O Brasil potencia mundial que você não conhece

Não, não estou falando de futebol, corrupção, supermodelos ou chinelos havaianas. Também não é um post de patriotismo barato. Estou falando em ser legitimamente uma potencia mundial. Ha um Brasil que você não vê soterrado em noticias ruins vindas de Brasilia.

Sim, a situação esta ruim no pais mas saiba que existe um outro Brasil que não esta preocupado com crise politica ou econômica e avança rapidamente. Este Brasil é desconhecido e deveríamos ter orgulho dele.

Este Brasil que quero mostrar não se desmoraliza mesmo que os políticos trabalhem contra os interesses nacionais.

Então, venha comigo neste rápido e breve post onde explico porque o Brasil é uma potencia mundial.

  • É uma potencia porque pode sentar e negociar com certo poder com os grandes jogadores do mundo, mesmo o Itamaraty não sendo nem a sombra do que já foi um dia.
  • Começando pela infraestrutura e cidades, o Brasil tem crescido enormemente desde os anos 90. As cidades tem passado por transformações incríveis nos últimos 30 anos.
  • Se no resto da América latina la nos anos 70 já tinha estradas comunicando cada lugar, cada cidade, no brasil normalmente havia que dar grandes rodeios para chegar a certos lugares como o Mato Grosso do Sul. Mas por isso mesmo o avanço e desenvolvimento tem sido mais violento no Brasil do que em outros lugares.
  • O centro do rio de janeiro parece que parou em algum ponto entre os anos 60 e 70. Mas, a barra da tijuca se desenvolveu de forma rápida e hoje é o novo centro de Rio de Janeiro. O mesmo em São Paulo, o centro comercial e econômico esta sendo deslocado, ainda que a Av. Paulista continue tendo sua importância.
brasil potencia mundial
  • Quase toda cidade grande (acima de 250 mil habitantes) no Parana é um exemplo de urbanismo e modernidade. Não somente a população do brasil cresceu, o desenvolvimento e investimentos acompanharam o crescimento.
Londrina Parana
  • Sim, você brasileiro que gosta de reclamar do Brasil, saiba que a Argentina, o Chile, a Colômbia e nem mesmo o México sonham em ter o mesmo nível econômico, de força industrial ou desenvolvimento que o Brasil tem hoje.
  • O Brasil é muito bem interconectado por avião. Você pode ir e voltar de quase qualquer ponto no mesmo dia. Alias, o avião não é mais algo elitista, quase qualquer um pode viajar, o avião esta ao alcance de todos.
  • Do México para baixo o Brasil ganha em quase tudo, área por área o Brasil esta na frente. Os ônibus que a latino-América inteira usa são feitos no Brasil. Boa parte da América latina anda em carros brasileiros, chocolates, cerveja, soja, carne, aço e por ai vai.
  • O Brasil é sede de eventos nacionais e internacionais que são a inveja da América latina. Rock in rio, ninguém tem. Campus party? é só o maior evento de tecnologia da América latina e uns dos maiores do mundo. So por nomear alguns, tem infinidade de eventos de todas as áreas profissionais possíveis.
  • O poder econômico e produtivo do Brasil. O Pib do Brasil é o dobro do México. Somente juntando todos os países da América latina (menos o México) consegue ultrapassar o PIB do Brasil e nem é por muita coisa não.
O sexto maior do mundo. Ainda maior que todos os países da união Europeia somados
  • Alguns me dizem que comparar o Brasil a America latina não faz sentido. Eu falo que sim faz. O Brasil tem por obrigação estar primeiro em tudo se comparado com o resto dos países da America latina. So o Canada e os USA estão num patamar superior.
  • A Europa sonha em ter uma economia e os recursos como os do Brasil. Nos falta mais seriedade e menos impunidade com desvio de dinheiro.
Barra da Tijuca
  • Falando em PIB, o Brasil tem PIB maior que o do Canada e maior que o da Russia. Claro que a comparação honesta é feita encima do PIB per capita, nesse caso o Canada tem um PIB/PC 4 vezes maior. Ja o da Russia é elas por elas.
  • O fato da Russia estar bem a frente em tecnologia militar e aerospacial se deve em parte a herança da URSS, quando eram infinitamente mais ricos que hoje. Mas por outro lado evidencia como o Brasil gasta mal nessa área. Mesmo assim, tem setores privados que avançam e bem rápido.
  • Você poderia dizer que o problema do Brasil é a corrupção, mas a Russia é tao corrupta quanto, é que la tem outras prioridades.
  • Falando em industria militar do Brasil, durante os anos 70/80 o pais era um dos maiores exportadores de armas, caiu a quase 0 nos anos 90. Hoje essa industria esta ressurgindo com força. É só ler as noticias. Então, chega de diminuir o Brasil nessa área. Ate submarinos nucleares estamos desenvolvendo.
