas baixando-os da internet ate o próprio aparelho? Seria sensacional.

Uma peça de plástico quebrada seria facilmente recuperada imprimindo outra peça igual. Sei lá, toda vez que imagino uma impressora 3D já penso no aparelho que tem na Enterprise D para materializar quase qualquer coisa. Isto não é tão doido de se pensar também não, tem gente pensando em imprimir comida!

Mas desta vez a noticia está relacionada à medicina porque tem gente que já está imprimindo ossos, olhos e ate pele. Imagina o que isso pode representar para a medicina? Pessoas que sofreram queimaduras terríveis podem recuperar em parte sua aparência original, um osso quebrado pode ser substituído quase imediatamente por outro feito em impressora 3D em lugar de colocar uma peça de aço. No Gizmodo explicam em detalhe como isto funciona, recomendo totalmente ler a matéria. Mas para ter uma ideia de como a coisa ta funcionando, os cientistas trabalham em ossos que são feitos com materiais sintéticos mas que são recobertos com células tronco, alguns meses depois de implantado a parte sintética é substituída por tecido natural! É fantástico.

Vi isto no Gizmodo.

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...