O enigmático candelabro de Paracas no Peru

Que este planeta esta cheio de coisas sem explicação é um fato. Este enigmático candelabro de Paracas é um exemplo disso. Com uma idade estimada em 2500 anos é tão misterioso que não se sabe quem o fez e nem porque, e o pior, foi desenhado na areia e esta ai desafiando o tempo durante séculos.

Os antigos moradores do Peru (e do resto do planeta) tinham o estranho hábito de construir coisas monstruosas com propósitos obscuros, este candelabro, ou sei la que coisa seja, foi construído na encosta de areia e tem quase 200 metros de altura. É tão enorme nas suas dimensões que pode ser visto a 20 quilômetros de distância mar adentro.

Séculos depois tentar entender o motivo que leva a civilizações com desenvolvimento precário a realizar este tipo de obras enormes é uma tarefa complicada. Mais ainda se constatamos o fato de que só pode ser visto desde o mar ou desde o ar.

Alguém construía com pedras de 60 toneladas 10 mil anos AC veja aqui

Por exemplo, este candelabro se encontra não muito longe das famosas linhas de Nazca, que são outro grande mistério. Alguns arriscam a dizer que o candelabro aponta para aquelas linhas. Agora pergunto, o que deu na telha daqueles caras para sair construindo este tipo de coisas que nem sequer podem ser apreciadas por eles desde o chão?

Vamos parar um pouco para pensar, os caras estavam fazendo sulcos no chão pedregoso e desértico 500 anos antes de cristo quando em Europa Roma era um sujo vilarejo de pastores.

E no caso do enigmático candelabro de Paracas não era qualquer sulco, estamos falando de uma profundidade variável entre 1,2 e 3,2 metros! É muita coisa.

Outra coisa, a área é coberta de sal e por isso se formou uma camada cristalina que faz com que a areia esteja fixa no lugar, assim se explica que tenha durado tanto.

Finalidade desconhecida

Alguns vem com aquela historia de ser marcas para que os aliens pousem lá, mas vem cá, se eu tenho a tecnologia para atravessar a galaxia não preciso de uns sulcos no chão para me orientar… ta ok, os Paracas ou quem quer que seja que morava por ai pode ter recebido uma visita e ter ficado tão impressionado com isso que decidiram criar o candelabro para chamar os caras de volta. Tão boa explicação quanto as outras 😉

Também foi dito que seria uma marca de navegação que os antigos peruanos usavam, o que é estranho pelo fato de que nesse lugar é impossível desembarcar, a costa é rochosa. Mas é um fato que a figura esta de cara ao mar e de lá é plenamente visível.

Há inclusive uma lenda que diz que durante a época da colonização espanhola os piratas infestavam aquelas águas atrás do ouro espanhol. Estes teriam desenhado a figura na areia para marcar a presença de um fabuloso tesouro. Mesmo que a explicação seja chamativa é amplamente improvável que piratas tenham construído o candelabro.

É claro que também existe o motivo religioso, qualquer que seja, e que poderia ter relação com as estrelas já que se comprovou que tanto a figura principal quanto os braços apontam para o sul e assinalam a posição de algumas estrelas. Não fica claro do mesmo jeito qual seria o objetivo de marcar essas posições no espaço.

Concluindo

Após o estudo detalhado do enigmático candelabro de Paraca e da civilização que talvez a tenha construído, a finalidade dele continua sendo um mistério e por como vai a coisa seguira sendo mistério para sempre.

45862365 candelabro2 Paracas_0206_0660 paracas-5

Fonte aqui e aqui.

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...