As misteriosas pedras esféricas da Costa Rica

Em 1939 a empresa Standard Fruit Company desembarcou em Costa Rica para escravizar investir na produção agrícola do país. Ao começar a derrubar a mata começam a encontrar as primeiras e misteriosas pedras esféricas ou Litosferas (que fica mais bonito e mais culto 😉 ). O que faz uma multi nacional capitalista quando encontra uma coisa como esta enterrada na floresta? A explode claro para ver se tem ouro dentro!

Como não acharam nada obviamente a empresa perdeu o interesse. Aqui entra a Doris Stone (é serio!) que escreveu um artigo sobre as misteriosas pedras esféricas numa revista americana, que foi lido por um diretor de um museu e dai para frente começou o estudo destas litosferas ou pedras esféricas ou bolas simplesmente.

misteriosas pedras esféricas

Parece que 300 anos antes de Cristo havia quem achava boa ideia ficar polindo pedras ate ficarem esféricas, e não são poucas, são ao redor de 500 as que foras achadas ate agora! A datação não é exata, é aproximada tendo em conta o estrato do solo onde foram achadas e elementos humanos achados em volta. Mas mesmo isto não é certo porque 95% das misteriosas pedras esféricas nem sequer esta no lugar original. Hoje em dia se te encontram rodando uma pedra destas te prendem e te colocam em praça pública para que te atirem vegetais podres e outras coisas piores 😉

esfera_de_piedra_finca_victoria-560x400

Numa época em que a moda era construir pirâmides os antepassados dos “Ticos” faziam estas bolas numa demostração de originalidade e inteligência incomparáveis. Pensa que movimentar uma pedra esférica é bem mais fácil do que ficar empurrando pedras quadradas no calor do deserto, nisto os “Ticos” foram mais espertos.

Talvez você queira ler sobre as pirâmides do Egito

Não fica claro porque cargas d’água alguém ia ficar fazendo pedras esféricas de todos os tamanhos possíveis no meio da floresta. Vou te falar, tem civilizações destas que tinham uma especie de fixação psicótica por objetos de determinada forma, e se não da uma olhada nos caras da ilha de páscoa para você ver, ou nos menires da Europa. Me diz para que ficar alinhando pedrinhas quando havia outras necessidades mais importantes e urgentes?

Que seja, os caras fizeram as misteriosas pedras esféricas e as distribuíram por toda a floresta e ponto final. É algo realmente misterioso e impressionante.

O mistério não acaba por ai, estas pedras não somente foram feitas com bastante perfeição, elas ainda foram feitas dos materiais mais duros existentes o que conforma um quebra cabeça para os arqueólogos que pensam que os incivilizados índios que moravam por la ficavam o dia todo esfregando pedras para ficarem esféricas como se não tivessem nada melhor para fazer como por exemplo sobreviver.

misteriosas pedras esféricas

Apesar de que em outros lugares do planeta acharam-se pedras assim como na Nova Zelândia, la são naturais. Alguns afirmam ter encontrado destas pedras em outros lugares. O certo é que por enquanto as que sabem-se são artificiais são estas da Costa Rica.

Hoje centenas destas misteriosas pedras esféricas estão em museus do mundo todo, em coleções privadas e ate em jardins ou parques.

Mesmo que já foram dadas muitas explicações para as bolas de Costa Rica o certo é que o mistério continua e provavelmente nunca saberemos porque foram feitas ou para que serviam.

misteriosas pedras esféricasmisteriosas pedras esféricasmisteriosas pedras esféricas misteriosas pedras esféricas

Vi isto aqui e aqui.

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...