  • O fato é que brasil é o motor econômico da América latina, é um mercado de mais de 200 milhões de pessoas. E falando numa hipotética união latino-americana, o Brasil seria a Alemanha desse bloco.
  • Recentemente a Angela Merkel da Alemanha deu um chega para la no Macron da França quando este ameaçou vetar o tratado de comercio entre a União Europeia e o Mercosul. É obvia a importância econômica e do mercado brasileiro.
  • Ja vi o mujica falando que gostaria que o Brasil fosse o líder regional em todas as negociações com outros blocos. É que só o Brasil tem o poder econômico para pressionar e negociar. Países como o Uruguai ou o Paraguai não tem peso nenhum, nem mesmo a Argentina.
  • Tem a Embraer. Alguns dizem que é o brasil que deu certo, e é provavelmente. Veja bem, nenhum outro pais da América do latina tem industria aeronáutica. Nenhum! Para nos que estamos acostumados já é feijão com arroz, mas a verdade é que essa empresa deveria ser motivo de orgulho para os brasileiros. Argentina tinha uma industria aeronáutica ótima, não tão boa, mas era avançada. Eles desenvolviam o Pampa 2000 por exemplo. Hoje esta ali sucateada.
brasil potencia mundial
  • O kc390 da Embraer é o orgulho da industria aeronáutica brasileira. Construído para substituir os antiquados C-130 Hercules, é um avião barato e muito versátil. Pode ser usado para transporte e como avião tanque. Decola e pousa em pistas curtas ou mal preparadas. Enfim, uma obra de arte da engenharia que já esta chamando a atenção do mundo.
Brasil potencia mundial
Parece pequeno mas não é, de fato tem mais capacidade de carga e maior espaço interno que os C130 Hercules
  • Nos anos 50, quando varias potencias do mundo estavam desenvolvendo a energia nuclear, aqui no Brasil, estávamos muito longe disso. Os governos da época colocaram como prioridade e enviaram gente para estudar nos Estados Unidos. Isto somado a que pais nenhum queria compartilhar como enriquecer urânio para combustível nuclear, fez com que o Brasil desenvolve-se a sua própria tecnologia de centrifugadoras enriquecedoras de urânio. Hoje o Brasil é parte de um seleto grupo de países que dominam a tecnologia e enriquecem urânio ao ponto de poder servir para construir uma bomba se quisesse.
brasil potencia mundial
  • O Brasil já tem certa experiencia construindo aviões de caça, o Amx é um exemplo, porem ficou muito para atras nesta área. Uma das exigências do programa FX2 era a transferência de tecnologia. No contrato de compra do caça Grippen sueco estabelece que a maior parte dos Grippens serão construídos no Brasil, a Embraer planeja entregar o primeiro em 2024. Você sabia que 40% do caça tem tecnologia made in Brasil, e 80% da estrutura primária é feita aqui também? A moderna tela multi-função que vai vir instalada no Grippen brasileiro é feita no Rio Grande do Sul. Não somente isso, também vai equipar os futuros caças Grippen suecos.
Brasil potencia mundial
  • Aqui também esta sendo desenvolvido um projeto de aeronave hipersônica chamada de 14x. Um primeiro protótipo deve voar em 2020. Isto colocaria o Brasil num muito seleto grupo que domina esta tecnologia.
brasil potencia mundial
  • Os exemplos de avanços na industria militar são muitos. A AVIBRAS desenvolveu o sistema de artilharia móvel ASTROS durante a década de 70/80. O design foi tao exitoso que vendido a vários países do mundo sendo usado ate na guerra do golfo por parte do Iraque e da Arabia Saudita. Hoje em dia versões modernizadas do sistema conseguem atingir alvos ate 300 kms de distancia.
Brasil potencia mundial

Ate aqui um pequeno resumo do que o Brasil anda fazendo bem. É claro que este tipo de noticias ficam enterradas em toneladas de outras noticias ruins. Este é um Brasil que existe e que você deve apoiar e se orgulhar.

Interessante é que isto tudo foi atingido mesmo com mais da metade do pais torcendo contra e investindo mal, imagina se fosse o contrario. O Brasil não é uma porcaria, é um puta pais com um potencial enorme, sem rival na América latina e que poderia projetar seu potencial a regiões próximas como a Africa.

Até aqui um breve resumo do Brasil potencia mundial que passa batido nos tempos conturbados que vivemos. Não tem como falar de tudo o que o Brasil esta desenvolvendo hoje em dia, seria um post enorme. Vamos completar esta lista nos comentários?

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...