Misteriosa esfera obscura parece “sugar” energia solar
A NASA, um tempo atrás, observou uma esfera obscura perto do sol. Até ai tudo bem, ou mais ou menos. A questão é que parecia estar sugando energia do próprio Sol!
Inacreditável, mas parece que a NASA com a sua sonda Solar Dynamics Observatory acabou captando algo que não estava nos planos. Ao longo de vários dias a sonda captou o que parecia ser uma esfera obscura e um longo fio que a conectava com o Sol. O que seria isso? Só podemos especular. Aqui vão algumas delas.
Fatos primeiro
A NASA tirou fotos de uma esfera obscura e um fio de “energia” ou algo assim, que a conectava com o Sol. A sonda vem equipada com 4 grandes telescópios de alta resolução para poder estudar a atividade solar.
Estes telescópios tiram fotos e as enviam para a terra. Foram estes equipamentos que conseguiram captar a esfera obscura. Um fato interessante é o tamanho da esfera. Estima-se que o tamanho seja de 100 vezes o do planeta Terra.
O objeto desconhecido ficou conectado ao Sol por 80 horas. Depois que o objeto partiu, o Sol apresentou uma sequencia de atividades e uma mancha preta na superfície. Uma mancha preta na superfície do Sol é geralmente um ponto de “apagamento”. Isto aconteceu em 2012.
Agora, se você acha que isso só acontece uma vez e possa ser só coincidência, saiba que voltou a acontecer em 2016. Exatamente da mesma maneira, uma esfera obscura do mesmo tamanho parecia novamente estar sugando plasma do Sol.
Teorias
Será natural? Serão ETs?
Teoria 1 – Buraco coronal
Cientistas da Nasa afirmam…
…que são fenômenos naturais ainda não totalmente esclarecidos. Eles garantem que a mancha preta é um buraco coronal, fenômeno comum na atmosfera da estrela. Mas silenciam sobre a esfera negra e seu cordão umbilical.
Então, solucionam uma parte do mistério mas não explicam tudo e com isso não validam a teoria. Enfim.
Teoria 2 – Aliens
A teoria mais maluca, oferecida por um conspirólogo, é a de que uma gigantesca nave alienígena estaria, de tempos em tempos, sugando a energia do nosso astro-rei. Talvez ela só estivesse “abastecendo”. Talvez estivesse enfraquecendo o Sol para desequilibrar a vida na Terra e, depois, nos invadir…
Ok. Se são ETs ou não, não tem como comprovar infelizmente. Mas, dizer que é para enfraquecer o Sol para nos invadir depois é complicado hein. Primeiro que a “nave” seria 100 vezes maior que a Terra. Ou seja, poder para invadir e nos destruir eles tem. Alias, imagina a tecnologia desses caras que podem atravessar o universo com certeza eles podem nos matar a todos e deixar o planeta intacto. Bom, não importa no final. Outra teoria mais ou menos.
O que sim faz sentido seria se estivessem abastecendo a nave. Demais esta dizer todos os problemas logísticos que isso implica. O calor extremo e a potente força gravitacional só para começar.
Teoria 3 – Faixas magnéticas
Para a astrônoma Elisabete dal Pino, do IAG-USP, trata-se de um fenômeno chamado “loop magnético”. “Esses loops, quando colidem com outros próximos, têm uma liberação rápida e violenta de energia magnética – que denominamos de `explosão solar¿”, diz ela.
Talvez seja a mais coerente de todas as explicações. Agora, mesmo assim não explica que tenha acontecido praticamente da mesma forma duas vezes. Aquilo de que dois raios não caem no mesmo lugar é só uma forma de dizer que algo totalmente aleatório a natureza geralmente não reproduz.
Vejam as fotos e o vídeo vocês e comentem o que acham.