Quem inventou o panelaço?

A origem do panelaço se explica na indignação, falta de esperança, desconfiança, na falta de perspectivas, na crise econômica, na crise social, na crise de valores, na crise política, na teimosia de um presidente, na incompetência do governo, na corrupção, no cansaço, na violência, na insegurança e na total falta de respeito com a população. Entenda a origem do famoso panelaço.

A origem…

Pensa num pais com situação econômica e social muito delicada, com desemprego alto ou subindo, com insegurança nas ruas, desconfiança crescente por parte dos mercados internacionais, com uma dívida externa crescente, uma corrupção enraizada em todos os sistemas e em todos os níveis, com a educação e a saúde sucateadas, que país é esse? Que país pode ser esse? O Brasil? Não… esse país que estou falando era a Argentina do final dos anos 90.

O Panelaço

Em dezembro de 1999 um governo novinho saído de 10 anos de “estabilidade menemista” começa a aplicar as primeiras políticas de ajuste que caem diretamente encima da população. Pouco depois alguns protestos começam em algumas províncias do interior. O governo acusa a forças externas e da oposição que tentam desestabilizar o governo (te lembra algo?), comércios em áreas pobres começam a sofrer saques.

Mas, seria somente em 19 de dezembro de 2001 quando começam as manifestações a favor do impeachment e nessas manifestações aparecem as pessoas batendo panelas (cacerolas em espanhol) conformando o primeiro panelaço da historia que levou à renuncia do presidente De la Rúa. A causa? Uma medida econômica muito impopular, o “corralito”, apropriação congelamento das poupanças e outras medidas favorecendo aos bancos.

Nesse dia houve violentos distúrbios e enfrentamentos com a polícia em Buenos Aires e vários outros pontos da Argentina. Os arredores da Casa Rosada se convertem em campo de batalha e ao menos 5 pessoas morrem. Neste ponto o presidente decide estabelecer o estado de sítio suspendendo as garantias constitucionais dos cidadãos. Logo desse anuncio as pessoas saem espontaneamente com panelas e se manifestam durante toda a noite.

No dia 20 o presidente renuncia. Mais dois presidentes interinos também seriam derrubados.

CasserolesRosemont1

Panelaço

Vi isto aqui.

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...