Surpreedente método para multiplicar dos Maias

Que os Maias sabiam muito de matemática nos já sabíamos, se aprenderam dos aliens ai já não sei, mas este método que eles usam para multiplicar é sensacional de tão simples e intuitivo.

Os Maias, para quem não sabe, são uma civilização que viveu no que hoje é o sul do México e centro América entre o ano 1000 ac ate a chegada dos espanhois. Estavam ao mesmo nível de desenvolvimento científico que muitas civilizações da época e certamente muito mais avançados em alguns aspectos.

Seus avanços no campo da matemática são exemplares. A foto de capa por exemplo mostra um fenômeno de luz que acontece uma vez por ano na pirâmide de Kukulkan. Meu irmão, para fazer aquilo não somente você precisa dominar a matemática, tem que conhecer de astronomia. Alias, neste campo os Maias também davam aula, tinham um calendário muito mais preciso que o nosso, o gregoriano. Mediram e calcularam com muita precisão os movimentos da Lua e dos planetas, isto sem instrumentos óticos.

O conceito do Zero que para nos hoje é obvio, antigamente não era assim. Os Maias já usavam este conceito muito antes de ser usado na Europa. Nos sabemos que os romanos não conheciam o Zero, e este conceito só entrou na Europa muito tempo depois com a adoção dos números arábigos que são os que usamos ate hoje.

Para quem tem um currículo destes resolver multiplicações era coisa de criança. O método que eles usavam é surpreendetemente simples e preciso. Os maias multiplicavam usando linhas horizontais e verticais que se cruzavam entre si contando as interseções dessas linhas com certo método, conseguiam o resultado da operação rapidamente.

Como explicar em palavras não se compara a ver o método em ação, vai aqui um vídeo e algumas fotos para você entender melhor como funciona. Nada mal para uns caras que usavam penas na cabeça né?

maia Matemática_2

maia matematica1

Fonte aqui.

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...