Kamilo, uma das praias mais poluídas de plástico do mundo

Kamilo é uma praia das muitas que existem nas ilhas do Hawaii, só que nesta praia, ao contrário de muitas outras, você não vai poder tomar banho assim tão tranquilamente. É uma das praias mais poluídas de plástico do mundo.

Kamilo é uma das praias da maior ilha do arquipélago do Hawaii, porém é menos badalada que as suas irmãs Maui e Oahu, nesta última fica a capital, Honolulu.

Em Kamilo você não vai achar hoteis 5 estrelas, alias, não vai ver nada além de acumulação de lixo plástico que pode chegar a 1 metro e meio de altura. Kamilo esta localizada numa conjução de correntes marinhas que percorrem todo o norte do oceano Pacífico de forma cíclica. Essas correntes acabam depositando em Kamilo uma parte das toneladas de lixo plástico que circulam o norte do Pacífico.

Em outras épocas o havaianos se beneficiaram desta conjunção de fatores oceánicos. Era comúm recolher nas praias de Kamilo toras de madeira fina procedentes dos Estados Unidos e o Canadá, que flutuando messes no mar, iam parar em Kamilo. Os nativos usavam essa madeira nas suas casas e na construção de canoas. Como o Hawaii não tem esse tipo de madeira, as correntes marinhas depositavam nas praias de Kamilo uma espécie de benção. Hoje a realidade é outra, o lixo plástico se acumula por quilômetros e quilômetros de praias.

Correntes Marinhas

Hawaii esta localizada justo no caminho de um gigantesco circuito de correntes marinhas que vão desde a costa oeste da América até o Japão. A forma cíclica destas correntes faz com que o lixo que é arrastado das cidades costeiras se acumule numa enorme área no meio do Pacífico norte. Esta área é chamada de “Great Pacific Garbage Patch”, algo assim como “Grande Mancha de Lixo do Pacífico”. Aproximadamente 90% deste lixo é plástico.

Contrariamente ao que você podia pensar, este lixo acumulado não é visível, ou seja, não se acumula na superfície como se fosse uma enorme ilha de plastico flutuante. Na verdade este lixo plástico se fragmenta por ação dos elementos em pequenas migalhas que flutuam a alguns centímetros por baixo da superfície do mar. É uma grande sopa de plástico!

Dai a dificuldade, não da para simplesmente aparecer com um navio rastelando a água para limpar. Simplesmente o lixo não aparece de forma evidente a simple vista. A única forma em que ele se torna realmente evidente é quando é depositado pelo mar nas praias.

Em Kamilo os esforços para limpar os quilômetros de praias resultam na retirada de entre 15 e 20 toneladas de plástico cada ano. A maior consequência deste plástico no oceano é o risco para a vida animal.

kamilo

Olha o tamanho diminuto desse lixo! Aposto que você não pensava que era assim o problema.

kamilokamilokamilo

Fonte: Kamilo: Hawaii’s Plastic Beach | Amusing Planet

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...