A Índia lançou hoje a sua sonda Mangalyaan caminho a Marte!

Quem diria, a Índia lançando sondas ao espaço e com sucesso. Já tinham mandado a Chandrayaan-1 para a Lua, agora lançaram a sonda Mangalyaan caminho a Marte, para estudar sua atmosfera.

Já na missão anterior que durou pouco mais de 300 dias a Índia tinha mandado com sucesso um satélite e uma sonda de impacto para a Lua, nada mal. Agora apontaram para Marte, se eles tem sucesso na missão, serão o terceiro pais que consiga chegar ao planeta vermelho. Nesse seleto grupo só tem USA e a União Europeia.

Isso mesmo, nem os Russos e nem os Chineses ainda conseguiram. Os Russos inclusive, falhando sonadamente na última tentativa dois anos atras.

O programa espacial Indiano é interessante, nele trabalham nada menos que 16 mil cientistas e técnicos com um investimento que é ate sério de 1 bilhão de obamas. Assim eles merecem sucesso com certeza.

A sonda de mais de uma tonelada deve ficar na órbita da terra ate dezembro quando serão acionados os motores sendo “estilingada” para Marte aproveitando uma janela de proximidade entre os dois planetas. Assim a viagem de 300 dias culminará em setembro de 2014.

Vi isto no Meiobit e no Inovação Tecnológica.

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...