O maior tesouro do mundo foi encontrado nos restos de um famoso e lendário galeão espanhol do século XVIII. Perdido durante 3 séculos, carregava no seu interior um fabuloso tesouro que inspirou até uma famosa novela do premio nobel de literatura, Garcia Marquez.

Historia

Junho de 1708, a Inglaterra e a Espanha estavam em guerra. Os dois mobilizaram as suas frotas de navios de guerra. O Rei da Espanha estava precisando desesperadamente de fundos, já que a coroa não recebia ouro americano fazia 6 anos. Para isto ele manda os dois maiores e mais modernos galeões da coroa, o São Joaquim e o São José, cada um armado com 60 canhões e com mais de 600 tripulantes. Completavam a frota outros tantos navios franceses aliados e 11 navios mercantes.

Os ingleses ancorados em Jamaica ficaram sabendo da movimentação e enviaram uma frota para capturar os galeões porque sabiam que estariam carregados de ouro, mesmo que os funcionários espanhóis em Cartagena de Indias tinham tomado todos os recaudos possíveis para esconder a verdadeira carga.

No dia 7 de junho, de madrugada os espanhóis ancoram perto de Cartagena. Os ingleses os detectam e durante o dia se movimentam para poder atacar-los. As 5 da tarde do dia 8 de junho o comodoro da armada inglesa ordena o ataque, o navio HMS Kingston de 60 canhões abre fogo sobre o São Joaquim. Um tiro de canhão atinge a “verga” do mastil maior (pau horizontal dos mastis para ancorar a vela) do navio São Joaquim. O São Joaquim esta inteiro porém fica muito lento, duas fragatas francesas dão cobertura para ele poder se retirar.

O comodoro Wager acredita que o ouro esteja nos galeões por isso enquanto o HMS Kingston atacava o São Joaquim, ele mesmo a bordo do HMS Expedition com 75 canhões ataca direto ao centro da formação espanhola, em direção ao São José. Quando estava a 300 metros atira mirando no timão e nas velas para imobilizar-lo, porém o São José responde o fogo sem muita pontaria. O navio inglês se aproxima para abordagem e a 60 metros do alvo o São José explode tão violentamente que atinge e danifica o próprio navio inglês.

O comodoro Wager não queria se retirar de mãos vazias então manda perseguir o São Joaquim, mesmo chegando suficientemente perto dele 2 dias depois, o São Joaquim consegue entrar no porto de Cartagena sobre a proteção do fogo das fortificações.

Mais de 600 tripulantes do São José morreram e todo o ouro se perdeu a mais de 200 metros de profundidade para sempre.

Um pouco sobre os navios

Os ingleses ganharam a batalha devido a tripulações altamente treinadas e aos seus novos navios chamados “de linha” (ships of the line) que eram navios construídos com a unica finalidade de destruir a frota inimiga.

Já os galeões, mesmo grandes e muito bem armados, eram lentos e pesados. Os galeões foram um invento espanhol que visava solucionar um problema da coroa espanhola, ter um navio que tivesse poder de fogo e que ao mesmo tempo tivesse capacidade como navio de carga. Esta dupla finalidade seria um defeito quando enfrentado com um navio de linha.

O tesouro

Achado o dia 27 de novembro de 2015, o tesouro do São José possui milhares de peças de ouro destinadas a financiar a guerra para a coroa espanhola. Vários pesquisadores colombianos e estrangeiros, um dos quais participou na busca do Titanic, acharam os restos do São José depois de pesquisar todos os registros históricos da batalha de Barú, calculando ventos e correntes marítimas até localizar um lugar onde poderia estar o lendário navio, e estava, os pesquisadores acharam o maior tesouro do mundo.

A prova definitiva de que tinham achado o famoso São José veio quando identificaram os delfins gravados nos canhões, simbolo que identificava ao São José. Todo o valor encontrado vai para o governo da Colômbia, apenas uma parte sera entregue a museus.

galeon-San-Jose_84501560_270565_1706x960
Galeão São José
Foto dos canhões do São José.

mapa

san jose
Batalha de Barú
artesania-latina-22900-hms-victory-navio-de-linea-britanico-1805-1230-mm-eslora
Navio de linha inglês.

Fonte: Hallaron un galeón con miles de piezas de oro de la era colonial | Noticias Uruguay y el Mundo actualizadas – Diario EL PAIS Uruguay

Maior tesouro do mundo foi encontrado na Colombia

stark


We have a Hulk ;-)


Post navigation