Maior submarino já construído é Russo claro

Parece que qualquer coisa que os Soviéticos fossem desenvolver tinha como condição que seja enorme. Conheça então o maior submarino já construído.

Ou os maiores, porque a União Soviética construiu 6 dos famosos submarinos da classe Typhoon segundo a OTAN e Akula (tubarão) segundo a Rússia, construídos entre os anos 81 e 89. Nos anos 70 a Rússia apostou na força submarina como a arma definitiva para a guerra marítima, já os seus antagonistas apostaram na força de superfície e seus enormes porta-aviões. Fica claro que cada um desenvolveu sua doutrina naval de acordo com a experiência recebida durante a segunda guerra mundial. Enquanto os americanos desenvolviam uma potente frota de superficie para derrotar o Japão, os Russos desenvolviam submarinos como única forma de contra-atacar a Alemanha na via naval. Mas tarde a URSS ocuparia as bases navais Nazistas capturando avançados projetos de submarinos.

typhoon

O Typhoon seria um grande avanço tecnológico e um motivo de preocupação para ocidente. Era de propulsão nuclear, silencioso e capaz de transportar uma bela carga de mísseis nucleares. O armamento do Typhoon tinha maior poder destrutivo que todas as bombas lançadas na Segunda Guerra Mundial e consistia de torpedos e mísseis nucleares. Isso, torpedos nucleares também! O maior perigo destes submarinos era que podiam navegar embaixo dos gelos árticos e lançar mísseis sem serem detectados de perto das costas americanas.

typhoon2

Extremamente caros de construir, manter e operar mesmo para a URSS, metade destes submarinos já foram ou estão em processo de desmontagem. Os outros 3 passaram por grandes reformas e são usados como plataforma de teste de novas tecnologia e táticas. Mesmo assim foram e continuam sendo o maior orgulho da força naval Russa. Só como nota final, os Typhoon, a diferença de outros tipos de submarinos, eram muito confortáveis, tinham quartos individuais para cada tripulante (alguns submarinos tinham camas só para a metade da tripulação, enquanto um trabalhava o outro dormia), academia, sauna, sala de jogos e ate piscina! Por outro lado estes submarinos foram inspiração para vários livros e filmes, o mais famoso “Caçada ao outubro vermelho“, grande filme com Sean Connery e que recomendo assistir totalmente.

Conteúdo original Instigatorium, você viu primeiro aqui.

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...