Veja fotos impactantes de uma base aérea abandonada da era soviética

Esta é a base aérea abandonada de GJADËR na Albânia que fora construída na era comunista, usada pela CIA e ainda pelo governo americano para missões secretas.

Para entender porque a Albânia construiu uma base como estas na fronteira com a antiga Iugoslávia temos que voltar um pouco no tempo. Um pouco bastante na verdade.

Nem todos os países comunistas tinham as mesmas ideias. Sabemos que a China foi por um caminho diferente depois de entrar em desacordo com a União Soviética. Outro destes países foi a Iugoslávia. A pesar de estar no quintal da URSS o pais do general Tito tinha profundos desacordos com a forma do comunismo soviético e principalmente com Stalin.

base aérea abandonada

A Iugoslávia converteu-se num pais comunista independente. A Albânia fez o mesmo, porem ao contrario do que a Iugoslávia fez solicitando apoio e ate ajuda dos Estados Unidos, os albaneses começaram relações estreitas com a China.

Veja fotos das fábricas subterrâneas nazistas abandonadas

Sendo a Albânia um pais muito pequeno ao sul da Iugoslávia desconfiava do seu vizinho do norte. Como nenhum dos dois tinha compromissos com a URSS, a Albânia temia um dia ser invadida pelo vizinho do norte. Foi por esta razão que construiu uma base aérea a poucos quilômetros da fronteira norte.

base aérea abandonada

Construída na encosta de uma montanha, seus tuneis podiam abrigar ate 50 aviões com todo o equipamento, pilotos, soldados e oficiais. A decolagem era feita ao longo do vale e podia ser ate perigosa.

A Albânia não tinha como comprar material militar soviético, logo, recorreu a China que desde aquela época já se dedicava a piratear. A força aérea albanesa foi equipada com caças J5, J6 e J7, que eram copias respectivamente dos Mig-17, Mig-19 e Mig-21 russos.

base aérea abandonada

J6 ou Mig-19 pirateado aparentemente

Assim desde os anos 70, a que hoje é uma base aérea abandonada, cuidava da fronteira norte com a Iugoslávia e o fez ate meados dos anos 90.

Guerra na Iugoslávia

Com a queda do governo comunista no começo dos anos 90, a Albânia aproximou-se mais do ocidente e mais ainda depois do começo da guerra civil na Iugoslávia. Durante esta guerra civil e posteriores sub-conflitos a CIA operou desde esta base com drones que visavam vigiar os movimentos de tropas.

base aérea abandonada

Como os drones usados pela CIA não eram la aquelas coisas e os resultados não muito satisfatórios, a unidade foi retirada. Mesmo assim a experiência foi retomada desta vez pelo governo americano que na metade dos anos 90 enviou para esta mesma base vários drones do tipo Predator, junto com pessoal militar e civil que era quem operava realmente os drones.

base aérea abandonada

Durante este período os drones levaram a cabo missões com sucesso, perdendo-se um por possivelmente fogo inimigo e outro acidentado.

Abandono

Quando finalmente a situação estabilizou-se nos Bálcãs e o pessoal militar americano foi retirado de lá, a Albânia passou por um período de crise que acabou com uma revolução. Durante o mês de março de 1999 a população invadiu a base aérea e destruiu vários dos edifícios, dentre eles a torre de controle. Dias após estes eventos, os soldados que guardavam a base simplesmente a abandonaram.

base aérea abandonada

A base continuaria em atividade até o ano 2000 quando seria finalmente desativada. Sem grana para reconstruir, a Albânia deixou a base aérea abandonada. Desde então virou depósito de antigos aviões já fora de serviço.

Se gostou deste post com fotos de uma base aérea abandonada na Albânia deixa um comentário.

base aérea abandonada

base aérea abandonada

base aérea abandonada

base aérea abandonada

base aérea abandonada

base aérea abandonada

base aérea abandonada

stark

We have a Hulk ;-)

Você pode gostar...