Valentina Tereshkova, a primeira mulher no espaço

Nos anos 50 e 60 a corrida espacial estava no auge e a URSS estava ganhando de lavada do concorrente. Primeiro satélite artificial, primeiro ser vivo no espaço, primeiro humano no espaço, etc, era obvio que a primeira mulher no espaço também seria Russa.

O interessante do caso é que alem de ser a primeira mulher, também foi a primeira civil por lá, algo que não se repetiria se não ate os anos 80!

A historia começa em 1937 quando Valentina nasce filha de um motorista de trator que morreu pouco depois na guerra de inverno contra a Finlândia (a famosa Talvisota). Começa seus estudos aos 8 anos de idade, o que se explica pelo caos que foi a Russia durante a segunda guerra mundial. Aos 18 anos trabalhava numa têxtil e pouco depois começa a participar de um clube de paraquedismo. Em 1961 começa a estudar para ser cosmonauta, seria admitida e de um grupo de somente 4 mulheres ela seria a escolhida. A experiência como paraquedista seria fundamental porque as capsulas Vostok não precisavam de pilotagem e depois de reentrar na atmosfera ejetavam o tripulante o qual descia com seu paraquedas pessoal.

Ate aqui tudo muito bom, mas uma vez que Valentina chegou ao espaço começou a polêmica. Ela logo percebeu que a capsula estava orientada 90 graus para o lado errado, isto faria com que quando fossem acionados os motores em lugar de voltar para casa iria ser lançada para uma órbita ainda maior e morrendo lá, seria uma tragédia. Convencer o time de homens em terra de que a coisa estava errada era outra historia. Por fim eles acharam o problema e mandaram comandos para corrigir a orientação, mas isto só aconteceu no segundo dia e a essa altura tudo mundo estava se perguntado porque a demora para ela voltar, a missão era para ter durado um dia e durou três!

Mesmo assim, com três dias no espaço, alguns nervos quebrados e problemas digestivos ela já tinha passado mas tempo no espaço que todos os astronautas americanos juntos!

Esta missão também seria única porque a URSS tinha colocado dois cosmonautas ao mesmo tempo em órbita, sendo ele o Valery Bykovsky quem quebraria nessa missão o recorde de permanência no espaço, ele ficou 5 dias no espaço.

Ao voltar Tereshkova sofreu todo tipo de problemas, alem de que quase morre afogada num lago durante o descenso de paraquedas, ela teve que sofrer todo tipo de ataques. Se disse que ela quebrou emocionalmente, que estava na beira da resistência psicológica (eu também estaria sabendo que minha capsula esta orientada para o lado errado e o povo na terra não queria me escutar!). Também que o atraso para voltar teria sido originado num problema de desempenho dela, ou seja, que ela teria errado, tipo, por ser mulher…

Tudo isto ficou assim, por isso mesmo, ate que anos depois a versão real do que aconteceu foi divulgada.

tereshkova tereshkova_04 tereshkova10

Vi isto aqui e aqui.

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...