O maior canhão já construído!

Conheça o maior canhão já construído na história da humanidade, os canhões Gustav e Dora.

Em 1939 Hitler ordena a construção de três super canhões à fábrica Krupp, famosa por ser uma empresa dedicada a metalurgia e à construção de enormes canhões. A Krupp construiu o canhão de Paris um dinossauro tão grande que podia disparar uma bala de quase 100 kilos a mais de 100 kms de distancia! Não somente isso, este canhão tinha o recorde de altitude para um objeto humano, 42 kms de altura era o que uma bala desse canhão podia atingir, somente superado pelos foguetes V2 na segunda guerra mundial.

Com estes antecedentes a Krupp devia desenvolver um canhão com poder suficiente para penetrar as reforçadas cúpulas de concreto da linha de defesa Maginot da França. O canhão Gustav ficou pronto em 1941, porém não seria usado contra a França porque a tática Alemã da Blitzkrieg (guerra relâmpago) foi tão brilhante que não foi necessário atacar diretamente a linha de defesa francesa.

Buscando novos usos para a arma, foi cogitado mandar ele para a Espanha para bombardear Gibraltar, base naval de importância porque controla o acesso ao mar Mediterrâneo, porém Franco, o ditador espanhol, não autorizou o uso. Assim com a invasão da Rússia os alemães transportaram o maior canhão já construído para o fronte leste onde foi utilizado para a destruição dos fortes e bunkers em Sebastopol, abrindo-os como uma pedra abre um formigueiro.

canhao dora

Para ter esses resultados o Gustav pesava 1344 toneladas, tinha 800mm de calibre e era servido por 500 soldados. Disparava munições de quase 5 toneladas que eram explosivas ou perfurantes. Uma munição perfurante podia penetrar ate 80 metros de concreto e explodir la dentro. Obviamente era montado sobre linhas de trem.

Como curiosidade, estes canhões levavam os nomes de parentes ou familiares da Krupp, o segundo canhão chamado de Dora era em homenagem à esposa do engenheiro chefe da Krupp.

Estes dois canhões foram capturados ou desativados pelos próprios alemães e um terceiro que estava em construção foi desmontado pelos americanos.

Esta foi a historia do maior canhão já construído, o Gustav. Gostou? Deixa um comentário.

canhao Gustav

Post em base a matéria que apareceu no worldsbiggests.com

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...