Uma cidade com uma pirâmide de 70 metros de altura de pelo menos 4300 anos de idade são encontrados na China. A piramide tinha uma base de 24 hectares e a cidade chegou a ocupar uma área de mais de 400 hectares. Esta é a historia da antiga cidade chamada hoje de Shimao.

O nome verdadeiro da cidade é um dos tantos mistérios que rodeiam a este lugar. Shimao é o nome moderno que os investigadores deram a cidade. O verdadeiro nome ainda não foi descoberto. Pela extensão dos restos encontrados, Shimao chegou a ser uma das maiores cidades do mundo durante o seu período de existência que abarcou aproximadamente 5 seculos.

Curioso como não se tem registro histórico de uma cidade tao grande e que devia ter tanto impacto na historia daquela época. Lendas, historias e menções a cidades são frequentes graças as redes de comercio de antigamente. Porem de Shimao nada se sabe ainda.

Descoberta perto de um tramo da muralha da China, os pesquisadores a deixaram de lado durante anos pensando ser parte da muralha. Pesquisas realizadas recentemente rebelaram que não somente não era parte do complexo da muralha (2700 anos) se não que era muito mais antiga.

A pirâmide possui 70 metros de altura, uma base de 24 hectares e esta composta por 11 degraus de terra e pedra. No topo da piramide havia um complexo com palácios, fabricas de artesanatos e ate um reservatório de água. A elite governante de cidade devia ocupar estes palácios, mas alem disso, a existência de produção de cerâmica indica que também habitavam artesãos por la.

A cidade de Shimao possuía dois sistemas de defesas compostas por muros de pedra, portas e torres. Os dois complexos defensivos somavam juntos ao redor de 12kms de muros. Alias, o fato de possuir muros de pedra contrasta com o estilo de fortificações da época Longshan na China, onde o comum eram muros de terra. Isto indica o alto desenvolvimento e riquezas da cidade. Também levanta a questão de porque foi esquecida sendo que chegou a tal nível de desenvolvimento.

Ha uma teoria que diz que a pirâmide seja mais antiga ainda que a cidade. Dito de outra maneira, os antigos habitantes de Shimao provavelmente construíram a cidade ao redor de uma construção pre-existente e de origem desconhecida, construída num remoto passado e por uma civilização desconhecida.

Em pleno seculo 21 a humanidade continua a encontrar vestígios impressionantes de civilizações muito antigas e algumas até desconhecidas como no caso de Shimao. O que continua a me surpreender é esse fascínio que os antigos tinham por construir pirâmides.

Fica bem claro que as pirâmides eram um simbolo muito importante para os antigos que as construíram pelo mundo todo. O que quebra a cabeça é o fato de que o esforço para construir algo ate 70 metros de altura numa época em que nem a roda tinha sido inventada me parece um desproposito, ou pelo menos à vista dos meus olhos modernos.

O fato de que muitas culturas ao redor do mundo, e sem contato entre elas, tiveram as mesmas ideias mais ou menos ao mesmo tempo é desconcertante. Ou talvez não 🙂

shimao

shimao

shimao

shimao

Fonte: https://www.livescience.com/63406-massive-shimao-pyramid-unearthed-china.html

Shimao – Cidade com pirâmide de 70 metros é encontrada na China

stark


We have a Hulk ;-)


Post navigation